A jornalista também foi agraciada com a Comenda Maria Quitéria, maior honraria dedicada às mulheres pelo legislativo municipal.
Tasso Franco , Salvador |
19/11/2025 às 13:38
Solenidade na CMS para Ana Maria Copetti
Foto: Antonio Queiros
Gaúcha de Santo Ângelo, a diretora de Jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti, foi homenageada pela Câmara Municipal de Salvador com o título de Cidadã Soteropolitana, em sessão solene realizada nesta terça-feira, 18. Proposta pelo vereador Kiki Bispo, a honraria foi entregue pelo vereador Paulo Magalhães, que presidiu a cerimônia. A jornalista também foi agraciada com a Comenda Maria Quitéria, maior honraria dedicada às mulheres pelo legislativo municipal.
O reconhecimento celebra a contribuição de Ana Raquel para a capital baiana, especialmente por sua trajetória profissional e pelo impacto do exercício jornalístico com olhar sensível sobre a cidade. A solenidade reuniu autoridades, familiares, profissionais da comunicação e amigos e destacou o agradecimento público do legislativo municipal à atuação de Ana Raquel, que é jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atuou nos estados Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina antes de chegar na Bahia.
Em Salvador, Ana Raquel se consolidou como uma das principais lideranças do jornalismo baiano. Ingressou na Rede Bahia como chefe de produção da TV Bahia e, um tempo depois, assumiu a gerência de jornalismo da emissora. O protagonismo da profissional ganhou mais destaque em abril de 2023, quando se tornou a primeira mulher a ocupar a diretoria de jornalismo na história da Rede Bahia.
Ana Raquel comanda toda operação jornalística do grupo, composto pelas TVs Bahia, Subaé, Sudoeste, São Francisco, Oeste e Santa Cruz, os portais g1 e ibahia e o radiojornalismo da Bahia FM e GFM. Ela também participou da fundação da mais nova empresa da Rede Bahia, a Una - Casa de Criadores, empresa de marketing de influência.
O trabalho realizado por Ana Raquel fortalece o compromisso da Rede Bahia, que é o maior grupo de comunicação do Norte-Nordeste, com um jornalismo plural, ético e conectado com a Bahia e com os baianos.
“Receber o Título de Cidadã Soteropolitana e a Comenda Maria Quitéria está muito acima de qualquer expectativa que eu pudesse traçar nos meus planos. Me honra saber que ambos são reconhecimento ao trabalho sério e comprometido que fazemos na Rede Bahia, com objetivo de propor debates relevantes para as pessoas daqui e a valorização da cultura, das tradições e da beleza exuberante de Salvador”, afirma a mais nova cidadã da capital baiana.