Colunistas / Literatura
Rosa de Lima

MODERNA à moda antiga, a Mulher V (Virtuosa) , por Cristiane Cardoso

Ainda não tem marido? Invista no seu relacionamento com Deus, faça d'Ele o seu Marido, e então você vai dar um jeito na solidão e nos problemas de idade de uma vez por todas
02/06/2013 às 09:51
 Fenômenos editoriais estão eventualmente surgindo nas livrarias quase sempre na especialidade literária da auto ajuda. Alguns desses autores (autoras) se perpetuam nas listas dos mais vendidos e seguem anos a fio nessa direção. Outros, desaparecem tão rapidamente como surgiram em voos solos únicos e esporádicos. A lista é imensa e o padre Marcelo Rossi ganhou gosto por essa atividade com Ágape e agora com Kirios, diz-se amealhando recursos para seu templo católico em São Paulo.

   Nessa linha de auto conhecimento, como a própria autora diz de "entender o que o próprio valor (feminino) significa, a Mulher V (Virtuosa), de Cristiane Cardoso (Thomas Nelson Brasil, Vida Melhor Editora, 289 páginas, Rio) se insere nesse contexto para falar o que a autora considera uma mulher "moderna à moda antiga", ou seja, a mulher que, além de vestir-se bem, trabalhar em empresas e/ou ser profissional liberal, adota os equipamentos da modernidade - tablet, smartphone, veiculo, etc - mas deve estar sempre concordando com o marido e atuando sem resmungos diante dos deveres de casa.

   É um modelo de mulher que, a julgar pela quantidade de livros que Cristiane vendeu até agora, mais de 1 milhão de exemplares, visceja no país e se sente reconfortada em agir assim, preservando o respeito a dignidade, sem que isso represente uma humilhação ou um poder de mando excessivo dos companheiros.

   "O valor da mulher virtuosa vai muito além do valor físico" diz a autora citando que ela pode pagar os melhores cirurgiões do mundo para ter seu corpo esculpido, mas não pode pagar para mudar o seu valor. 

   O livro, em sí, é sugestivo e chama a atenção pelo fato, sobretudo, de ir de encontro aos conceitos feministas vigentes há décadas no mundo contemporâneo, pois, a Mulher V descrita por Cristiane é de uma submissão que impressiona. E  a autora sustenta seus pontos-de-vistas e argumentos, ela que é filha do pastor Edir Macedo, o grão-mestre da Igreja Universal do Reino de Deus, em conceitos bíblicos.

   É aí que o livro cresce aos olhos de muitas pessoas sobretudo porque mescla comportamento humano da mulher atual com as questões dos ensinamentos bíblicos, hoje, muitos deles completamente superados. Ou sendo mais objetiva, a autora se apega a Deus e a conceitos do Velho e Novo Testramentos.

   "Ainda não tem marido? Invista no seu relacionamento com Deus, faça d'Ele o seu Marido, e então você vai dar um jeito na solidão e nos problemas de idade de uma vez por todas. Além disso, você está investindo n'Aquele que pode lhe dar um companheiro na vida", diz a autora num dos inúmeros textos em que cita a representação divina. 

   Então fica até mais fácil compreender o livro (fenômeno editorial) escrito por Cristiane e esse apego aos sentimentos bíblicos, natural devido sua formação religiosa, mas, aos olhos das mulheres contemporâneas dificil de acreditar como revela a autora que "Deus queria que a mulher viesse do homem. Ele queria que os dois estivessem ligados por algo mais forte do que meras palavras".
E mais: "Eva foi feita sob medida para Adão, assim como todas as mulheres foram feitas sob medida para os homens. Nós temos o que eles precisam, e se usarmos o que temos com sabedoria, certamente nos tornaremos uma só carne com eles", confessa a autora destacando, ainda, que "quando isso acontece, não há vergonha: homem e mulher podem ser totalmente diferentes um do outro, mas eles se completam". 

   A autora que é casada há mais de 20 anos com o pastor Renato Cardoso, e os dois apresentam o programa "A Escola do Amor" exibido pela TV Record, sem dúvida, tem uma visão muito especial sobre o que considera a mulher "moderna, à moda antiga".

   Evidente que o mundo contemporâneo tem pontos-de-vistas diferenciados deste de Cristiane, sobretudo as mulheres e as conquistas que amealharam nas últimas décadas, em trabalho, independência, autoestima e assim por dia. Mas, o ponto de vista de Cristiane deve ser respeitado e considerado.

   Dificil é tirar uma conclusão. O melhor mesmo é, quem estiver interessado na matéria, ler a Mulher V e tirar sua própria conclusão.