Salvador

PEIXAMENTOS LEVAM MAIS RENDA AOS PESCADORES DO INTERIOR DO ESTADO

Vide
| 27/07/2010 às 14:10

O projeto de povoamento de aguadas públicas realizado pela Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Bahia Pesca, beneficiará mais de 1200 famílias nesta terça-feira (27/07). Na data, os pescadores do município de Paramirim (a 742 km de Salvador) receberão 100 mil alevinos de tilápias, que serão colocados na Barragem de Zabumbão.

"O objetivo é aumentar a oferta do pescado na região e dar uma nova opção de renda para estas famílias", explica o diretor-presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. O peixamento em Paramirim deve gerar cerca de 15 toneladas de peixe dentro de um ano, quando os animais estiverem crescidos e com peso ideal para consumo dos próprios pescadores ou comercialização.

Unidade demonstrativa de Sobradinho

O povoamento na Barragem de Zabumbão foi precedido de outro peixamento realizado em Sobradinho, no dia 21 de julho. Na ocasião a Bahia Pesca entregou a diversas associações de pescadores do município 30 mil alevinos de tilápias. Os peixes foram depositados nas Unidades Demonstrativas de Piscicultura (conjunto de tanques-rede onde é feita a alevinagem e engorda dos peixes) da cidade.

"Os filhotes passarão entre 30 e 45 dias nos tanques de alevinagem. Ao atingirem um determinado tamanho, passam para o tanque de engorda onde ganharão peso e crescerão ainda mais. Dentro de cinco ou seis meses estes alevinos estarão se trasnformando em quase 17 toneladas de pescado", comemora Albagli. O quilo da tilápia pode alcançar até sete reais nas feiras e mercados da região. Isto significará um incremento de aproximadamente R$ 400 na renda de cada família envolvida no processo. "Este é só o primeiro lote. A Unidade Demonstrativa de Piscicultura de Sobradinho tem capacidade para produzir mais de 100 toneladas de peixe por ano", conta o presidente.