O presidente da AMURC Moacyr Leite, esteve reunido na última quarta-feira (8), em Brasília, com o chefe da Secretaria Nacional da Aviação Civil do Ministério da Defesa, Brigadeiro Jorge Godinho, para sanar duvidas quanto a liberação dos vôos no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. Moacyr Leite ouviu do Godinho, que a classificação do aeroporto continua na categoria 3, não tendo sido rebaixado em momento algum.
Quanto a liberação para vôos por instrumento, Jorge Godinho, informou que, o aeroporto Jorge Amado está liberado para operar inclusive com horário noturno. “A diferença da situação que tínhamos até antes desta crise é que, os instrumentos traziam a aeronave até o solo, e agora mesmo depois da Prefeitura de Ilhéus ter atendido todas às exigências do DCEA (67 restrições), os instrumentos trazem as aeronaves até entre 350 e 400 metros do solo, e daí até a pista a operação é visual.
Para que os instrumentos trouxessem as aeronaves até o solo, como era antes, as restrições seriam bem maiores e a Prefeitura de Ilhéus não teria como atender. Porém, como nos falou o Brigadeiro Godinho, a quantidade de ocorrências durante o ano com o tempo fechado impossibilitando a operação visual à partir dos 350/400 metros é muito pequena, não trazendo prejuízos para o funcionamento do aeroporto” afirmou Moacyr.
Atendendo a solicitação das empresas Gol e TAM, que operam no aeroporto Jorge Amado, a ANAC, liberou também na quarta-feira (8) novos horários para o transporte aéreo – HOTRAN. As empresas aéreas ainda terão um tempo, antes de implantar estas novas linhas, para divulgação dos novos horários e para venda das passagens.
De acordo com a ANAC os horários são:
GOL
Confins/Ilhéus – Chegada em Ilhéus 13:35 h.
Ilhéus/Confins – Saída de Ilhéus 14:05 h.
Confins/Ilhéus – Chegada em Ilhéus 13:45 h.
Ilhéus/Salvador – Saída de Ilhéus 14:15 h.
Galeão/Ilhéus - Chegada em Ilhéus 11:35 h.
Ilhéus/Galeão - Saída de Ilhéus 12:05 h.
Galeão/Ilhéus - Chegada em Ilhéus 11:55 h.
Ilhéus/Galeão - Saída de Ilhéus 12:25 h.
Guarulhos/Ilhéus - Chegada em Ilhéus 17:45 h.
Ilhéus/Salvador – Saída de Ilhéus 18:15 h.
Salvador/Ilhéus - Chegada em Ilhéus 12:30 h.
Ilhéus/Guarulhos - Saída de Ilhéus 13:00 h.