Agentes de endemias que atuam nos dez bairros de Feira de Santana, contemplados com o projeto Mobilização Social Para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, participaram de encontro, que teve como objetivo promover a reciclagem desses profissionais e apresentar o funcionamento do projeto. O encontro foi realizado na tarde desta sexta-feira (26) na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e da Secretaria de Saúde e está contemplando, inicialmente, dez municípios baianos. Em Feira de Santana, dez bairros estão sendo beneficiados: Parque Ipê, Queimadinha, Campo Limpo, Mangabeira, Manoel Matias, Tomba, Limoeiro, além dos conjuntos Feira IV, IX e X.
Explanações acerca da importância do trabalho realizado pelos agentes de endemias foram feitas pela coordenadora adjunta e assessora de comunicação do projeto, Melyssa Neves Santos, e coordenadora do grupo de trabalho ampliado da Sesab, Elisabeth França. Na oportunidade, destacaram como os agentes podem aperfeiçoar suas atividades e contribuir ainda mais na luta contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Segundo Melyssa Neves Santos, os agentes de endemias desenvolvem a rotina de trabalho em contato direto com a população. "Eles são os nossos principais soldados. Tentamos conscientizá-los do papel importante que exercem, o qual pode ser melhorado através de uma comunicação eficiente, que resulta em orientações educativas junto aos moradores", frisou.
Estiveram presentes também no encontro a diretora executiva do projeto Cristina Leal, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica Janice Estrela, e coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue Ciro Fernandes. A próxima etapa do projeto prevê a escolha de 50 articuladores, que serão selecionados pelos agentes de endemias para uma posterior capacitação, com o objetivo de torná-los potenciais multiplicadores junto à vizinhança.
|