Política

AS ENCHENTES DE ARACI, O DESERTO POLITICO E O APELO AO GOV GERALDINHO

Os políticos só enxergam Araci no momento das eleições e depois somem; veja os mais votados por lá
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/02/2026 às 11:20
Na inundação de novembro de 2025 o governador esteve em Araci, todo mundo rindo menos o gov
Foto: Wuiga Rubim Secom
  A população de Araci faz um apelo ao governador em exercicio, Geraldinho, para dar uma solução definitiva as inundações que ocorrem na cidade sempre que chove, como ontem, com prejuizos enormes às familias sobretudo as mais pobres. 

   Não de pode dizer que a Prefeitura/Estado foram pegos de surpresa porque enchente igual (ou pior) aconteceu em novembro de 2025, o governador Jerônimo esteve em Araci, mas, pouca coisa foi feita na parte do saneamento básico. Segundo os técnicos de Araci as inundações são provocadas por dois ricahos com leitos sujos, obstruidos por construções e com bueiros estreitos, inclusiv ns pontos em que atravessa a BR-116, feita com elevação, o que ajuda a acumular a água da chuva.

  Falta vontade politica com Araci, Na última eleição, Lula obteve 82% dos votos em Araci e o governador Jerônimo 69%. O senador mais votado foi Otto Alencar e os deputados federais foram Félix Mndonça Jr 6.847; Ricardo Maia 5.089 e Gabriel Nunes 3.143; e estaduais Silva Neto 13.203; Marcinho Oliveira 3.300; e Rosival Leite 3.004. 

   Araci não tem representação na Assembleia. Ano passado, ninguém defendeu Araci ou algum projeto para Araci. Felix Mendonça Jr apareceu em Araci na visita do governo, em novembro passado, Otto Alencar 18.756 votos em 2022, não fala de Araci.

  Araci é um deserto politico. Salvo quando chega o período das eleições. Voltam todos a pedir votos à populção e depois bye-bye. A Prefeitura não tem recursos para fazer obras de saneamento. A Embasa, idem. Então, a situação de Araci é grave e ninguém resolve, daí o apelo que estão fazendo ao governador em exercício, Geraldinho, algo novo e democrático na politica. 

O QUE DISSE GOVERNO EM 23/11/2025 

Na manhã deste domingo (23), o governador Jerônimo Rodrigues esteve no município de Araci, ao lado da prefeita Keinha, para avaliar os estragos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade nos dias 19 e 20 de novembro e ampliar o apoio do Estado às famílias afetadas. A comitiva percorreu áreas atingidas, entregou equipamentos e reforçou ações emergenciais nas regiões mais prejudicadas.

O roteiro começou no bairro do Coqueiro, um dos mais afetados pelas chuvas, onde o governador entregou uma ambulância, dois kits UBS, dois kits odontológicos e um reforço de medicamentos para a rede municipal, em um investimento de cerca de R$ 380 mil. Em seguida, Jerônimo seguiu pelos bairros Lameirinho e Bombinha, ampliando a entrega de kits da Defesa Civil, e concluiu a agenda no Condomínio Recanto das Flores, área com imóveis em risco de desmoronamento, onde as equipes reforçaram orientações de segurança e mantiveram o monitoramento.

O governador enfatizou que o Estado seguirá atuando para garantir suporte imediato e ajudar na reconstrução. “Desde o primeiro momento, quando soube da situação, o Estado esteve aqui com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para estender a mão e ajudar a repor as perdas mais urgentes, especialmente na área da saúde. Esta é a hora de estarmos juntos, na solidariedade, apoiando as pessoas que perderam seus bens”.

Entre as famílias atingidas, a moradora Elise Andrade, do bairro do Coqueiro, relatou o drama vivido durante a madrugada. “Foi tudo muito rápido. A água entrou de vez, como uma barragem que estoura, levando portão, porta, tudo. Não deu tempo de nada, só de salvar nossas vidas. Perdemos praticamente tudo. A gente tenta ser forte, mas quando vê a casa vazia bate o desespero. É difícil, mas Deus dá forças para gente começar de novo.”

A prefeita Keinha agradeceu o apoio e destacou a importância da parceria para minimizar os impactos das chuvas. “Araci viveu dias muito difíceis, mas essa presença do Estado faz toda a diferença. Agradeço ao governador pela atenção, pelo cuidado e pela resposta rápida, que traz alívio e esperança para as famílias que mais precisam.”

As ações deste domingo se somam a outras frentes de trabalho que o governo estadual vem realizando em diversas regiões da Bahia atingidas pelas chuvas, incluindo o município de Sítio do Mato, no Oeste baiano, onde o governador esteve no sábado (22), verificando danos e determinando medidas emergenciais. Também decretaram situação de emergência pelas chuvas, entre 19 e 21 de novembro, os municípios de Wagner, Mutuípe e Lauro de Freitas.

*** Informaçõs do release da SECOM GOV