Se depender do deputado Leur Lomanto Júnior, líder do PMDB na Assembléia Legislativa da Bahia, os moradores de Ribeira do Pombal futuramente não irão mais precisar ir até o município de Euclides da Cunha para habilitar ou renovar a carteira de habilitação.
O parlamentar criou um projeto de lei que prevê a implantação da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Ribeira do Pombal. O órgão irá atender a milhares de moradores do município e cidades próximas que poderão realizar exames médicos, práticos e teóricos para obtenção e renovação da carteira de habilitação.
O projeto atende a uma solicitação do prefeito da cidade, José Lourenço Morais da Silva e conta com o apoio da população de Ribeira do Pombal e proximidades. De acordo com o deputado Leur Lomanto Júnior, a Ciretran vai racionalizar o atendimento de toda a microrregião. Segundo ele, o trânsito seguro é um direito do cidadão e uma obrigação do Estado.
"É fundamental satisfazer as exigências de segurança no trânsito e colaborar com as reivindicações dos cidadãos nas diversas regiões do Estado", enfatiza.
Em sua justificativa, o deputado Leur cita que muitas vezes os moradores de Ribeira do Pombal precisam deslocar-se dezenas de quilômetros perdendo um ou dois dias inteiros para resolver uma questão que poderia ser resolvida em apenas 30 minutos.
A frota administrada pela região que a Ciretran irá atender é de 25 mil veículos e a demanda de serviços com a Renach tem crescido diariamente. "Nossa proposta visa atender às constantes solicitações dos cidadãos desses municípios, tornando mais rápida à emissão e renovação de carteiras de habilitação e agilizando as vistorias dos veículos", ressalta.