Salvador

GENERAL CHEGA PARA TENTAR POR TRENS DO METRÔ DE SALVADOR NOS TRILHOS

vide
| 24/03/2011 às 21:13
Reunião com o prefeito e o general Rosalvo Leitão
Foto: SECOM

O prefeito João Henrique e o Chefe da Casa Civil, João Leão, receberam na tarde desta  quinta-feira, 24, o general do Exército Rosalvo Leitão de Almeida, para articularem a conclusão e início de operação do sistema metroviário, cujas obras físicas do primeiro tramo já foram concluídas. 

 A reunião agendada pela Casa Civil teve como objetivo definir a política de união entres os três poderes, uma vez que a obra é tripartite, afirmou Leão. Ele lembrou ainda que a participação do Exército na avaliação para retomada das obras do Metrô vai garantir transparência no gerenciamento da obra.


Segundo o general do Exército Rosalvo Leitão, a participação da instituição nas obras do Metrô foi um pedido da Prefeitura Municipal junto ao Ministério das Cidades, com o respaldo do Tribunal de Contas da União (TCU). "Estamos a disposição do município para ajudar no que for preciso e assim que avançarmos nas avaliações orçamentária da obra conversaremos detalhadamente com o consórcio Metrosal, o TCU e a Prefeitura", conclui Leitão, que íntegra o Departamento de Engenharia e Construção do Exército.


Presente na reunião, o presidente da Empresa Metroviária de Porto Alegre (Trensurb), Marco Arildo Cunha, ressaltou que vai contribuir com o inicio das operações para o funcionamento do Metrô de Salvador. "A idéia é montar uma estrutura para que o sistema tenha durabilidade", disse Cunha, que tem a experiência de transportar 190 mil passageiros/dia na capital gaúcha. A Trensurb também deve ficar responsável pelo treinamento do pessoal de operação do Metrô de Salvador.


Também participaram do encontro técnicos da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), além de representantes da Companhia de Transportes de Salvador (CTS).