Política

SSA 477 ANOS: VOLTA NO DIQUE COM TRIO EXPÕE POBREZA CULTURAL DA CITY

A Prefeitura de Salvador vai entregar nesta segunda-feira (30), a partir das 9h, no bairro de Piatã, a nova Escola Municipal Valdemar Bibiano Jorge Amado.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/03/2026 às 19:37
Pouco ou irrelevante para uma cidade cultural
Foto: Igor Santos
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.  Os soteropolitanos foram ao dique, neste domingo (29), para celebrar os 477 anos de Salvador ao som do grupo Mudei de Nome, que comandou mais uma edição da tradicional “Volta no Dique”, no Dique do Tororó. Evento de uma pobeza cultural que dá pena.

   2. A apresentação levou música e muita animação ao público, que acompanhou o desfile do grupo a bordo do trio pranchão, sem cordas. Formado por Ricardo Chaves, Magary Lord, Jonga Cunha e Ramon Cruz, o Mudei de Nome embalou os presentes com clássicos do axé, como “O Bicho”, “Bota pra Ferver”, “Auê” e “Faraó”.

   3. Um dos idealizadores e vocalista do grupo, Ricardo Chaves falou da alegria em ser uma das atrações convidadas para a celebração de aniversário da primeira capital do Brasil.

   4. “Essa é a 9ª edição desse evento, que já entrou no calendário do aniversário de Salvador. A nossa intenção sempre foi resgatar o evento de rua e fazer isso em um lugar tão emblemático como o Dique é muito especial. Independentemente de chuva, a alegria do Mudei de Nome vai estar presente sempre”, afirmou.

   5. Ele ainda brincou com o tempo chuvoso e lembrou que o mesmo ocorreu na edição passada. “O evento é tão bom que até São Pedro quer participar. A chuva lava a alma da galera, e a gente só entra como trilha sonora desse momento”, completou.

   6. A força da festa foi confirmada pelo público, que não se intimidou com o clima. Moradora do bairro de Piatã, a técnica de enfermagem Letícia Santana, de 40 anos, afirmou que participa do circuito musical todos os anos.

   7. “Gosto muito da energia daqui. Já acompanhei o grupo também na Boca do Rio, então, sempre que posso, estou presente. Nem a chuva atrapalhou desta vez. O clima é o melhor possível, o público anima e vale a pena. O Mudei de Nome é sempre bom, levanta todo mundo e deixa o evento ainda mais especial”, disse.

   8. O comerciante Manoel Santana, de 73 anos, também reforçou o entusiasmo. Ele saiu do bairro do Cabula VI para celebrar o aniversário de Salvador no Dique do Tororó.

   10. “Sou fã do grupo Mudei de Nome há muito tempo, então faço questão de acompanhá-los. Começou a chover quando eu já estava no caminho, mas não foi suficiente para desanimar. Pelo contrário, o clima continuou muito bom. Essa apresentação no aniversário da cidade é perfeita, combina com Salvador. A gente está aqui, curtindo e encontrando com amigos”, revelou.

   11. Para quem trabalha no local, o evento também representa oportunidade de ganhar dinheiro. “Está tudo bem organizado. Apesar da chuva, cada um com seu espaço. A Volta no Dique traz muita gente, graças a Deus. Para eu que trabalho na rua, que vivo da rua, é mais um dia abençoado. Com certeza, dá pra curtir o Mudei de Nome e trabalhar ao mesmo tempo”, disse o ambulante Carlos Silva.

 12. Presente na Volta no Dique, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou que a programação faz parte de uma estratégia maior para movimentar a cidade com uma série de eventos, independentemente do fim do verão. A estratégia integra o projeto Viver Salvador.

   13. “A gente trabalha o ano inteiro para quebrar a sazonalidade. Salvador não pode ser apenas a cidade do verão. Essa é uma cidade que tem atividade cultural, entretenimento, esporte, música e gastronomia o ano todo. Conseguimos transformar março em um mês de grande movimento, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Essa aqui, por exemplo, é uma atração que já caiu no gosto dos baianos. Mesmo com chuva, a turma está toda aqui, animada”, explicou.

   14. Isaac também citou o Pedal da Cidade e o Viver Salvador no Farol da Barra, entre outros eventos que acontecem neste domingo em celebração ao aniversário da capital baiana.

   15. “Tivemos o Pedal da Cidade, atividades no Pelourinho, no Centro Histórico, no Campo Grande… Temos teatro, gastronomia, tivemos o Boca de Brasa ativando vários pontos da cidade. Viva Salvador, parabéns pelos 477 anos, e viva o povo soteropolitano. Seguimos em frente, sempre fazendo o melhor pela nossa cidade”, completou Edington.
                                                                 ****
   16. A Prefeitura de Salvador vai entregar nesta segunda-feira (30), a partir das 9h, no bairro de Piatã, a nova Escola Municipal Valdemar Bibiano Jorge Amado. A unidade, localizada na Rua da Gratidão, ofertará à população uma estrutura moderna e bem equipada, com capacidade para atender 770 estudantes por turno, o que significa uma ampliação de vagas em mais de 116,90%.

   17. A cerimônia de inauguração contará com a presença do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, do secretário da Educação Thiago Dantas e de outras autoridades. Com investimentos de R$ 16,2 milhões, a escola tem 4.220.97 m² de área construída, 22 salas de aula climatizadas e acessibilidade total.

   18. O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Saúde, Alexandre Padilha, inaugura a 1ª etapa do ambulatório do Hospital da Mulher, nesta segunda-feira (30), às 7h30, no Largo de Roma, em Salvador. A estrutura conta com 12 consultórios, brinquedoteca, serviço social, acolhimento familiar, triagem, recepção e espera.

  19. Em seguida, às 9h30, Jerônimo o os ministros realizam, no Parque de Exposições, a entrega de ambulâncias, kits para Unidades Odontológicas Móveis, combos para Unidades Básicas de Saúde, vacimóveis e equipamentos odontológicos. Na ocasião, também serão anunciados a transferência de recursos para propostas de obras Fundo a Fundo e o repasse para a retomada da obra de uma Unidade Básica de Saúde em Mairi.

  20. As águas escuras da Lagoa do Abaeté guardam histórias, lendas e a memória viva de um povo que construiu a identidade de Salvador ao som da cultura e da ancestralidade. Símbolo da força afro-brasileira e da relação entre natureza e tradição, o Abaeté é mais que paisagem, é território de pertencimento. 

  21. É nesse cenário que a capital baiana celebra seus 477 anos, com a inauguração da primeira etapa de requalificação do Parque Metropolitano do Abaeté, o Memorial, que reuniu moradores e visitantes, neste domingo (29).

  22. “Estamos em mais uma etapa de modernização da Lagoa de Abaeté, em Itapuã, entregando uma Casa da Memória e autorizando mais R$ 5 milhões para ampliação da modernização, com um novo mirante, que já conta com um conjunto de restaurantes reanimando a economia local”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

  23. A nova estrutura convida o público a um mergulho na história do parque, reunindo informações sobre os ecossistemas, as tradições locais e o patrimônio cultural da região.

  24. O secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré, destacou o equilíbrio entre preservação e identidade, “essa etapa envolve a criação de um memorial belíssimo, visando trazer conhecimento e pertencimento”, explicou o secretário.

  25. A moradora e ganhadeira de Itapuã, Teresa Santos, de 77 anos, conta com emoção sobre as melhorias, “é só alegria. A gente tem que divulgar muito para que as pessoas venham ver como é que está lindo esse Abaeté, tem segurança 24 horas, é outro Abaeté”, destacou.

  26. Com a conclusão dessa etapa, o governador assinou a autorização para iniciar o processo licitatório para a segunda fase da requalificação urbana do Parque Abaeté. A proposta inclui intervenções urbanísticas e novos equipamentos, como quadras de areias, banheiros e novo mirante.