Colunistas / Literatura
Rosa de Lima

NO ANIVERSÁRIO DOS 124 ANOS, VITÓRIA PERDE PARA O ATLÉTICO GO 2X3

O Vitória decepcionou sua torcida em pleno Barradão: coisas do Vitória
14/05/2023 às 09:44
  O Atlético de Goiás quebrou a guia do Leão, vazando e derrubando a invencibilidade do Vitória (3 x 2), pleno Barradão lotado, festejos pelos 124 anos de fundação do clube, dia das mães...  e o torcedor saiu frustrado. O time visitante jogou mais, foi mais consciente, soube explorar o nervosismo e ansiedade dos donos da casa e fizeram com calma e bola no chão  2 x 0 ainda no primeiro tempo.

  O Leão voltou mordido no segundo tempo, pressionou, fez 2 x 1, foi pra cima tentando empatar mas a defesa atrás deu mole. O Atlético fez 3 x 1 e aquela pressão final não foi suficiente para evitar a primeira derrota do time de Leo Condé na competição. O placar terminou justo pelo que aconteceu em campo, os visitantes mereceram, mostraram um melhor futebol coletivo. A pegada do Leão já não foi a mesma. Vida que segue, o Leão continua na liderança.      

*

 Classificação:

  - Vitória (15 pontos), Criciúma (14), Atlético Go (14 ?), Botafogo SP (12),Vila Nova (11), Mirassol (10).  São os de cima.  

**

 No Barradão

- Um anoitecer de outono, céu limpo depois de dias chuvosos, dia de festa – comemorações ainda dos 124 anos de fundação do Esporte Clube Vitória, 13 de maio -, arquibancadas cheias em vermelho e preto (quase 30 mil presentes), fogos, fumaça, bandeiras, faixas, balões amarelos, batuques, hinos, berros, entusiasmo... e mais o Dia das Mães, homenagens pra elas. Bonito de ver.  

 - O Vitória em estado de graça, como há muito não se via. Venceu seus cinco primeiros jogos no retorno à Série B, líder invicto e isolado com 15 pontos ganhos, 100% de aproveitamento, o melhor ataque da competição (13 gols marcados), nenhum gol sofrido. Bom trabalho coletivo, comando de Leo Condé, uma equipe aplicada em campo. Otimismo geral, pois. O Atlético GO entrou em campo também invicto na competição, sem derrota.  

 - Gramado em ótimas condições, o Leão com seu uniforme rubro-negro tradicional, camisas em listras verticais, calções pretos. O time visitante, que é também rubro-negro, todo de branco, com faixa transversal preta na camisa, detalhes em vermelho.

*

Com bola rolando ...

 - Começo cauteloso, de parte a parte, estudos. Logo aos 4 min, o goleiro Lucas Arcanjo se esticou todo para espalmar no rodapé um chute longo e traiçoeiro de Renato. O Leão em pontadas buscando Osvaldo, mais centralizado, Mateuzinho e Ze Hugo, e o Atlético trocando mais passes, trabalhando a bola. Equilíbrio. Aos 16’, a primeira boa chance do Leão, em bola parada (falta) bem treinada e executada por Osvaldo.

 -  Gol! 1 x 0, Atlético GO, aos 26 min. Shaylon tramou pela direita com o lateral R Soares, que cruzou pelo alto e encontrou Luis Fernando  penetrando livre na frente da pequena área, livre, do lado oposto, não desperdiçou. Camutanga perdido no lance.

 O Leão sentiu, descontrolou-se, foi pra cima na pressão da torcida e ...     

- Gol! 2 x 0, Atlético! Aos 28 minutos. Dessa vez a ofensiva do ‘Dragão’ foi pela esquerda, marcação frouxa de Zeca, Luis Fernando cruzou rasteiro, forte, e o miolo de zaga baiano não acompanhou. Dois entraram rasgando na pequena área e  Bruno Tubarão empurrou de carrinho para as redes, ampliando.

  O Leão não se achou, nervoso com os gols tomados, tentando mais na base do individualismo, cavando faltas na frente e também cometendo faltas desnecessárias na defensiva. O time de Goiás mais coletivo, mais consciente e mais tranquilo, com o placar favorável, valorizando a posse de bola, tempo passando.

- Aos 43’, após jogadinha de falta bem ensaiada, o terceiro gol só não saiu por conta de uma defesa de reflexo, difícil, no chão, de Lucas Arcanjo, salvando. Aos 47’, boa investida de Osvaldo pela direita, bola de fundo cruzada rasante, cruzou toda a pequena área e faltou um pé, uma cabeça para empurrar. Talvez a melhor chance do Leão no primeiro tempo, naquela pressão final, torcedor empurrando.

*

  O primeiro tempo foi do Atlético Goianiense, melhor postado coletivamente e mais objetivo, dois gols, boa vantagem. O Vitória sentiu os golpes, o time não tinha levado gols ainda, descontrolou-se, perdeu o domínio do meio campo e só no finalzinho voltou a buscar o ataque, com bolas alçadas e pontadas de Osvaldo.  Vestiário, merenda e um segundo tempo inteiro pela frente. Vale o trabalho dos treinadores, tática e emocionalmente.

*

 O Leão voltou na pressão total, apertando a marcação na frente, tentando sufocar o adversário. O Atlético sem pressa, tocando bola. Arquibancadas incentivando. O jogo ficou mais pegado, faltoso, catimbado. Os da casa mais nervosos. Aos 8 minutos, Rodrigo Andrade pegou um rebote na grande área adversária, livre, de frente, e encheu o pé, a bola desviou na zaga, a escanteio. UUHHH!

  O Vitória inteiro adiantado, apertando, abafando, acelerando e os goianos atrás, fechadinhos, resistindo, amansando e apostando num contragolpe, num vacilo baiano pra matar o jogo, bem mais tenso. Aos 13’, troca no Dragão:  Kelvin no lugar de Igor Torres, machucado. Aos 18’, a defesa baiana pastando, Luis Fernando girou e bateu para outra boa defesa de Lucas Arcanjo.

- Gol! Vitória 2 x 1, aos 20 minutos. No contragolpe, lançamento longo de Lucas Arcanjo, Osvaldo entrou pela direita, na correria, deixou Ramon no chão e bateu colocado, cruzado... Golaço! A torcida enlouqueceu de vez, em busca de uma virada.    

 - Aos 24’ quase saiu o empate; num chute de longe de Rodrigo Andrade, o goleiro Ronaldo salvou, espalmando. Aos 29’, David Braga entrou driblando, chegou a passar pelo goleiro Lucas Arcanjo mas saiu com bola e tudo, desperdiçando chance.

- Gol! 3 x1 Atlético, aos 33’. Kelvin entrou costurando pela esquerda, como quis, e bateu seco, no canto, a defesa espiando. Quebrou o tesão do Leão.  

  E muitos torcedores começaram a sair do estádio, por volta dos 35’, sem mais esperanças. Aos 36’, quase Kelvin fez um gol olímpico, cobrando escanteio fechado, Lucas Arcanjo salvou.  Com substituições na zaga, o Atlético deu mole da defensiva, quase entrega aos 43’, numa bobeira do becão, Daí ...

- Gol! 3 x 2, Vitória! Aos 44 minutos. Trellez, uma bomba de frente, na cara do goleiro,  da marca do pênalti, após falha grosseira do zagueiro Emerson, estufando as redes e chamando o torcedor de volta... 

  Aquela costumeira pressão final, na alma, bolas alçadas, e aos 49’, já nos acréscimos, Osvaldo serviu e Rainha acertou a rede, por fora. Muito torcedor gritou gol. O Atlético suportou até o final, ganhou os três pontos e quebrou a guia invicta do Leão, no Barradão cheio.

 Destaques

 No time vencedor, o bom goleiro Ronaldo, o zagueiro Ramon (velhos conhecidos no Barradão), Shaylon e Luis Fernando, a referência da equipe.

 No Vitória, Lucas Arcanjo, a vontade de Rodrigo Andrade, lampejos de Mateuzinho...  e, disparado, Osvaldo, o melhor em campo, correu demais e armou as melhores jogadas da equipe.

 *

Ficha técnica

- O Leão escalado por Leo Condé: Lucas Arcanjo, Zeca (Railan), Camutanga, Wagner Leonardo e Marcelo; Leo Gomes (Gegê), Rodrigo Andrade e Matheuzinho (Rafinha); Osvaldo, Welder (Trellez) e Zé Hugo (Diego Torres).

- O Atlético de Goiás do treinador Alberto Valentim: Ronaldo (cria da Toca do Leão baiano), Rodrigo Soares, Lucas Gazol, Ramon (Êmerson) e Heron (Jeferson); Renato, Rhaldney e Shaylon (David Braga); B. Tubarão (Marco Antonio), Igor Torres (Kelvin) e Luis Fernando.

- No apito, o paulista João Victor Gabi, com VAR. Sem problemas.

*

 Pela 7ª rodada, o Vitória joga fora de casa contra o Mirassol, dia 19, sexta-feira, às 19h.

*

 Mais dois jogos fechando a rodada 6:

  - ABC de Natal 1 x 2 Botafogo de Ribeirão Preto.  Mais tarde, Ituano x Sport Recife.

**

  Copa do Brasil

  -Depois da derrota (3 x 2) para o Flamengo, na Fonte Nova, perante quase 50 mil torcedores presentes, pela Série A,  o Bahia volta a campo na quarta-feira, às 19h, pela Copa do Brasil. Enfrenta o Santos, na Vila Belmiro.  O Segundo e decisivo jogo acontece na Fonte Nova, na quarta seguinte, dia 31, também às 19h. Bom lembrar que o Tricolor levou 3 x 0 do mesmo Santos, faz pouco, valendo pelo Brasileirão, Série A, também na Vila.

  A direção do Bahia anunciou que fará uma representação junto à CBF (adianta o quê?) contra o árbitro paulista Zanovelli, que apitou o jogo Bahia 2 x 3 Flamengo. A atuação do soprador de apito foi desastrosa, flamengueira, criticada até mesmo pelos cariocas. Já vimos esse filme várias vezes e nada acontece.

   Muito a caminhar, ainda.  

**

 Barça Campeão

 O Barcelona, maior time da Catalunha, sagrou-se mais uma vez Campeão Espanhol, quatro rodadas antes do final da competição, após golear o Espanyol, no clássico da Catalunha, por 4 x 2. São 27 títulos espanhóis conquistados. O Barça pôs 13 pontos à frente do segundo colocado, o Real Madrid.  Um show de bola do time comandado por Xavi Hernandes, 43 anos, um dos maiores jogadores (meio-campista) da história do Barcelona e do futebol mundial.  

 O apoiador Busquets anunciou que vai pendurar as chuteiras no fim da temporada.   “O melhor e mais inteligente jogador de meio de campo, apoiador, defensivo que vi jogar”, disse Xavi, que foi seu parceiro de equipe e agora é treinador.

**

  Beijos às mamães, todas, pelo dia, pela graça única de ser Mãe.