Política

GESTOR DO MATARGÃO GESTEIRA, CARLOS EMANUEL, RECEBE COMENDA 2 DE JULHO

Solenidade acontrece na quinta-feira, proposta deputado Penalva
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/11/2025 às 19:13
COMENDA 2 DE JULHO
Foto:
  *Gestor do Martagão Gesteira, Carlos Emanuel Melo recebe Comenda 2 de Julho na ALBA nesta quinta-feira*

O superintendente-geral do Hospital Martagão Gesteira, Carlos Emanuel, será homenageado com a Comenda 2 de Julho, na próxima quinta-feira (27), às 10h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A honraria é uma proposição do deputado estadual Emerson Penalva (PDT), em reconhecimento à sua atuação destacada na gestão da saúde infantil na Bahia.

Especialista em cirurgia geral e cirurgia pediátrica, Carlos Emanuel Melo é formado pela Escola Bahiana de Medicina e construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a saúde infantil. Desde o ano 2000, atua no Martagão Gesteira, com destaque para sua atuação na urologia pediátrica e, principalmente, na gestão hospitalar. Sua presença tornou-se decisiva em 2008, quando a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil enfrentou uma das maiores crises de sua história. À época, a entidade, responsável pelo Martagão, estava ameaçada de fechar as portas.

Segundo o deputado Penalva, o homenageado foi “fundamental para evitar o fechamento do Martagão Gesteira, liderando um processo de reestruturação que mobilizou toda a sociedade baiana. Sua capacidade de gestão salvou vidas e preservou um patrimônio da saúde pública da Bahia”, afirmou.

O parlamentar ainda complementa que as medidas implementadas por Melo à frente da Liga não apenas reverteram a crise, como fortaleceram o trabalho filantrópico da instituição, que hoje administra unidades estratégicas para a saúde infantil, como o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, e o próprio Martagão, referência na Bahia.

A cerimônia será aberta ao público e reunirá autoridades, profissionais da saúde, colaboradores do Martagão e familiares do homenageado.