Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, nesta sexta-feira, 21, as inscrições para 534 vagas temporárias de trabalho na Bahia.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
22/11/2025 às 17:58
Acesso ao Jorrinho foi liberado
Foto: DNIT
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O tráfego na BR-116 foi normalizado nos dois sentidos no trecho que passa pelo município de Tucano, após a conclusão das intervenções emergenciais realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A liberação ocorreu por volta de 0h30 deste sábado (22), encerrando um período superior a 12 horas de bloqueio total da via.
2. A rodovia precisou ser interditada na manhã de sexta-feira, 21, depois que as fortes chuvas registradas na região provocaram uma erosão severa nas proximidades do povoado de Tracupá.
3. De acordo com o Dnit, o grande volume de água ocasionou o acúmulo de sedimentos no sistema de drenagem, obstruindo a passagem pelo bueiro localizado no km 296. A situação resultou no rompimento do aterro e no consequente colapso de parte da pista.
****
4. A solidariedade vai ocupar espaço de destaque em Salvador no dia 2 de dezembro. O grupo “Seis Vozes, uma Causa”, formado por organizações sociais baianas com diferentes áreas de atuação, promove uma grande mobilização pelo Dia Mundial de Doar, das 10h às 18h, na Associação Vale dos Rios (Rua Arthur Fraga, s/n, Stiep).
5. O evento reunirá apresentações, bate-papos e transmissões ao vivo pelo Instagram (@seisvozesumacausa), além de um coffee break aberto ao público.
6. Criado para unir forças e fortalecer a atuação de entidades que já transformam vidas em Salvador e região metropolitana, o movimento representa uma nova forma de engajamento social. O grupo integra instituições que atuam em saúde, esporte, cultura, empreendedorismo, meio ambiente e assistência social, com o objetivo de ampliar o alcance das ações e estimular a cultura da doação.
7. Com o lema “Seis Vozes, uma Causa”, o grupo é composto pela Associação Todo Dia é Rosa, o Instituto Catalizes, o Centro de Educação e Empreendedorismo Social (CEES), o Instituto Semeadores Mirins, o Instituto Vida e a Feira CBX. Juntas, essas organizações já beneficiaram mais de duas mil famílias, quase 1.700 crianças e adolescentes, duas mil mulheres (80% delas negras, com deficiência ou em condição atípica) e 1.200 micro e nanoempreendedores.
8. “Nosso propósito é unir e fortalecer organizações que atuam em diferentes frentes, mas com um mesmo objetivo: transformar vidas e inspirar a solidariedade como valor coletivo”, destaca o manifesto do grupo, que busca se consolidar como a principal rede de apoio e referência em solidariedade na Bahia.
9. O I Encontro Baiano de Micologia (EBM 2025) será realizado em Ilhéus (Bahia), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), entre os dias 24 e 26 de novembro de 2025, tendo como Coordenador Geral do Evento o Prof. Dr. Jadergudson Pereira e como Vice-Coordenador o Prof. Dr. Eduardo Gross, além de demais membros da Comissão Organizadora e da Comissão Científica.
10. Com o tema “Micologia Integrada: Ciência, Tecnologia e Sociedade”, o evento tem como objetivo promover o encontro de pesquisadores, estudantes e profissionais dedicados ao estudo dos fungos, fortalecendo o diálogo entre ciência e sociedade, e incentivando a integração entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da micologia.
11. A programação está organizada em seis eixos temáticos, sendo eles: Biotecnologia de Fungos; Diversidade, Conservação e Sistemática de Fungos; Ecologia e Evolução de Fungos; Micologia Agrícola; Micologia Médica e Ensino e Educação em Micologia.
12. O EBM 2025 contará com a participação de aproximadamente 500 inscritos, provenientes de diferentes instituições do estado da Bahia também com participantes de outros estados brasileiros e de países como Bolívia, Haiti, Peru e Venezuela.
13. O I Encontro Baiano de Micologia – Micologia Integrada: Ciência, Tecnologia e Sociedade, representa um marco para a consolidação da micologia no estado da Bahia e reforça a importância do trabalho colaborativo para o avanço científico e tecnológico na área.
14. Um empresário que foi sequestrado no bairro do Iapi, em Salvador, foi resgatado no KM 17, em Itapuã. De acordo com informações da Polícia Militar, policiais da 27º Companhia Independente (CIPM) foram acionados para ocorrência e descobriram que o carro da vítima possui rastreador.
15. Com isso, os policiais conseguiram localizar o veículo na localidade do KM 17. O carro foi interceptado, mas os sequestradores fugiram ao perceber a presença da PM.
16. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, nesta sexta-feira, 21, as inscrições para 534 vagas temporárias de trabalho na Bahia. Os aprovados vão poder atuar em pesquisas domiciliares, econômicas e geocientíficas em todo o Brasil.
17. Das mais de 500 vagas disponíveis na Bahia, 202 oportunidades são para Salvador e outras 332 estão distribuídas em 48 municípios.
18. em todo o Brasil, há 8.480 vagas para APM, sendo 469 na Bahia, das quais 176 são em Salvador, e as demais em outros 47 municípios.
19. A remuneração é de R$ 2.676,24 e as atribuições envolvem a coleta de dados estatísticos em domicílios e estabelecimentos, além de apoio e levantamentos geográficos e cartográficos.
20. já para as vagas de Supervisor de Coleta e Qualidade, são ofertadas 1.110 vagas no Brasil, sendo 65 delas na Bahia, onde 26 são para Salvador, e o restante para 35 municípios.
21. O salário para a vaga de supervisor de coleta e qualidade é de R$ 3.379. As atribuições para a vaga são:
22.Para serem aptos a essa função, os aprovados devem ter uma Carteira Naciona de Habilitação (CNH) de categoria B, dentro do prazo de validade.
23. A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, passou a manhã desta sexta-feira (21) na Central Estadual de Regulação, em Salvador, para acompanhar o trabalho das equipes e planejar o mutirão de atendimentos marcado para o próximo sábado, dia 29.
24. A visita ocorre em meio ao período de chuvas e ao aumento das solicitações por internação, cirurgias e exames de imagem. Segundo a secretária, a Central tem recebido mais de 1.200 solicitações por dia e, em 2025, já foram regulados mais de 290 mil pacientes.
25. “O monitoramento diário do cenário epidemiológico e da regulação é uma determinação do governador Jerônimo Rodrigues. As equipes da Rede de Urgência e Emergência e da Vigilância em Saúde mantêm contato permanente com os municípios para organizar fluxos e evitar desassistência”, disse a secretária.
26. O crescimento da demanda ocorre em paralelo à ampliação da rede estadual. Nos últimos três anos, foram abertos mais de 3.500 leitos, com a entrega de 10 novos hospitais e outros oito em construção. A titular da pasta estadual da Saúde ressalta que o objetivo é reduzir o tempo de espera e dar respostas mais rápidas.
27. Atualmente, a maior pressão na regulação vem de casos de ortopedia, grande parte ligada a acidentes nas estradas, sobretudo em dias de chuva. A segunda maior demanda é de pacientes com problemas vasculares. A secretária alerta para que a população redobre a atenção nas rodovias e para que pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, mantenham o uso regular das medicações e o acompanhamento nas unidades de saúde, evitando complicações como AVC e amputações.
28. Ela lembrou ainda que o governo estadual tem apoiado os municípios na construção, reforma e ampliação de unidades básicas de saúde, reforçando a atenção primária como porta de entrada do SUS e principal frente de controle das doenças crônicas. Com o mutirão do dia 29 e o monitoramento contínuo das demandas, a Sesab busca reduzir a pressão sobre a urgência e organizar melhor o acesso.