O clima junino já tomou conta das lojas Bompreço de todo o Nordeste. As unidades já estão enfeitadas com bandeirolas e com exposição de produtos ligados à festa junina.
Ao todo, são mais de 100 produtos entre alimentos e não alimentos ligados à data. Com o reforço no estoque e exposição diferenciada, a expectativa das lojas é elevar as vendas dos itens sazonais em 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
O milho verde, o prato principal da festa, já está disponível na palha ou em bandejas. A expectativa é que a venda do produto cresça cerca de 20% em comparação com a mesma época do ano passado. O 'boom' de vendas do milho será registrado, este ano, entre os dias 19 e 23 de junho.
O São João para o varejo nordestino é considerado a terceira melhor data em volume de vendas, atrás apenas do Natal e Dia das Mães.
Além das espigas, as lojas apostam em produtos derivados do milho e outros itens sazonais, como bolos, amendoim, coco, canjicas, inclusive uma mistura para bolo marca própria, nos sabores baunilha, café, chocolate, laranja e milho. A venda de massa para canjica deve crescer 5 vezes em relação à média de vendas dos outros meses do ano.
DELICIAS JUNINAS
Para que não quer ter trabalho na preparação da festa, as padarias das lojas estão cheias de delícias juninas. O consumidor encontra mais de 15 quitutes, entre bolos, salgados, canjica e pamonha. As novidades deste ano são o bolo de milho cremoso e fubá de milho e o salgadinho com orégano. É esperado um incremento de cerca de 15% nas vendas destes produtos, em comparação com 2008.
Mas não são apenas as canjicas e produtos de milhos que enchem as gôndolas das lojas nesse período. Na área de têxtil, os vestidos juninos, camisas xadrezes, chapéus típicos, calças e jaquetas estão entre os produtos mais procurados. Os utensílios domésticos, como cuscuzeiras e caldeirões, também ganham destaque. Na seção de artigos de festa, os balões e as bandeirinhas tomam conta do espaço, e podem ser encontrados em tamanhos e cores variados.
Campanha
A maior festa popular do Nordeste vai ganhar uma campanha à sua altura. A Morya assina a campanha de São João do Bompreço. Para comunicar o conceito São João é + Bompreço, a agência buscou um elemento genuinamente nordestino que representasse a cultura de todos os estados da região. Daí nasceu a idéia: trabalhar os bonecos de pano, tradicionais nas feiras da capital e do interior. Eles são os astros da campanha, os garotos-propaganda.
Nas peças gráficas, apresentam os preços e os produtos do Bompreço. Nos filmes, eles ganham vida e mostram a diversidade de uma festa de São João, vale ressaltar, muito bem acompanhados por um jingle inspirado no clássico forró São João na Roça, de Luiz Gonzaga. Ao todo, a campanha conta com cinco filmes, entre institucional e ofertas.
Uma novidade é a criação de filmes exclusivos para o Maranhão. Diferente dos demais estados nordestinos, no Maranhão quem dita o ritmo da festa não é o trio forrozeiro e, sim, o bumba-meu-boi. Por isso, os filmes e o jingle foram editados para destacar este símbolo da cultura local.