O Pelourinho segue com programação de shows gratuitos patrocinados pelo governo do Estado
Tasso Franco , da redação em Salvador |
25/01/2026 às 19:17
Jerônimo e as placas com dizeres ambulância e chave
Foto: joã Souza
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O município de Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá, recebeu, neste domingo (25), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que realizou entregas, como o sistema de abastecimento de água, que integra cidades da região e garante mais segurança hídrica. A agenda contou ainda com a inauguração do novo Shopping Popular, a entrega de uma ambulância e de um veículo administrativo, e também de autorizações que reforçam o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.
2.“A minha alegria é muito grande porque estamos garantindo água tratada na torneira das pessoas. Água do Paraguaçu, que antigamente era captada e levada para longe daqui para Salvador, para o Feira de Santana. Continua indo, mas agora o foco é o abastecimento aqui na região”, explicou Jerônimo.
3. A partir de agora, cerca de 77 mil moradores da sede e da zona rural de Planaltino, Maracás, Lagedo do Tabocal, Itiruçu e Jaguaquara já contam com água potável de qualidade. É que foi inaugurada a 1ª etapa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que tem mais de 130 quilômetros de adutora, captando água do rio Paraguaçu, na cidade de Marcionílio Souza, e distribuindo para os cinco municípios.
4. O equipamento foi implantado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que é ligada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (SIHS). Na oportunidade, foi inaugurado o sistema de abastecimento de água de Itiruçu.
5. “Uma obra importante do governo do estado para garantir segurança hídrica à região, que há anos sofre com a seca. Somos um governo que cuida e trata o combate à crise hídrica com dedicação e prioridade”, disse a chefe de gabinete e secretária de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento em exercício, Camila Medrado.
6. Outra entrega importante foi o Shopping Popular Joana Oliveira de Novaes, no bairro Antônio Souza Leal, que chega para fortalecer o comércio local e movimentar a economia da cidade. Distribuídos em 15 boxes, os permissionários vão vender diversos produtos.
7. O valor investido chega a R$ 1,3 milhão. O espaço, construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), oferece mais estrutura e dignidade para os trabalhadores, criando novas oportunidades de renda e tornando o centro da cidade mais organizado e atrativo para comercio.
8. Para aprimorar e ampliar o atendimento médico na cidade, a Secretaria da Saúde (Sesab) entregou uma ambulância, um veículo administrativo, kit sala de estabilização e equipamentos hospitalares, com raio-x e processadora. A Sesab recebeu autorização para ceder equipamentos para o centro cirúrgico do Hospital Municipal Pedro Pimentel Ribeiro, dois veículos administrativos e uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
9. Foram assinadas outras autorizações que impactam diretamente na mobilidade dos itiruçuenses, como a elaboração de projeto para pavimentar o trecho entre a BA-557 e o entroncamento da BA-250, passando pela Vila Geraldo Cerqueira, no Povoado Alto do Feto, e o distrito de Upabuçu. A intervenção, realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai proporcionar mais segurança a quem transita pela região.
10. “É mais uma obra do programa de interligação de distritos e povoados à malha rodoviária estadual, ligando três localidades à BA-250. Ela facilita o escoamento da produção agrícola para Itiruçu e para todo o Vale do Jiquiriçá, fortalecendo a economia regional e garantindo renda às famílias do interior”, destacou o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes.
11. Também para facilitar o deslocamento dos cidadãos, foi dada autorização para a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) dar início à licitação para calçamento de vias de acesso ao Assentamento Primavera; pavimentar e urbanizar a Vila Geraldo, no povoado Alto do Feto e calçar o acesso a creche de Upabuçu. Foram autorizadas também a construção do centro de alfabetização, na sede; de uma quadra poliesportiva em Upabuçu; além da construção e urbanização de praça no bairro Roberto di Gregório.
12. Por meio do programa Planta Bahia, foi realizado o plantio de uma muda de pau-brasil na Vila do Amor. A iniciativa, executada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), integra ações de reflorestamento e preservação dos recursos naturais no estado.
****
13. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta sexta-feira (23), do ato de encerramento do 14° Encontro Nacional do Movimento Sem Terra (MST), em evento no Parque de Exposições da capital baiana, que celebrou os 42 anos do movimento.
14. Em seu discurso, Lula alertou para o momento crítico da política mundial e defendeu o diálogo com países em prol do multilateralismo. Também criticout o “Conselho da Paz” de Trump e a forma como o presidente dos Estados Unidos tem desafiado a Organização das Nações Unidas (ONU). Lula reforçou que o Brasil busca fortalecer relações comerciais e políticas com diferentes países e que a América Latina é um território de paz.
15. “Toda vez que Trump fala na televisão, diz que tem o exército mais forte do mundo, os melhores aviões, os navios mais fortes, armas que vocês nem sabem o poder. É importante lembrar que Mahatma Gandhi derrotou o império inglês sem dar um tiro. É assim que a gente quer fazer política: na paz. A América do Sul é um território de paz. A gente não tem armas nucleares, não tem bomba atômica. A gente só tem gente pobre que quer trabalhar, viver, comer, almoçar, jantar, estudar. A gente não quer guerra”, afirmou Lula.
16. Segundo o presidente, o caminho do Brasil é fortalecer a soberania dos países e a construção da paz. “Eu não quero fazer guerra armada com os Estados Unidos, nem com a China, nem com a Rússia, nem com a Bolívia. Eu quero fazer guerra com o poder do governo, com o argumento, com narrativas mostrando que a democracia é imbatível”.
17. Participaram do evento nomes como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); os ministros da Secretaria-Geral, Guilherme Boulos; da Casa Civil, Rui Costa; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e das Mulheres, Márcia Lopes; além do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), entre outras autoridades e lideranças políticas.
18. Os elementos percussivos e o ecoar dos tambores tomaram conta do Pelourinho neste sábado (24), assumindo diferentes formas de levar entretenimento e cultura aos visitantes do Centro Histórico de Salvador. Pela manhã, os batuques foram instrumentos de troca de saberes entre instrutores e aprendizes, durante uma oficina de percussão promovida gratuitamente.
19. À noite, a musicalidade da percussão deu o tom para que shows de afoxé, rap e axé music animassem os largos do Pelô.
***
20. Totalmente gratuitas, as atividades integraram mais um dia de diversidade do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).
21. E foi no Largo Tereza Batista, pela manhã, que o coletivo Bahia Percussion Camp realizou seu primeiro workshop do ano no Brasil, compartilhando conhecimentos sobre a prática percussiva tradicional da Bahia e promovendo uma imersão na cultura local sob o olhar de quem toca os instrumentos. Espanhol, da cidade de Mallorca, o turista Antony classificou como “maravilhosa” a iniciativa de fazer parte de uma programação gratuita.
22. “É como um sonho estar aqui, no Pelourinho, para compartilhar e conhecer essa cultura. Acho maravilhosa a ideia do Governo do Estado em garantir esse momento para todos”, registrou Antony, que contou fazer parte do conjunto percussivo Bloco Ayan, na Espanha.
23. À noite, os tambores do Afoxé Filhos do Congo abriram a festa e anteciparam um pouco do que será o desfile de Carnaval para baianos e turistas que movimentaram o Pelourinho. Neste ano, o grupo homenageia a educadora e ativista Makota Valdina, soteropolitana que lutou de diversas formas contra o racismo e a intolerância religiosa.
24. “É assim que se promove a cultura: reverenciando e trazendo para o centro do diálogo as nossas referências. Makota Valdina fez muito por nós e, por isso, estamos destacando o trabalho dessa figura importantíssima para a valorização e o resgate da nossa história”, explicou Nadinho do Congo, pesquisador da música afro-brasileira e líder do grupo Afoxé Filhos do Congo.
25. Circula nas redes sociais um video em que o governador Jerônimo se mostra nervoso e retirando do pedestal uma placa de inauguração. Não combina esse tipo de atitude com a postura de um governador.