Política

A LÓGICA DO CISNE NEGRO E A DECISÃO DO SENADOR ANGELO CORONEL (TF)

Tudo o que se sabe sobre a decisão de Coronel, por enquanto, é nada
Tasso Franco ,  Salvador | 13/01/2026 às 11:20
Angelo Coronel e o Cisne Negro de Taleb
Foto:
 
   Há em curso uma dinâmica da incerteza - o que o escritor libanês Nassim Nicholas Taleb classifica como “A lógica do Cisne Negro” - com muitos palpites sendo divulgados pela mídia sobre a decisão que o senador Ângelo Coronel (PSD) tomará em relação ao pleito de 2026, que elegerá governador, senadores e deputados.

   Alguns pensadores da elite governista baiana também estão a palpitar, e se supõe que, se essas pessoas fazem parte da elite politica sabem mais do que os demais, quando, em realidade, ninguém sabe o que vai acontecer. 

   A máxima no mundo popular quando se pergunta a alguém sobre determinados pré-fatos ou possíveis fatos que vão acontecer – caso da posição que adotará o senador Coronel, se seguirá no apoio a chapa majoritária petista ou não – diz-se: “Só Deus Sabe”. 

   Essa tirada filosófica não conclusiva deixando a cargo de Deus a solução, e o que de fato acontecer quando os fatos reais vierem à tona, justifica-se em nome de Deus.

   Veja o que aconteceu recentemente com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, preso e levado para os Estados Unidos com muita rapidez. Ninguém previu, nem os especialistas mais famosos e tagarelas, nem os militares estrategistas, que sua captura se dessa com tamanha facilidade.

   Mas, o que aconteceu? Por que todos falharam? Eis, pois, o que Taleb chama de “dinâmica da incerteza”.

   No caso de Ângelo Coronel os jornalistas baianos (inclusive eu) não têm todos as mesmas opiniões, porém, os padrões de análises são assemelhados, até porque as margens de manobras opinativas são escassas e há um movimento (dinâmica, da física) com duas vagas ao Senado com três pré-candidatos.

   Em sendo assim, em tese que o petismo defende com o título de “chapa puro sangue”, Coronel está excluído ou estaria excluído. A lógica do Cisne Negro, no entanto, é baseada na estrutura da aleatoriedade, na realidade empírica.

  Portanto, o que se sabe e o que se acha que se sabe, no momento, é nada. Coronel ainda não decidiu e parece não ter pressa em tomar a decisão final. O Cisne Negro segue navegando, calmamente. (TF)