Para as 10 horas está programada a Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo bispo de Itabuna Dom Ceslau Stanula, com a participação do clero diocesano e do bispo auxiliar de São Salvador, Dom Gregório Paixão, convidado com pregador oficial da festa. À tarde, os festejos terão continuidade às 14 horas com a Missa de Romaria. A tradicional Procissão de São José sairá da Catedral às 16 horas e percorra as principais vias do centro da cidade. O encerramento acontece a Bênção do Santíssimo Sacramento, na área externa da Igreja.
A solenidade que teve origem antes mesmo da emancipação política do município, é uma das mais populares da tradição católica no Sul da Bahia e foi trazida pelos sergipanos, liderados pelo coronel Firmino Alves, na época da fundação do Arraial de Tabocas. Com a instalação do Curato de São José no ano de 1908 e a instalação da sede paroquial em janeiro de 1913, sob o comando do Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, o santo foi oficialmente designado como padroeiro de Itabuna. O Dia de São José é feriado municipal.
Novenário
Antecedendo o Dia do Padroeiro, a comunidade católica itabunense iniciou no dia 10 de março as celebrações da novena em preparação à festa. Durante nove noites, fiéis das demais 14 paróquias do vicariato centro da Diocese de Itabuna se reuniram na Igreja-Mãe (Catedral) para celebrar a Eucaristia e refletir sobre a vivência da fé católica na contemporaneidade - "Sou Católico. Vivo a Minha Fé!".
DENGUE
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) pretende contratar, em caráter temporário, uma prestadora de serviços para atuar diretamente no programa de ações de combate à dengue. Segundo o presidente Alfredo Melo, a idéia é utilizar os dados do mapeamento realizado pelo helicóptero para identificar as residências com caixas de água descobertas e assim, iniciar um trabalho para fornecimento das tampas com um preço subsidiado e pagamento parcelado pelos usuários do serviço.
No projeto, a Emasa vai utilizar material reciclado, de alta durabilidade, confeccionado a partir de embalagens Tetra Pak usadas e resíduos de alumínio: "Esse tipo de material que vem tendo ampla utilização na construção civil, não absorve fungos, não quebra, é de fácil manejo e pode ser serrado do tamanho desejado, com um custo relativamente baixo, cerca de R$ 40,00 por unidade e que por isso pode ser pago em parcelas mensais, resolvendo o problema das caixas de água descobertas", complementou o presidente da Emasa.
Ainda como parte da estratégia de participar do combate à dengue em Itabuna, ele informa que a Emasa realizou um trabalho de sensibilização dos seus funcionários para uma campanha de doação de sangue, iniciada na terça-feira, dia 17, no Banco de Sangue do Hospital Calixto Midlej Filho.
A campanha deverá durar toda semana, tendo como foco principal a valorização da cidadania e ao mesmo tempo amplia a participação da empresa na luta de combate à dengue em Itabuna.