Durante a solenidade, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou o compromisso do Governo Municipal e manter o programa na cidade, visando proporcionar oportunidades de desenvolvimento para os cidadãos. Lembrou que a oportunidade representa, para a grande maioria, a chance de transformação social, com tendência natural de ascensão através dos estudos.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Social e presidente do Comitê Gestor, Maurício Carvalho, o curso visando a conclusão do ensino fundamental, com a certificação da 8ª série, foi ofertado paralelamente a uma série de cursos profissionalizantes. Além disso, os alunos com freqüência e aproveitamento de 75% foram submetidos a avaliações externas pela Universidade Federal da Bahia (UFBa) e receberam mensalmente uma bolsa no valor de R$ 100,00.
O curso, com duração de 18 meses, foi iniciado em abril de 2009 e concluído em outubro deste ano. Durante a solenidade, um aluno de cada um dos 16 núcleos instalados em 13 escolas representaram as respectivas turmas, recebendo o certificado. Os demais receberão os documentos no decorrer deste mês.
A solenidade contou também com as presenças do secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos,
Mizael Freitas; do pastor Josué Brandão; diretora da Escola Municipal Jonathas Telles de Carvalho, Neuman Ribeiro Brito; e a coordenadora executiva do programa, Isabela Carvalho.