Salvador

OURIÇO CACHEIRO APARECE EM BRUMADO E MORADORES APELIDAM DE BILÚ YÊYÉ

VIDE
| 15/12/2010 às 14:20
O animal está morando numa árvore no bairro Olhos D'Água
Foto: Kauê Souza

  A aparição de um animal raríssimo em Brumado (ouriço cacheiro), nessa quarta-feira (14), deixou assustada a moradora Kelly Silva, do bairro Olhos D'Água.

  O ouriço cacheiro é um mamífero pertencente à ordem Insectivora. A sua identificação não levanta qualquer tipo de problemas, pois trata-se do único mamífero da fauna brasileira que apresenta o corpo coberto por espinhos (cerca de 6 mil), que não são mais que pêlos modificados.

  Estes pêlos bastante aguçados têm entre 2 e 3 cm e cobrem o animal no dorso e flancos. O ventre, castanho-acinzentado, está coberto de pêlos. Quando se sente ameaçado, enrola-se sobre si próprio, escondendo as suas pequenas patas e as áreas desprovidas de espinhos, transformando-se numa "bola com picos", bastante difícil de penetrar.

  A cabeça distingue-se facilmente do resto do corpo, os olhos são grandes, as orelhas são relativamente pequenas e possui uma cauda rudimentar.

   Segundo a moradora, o animal só se locomove a noite, e durante o dia fica em cima de uma árvore, inclusive já foi apelidado pelos moradores de "Bilú Yéyé".

  Ela não sabe como o animal foi parar em sua casa. Ligou para o IBAMA, mas as viaturas estão na divisa de Pernambuco e não há como locomover-se, no momento, ao município.