Eleição polarizada e que praticamente isolou a desembargadora Ivone Bessa
Tasso Franco , Salvador |
19/11/2025 às 11:23
José Rotondano
Foto: DIV
Em eleição dispuatada voto a voto, o desembargador José Rotondano foi eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o biênio 2026-2028, e será o sucessor da desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, que o apoiou. Ele obteve 32 votos e o desembargador Edmilson Jatahy Júnior, que recebeu 26 votos.
A desembargadora Ivone Bessa, que teria sido fiel da balança, obteve 5 votos, uma vez que a eleição se polarizou entre Rotondado x Jatahy. A eleição ocorreu na sala de sessões do Tribunal Pleno da Corte baiana, com transmissão ao vivo por meio do site do TJ, na “Sessão de Julgamento”.
O colégio eleitoral é o Tribunal Pleno, composto por todos os 70 desembargadores. No momento, considerando as vacâncias por aposentadorias, falecimento e afastamento, 63 estão aptos a votar.
NOVO PRESIDENTE
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano é natural de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, formado em Direito pela Faculdade de Direito de Ilhéus.
Aprovado em concurso para o Ministério Público Estadual (MPBA) em 1984, trabalhou como Promotor de Justiça nas Comarcas de Casa Nova, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista e Camaçari.
Promovido a Procurador de Justiça, atuou nas áreas criminal e cível, destacando-se com os Projetos Família Legal e Paternidade Responsável.
Foi empossado no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) em 2013. Elegeu-se, em 2016, Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e assumiu a Presidência do órgão no biênio 2017-2019, além de desempenhar os cargos de Corregedor Eleitoral e Vice-Presidente no biênio 2019-2021.
Veja como ficou a Mesa Diretora do TJBA
1º Vice-Presidente foi decidida em segundo turno: desembargador Josevando Souza Andrade, com 39 votos;
2º Vice-Presidente: desembargador Mário Albiani Júnior, com 43 votos;
Corregedor-Geral da Justiça: desembargador Salomão Resedá, com 33 votos;
Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial: desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, com 35 votos.