Em seu discurso, o deputado Emerson Penalva destacou as qualidades pessoais e profissionais do homenageado, classificando Wilson como “um líder político reconhecido, um empresário bem-sucedido"
Da Redação , Salvador |
14/11/2025 às 19:11
Deputado Penalva foi o autor da proposta
Foto: UPB
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) conferiu a comenda 2 de Julho ao presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso. A honraria, indicada pelo deputado Emerson Penalva, lotou o plenário de prefeitos, deputados, autoridades e amigos que transformaram a cerimônia uma celebração ao municipalismo.
Wilson Cardoso iniciou seu discurso agradecendo a Deus, à família, aos amigos e a todos que caminham ao seu lado na vida pública e pessoal. Fez uma menção especial à presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, ausente por motivo de força maior, enviando energias positivas e votos de saúde.
Rememorando sua história, Wilson Cardoso contou como sua trajetória, iniciada em Salvador em 1952, o levou dos primeiros passos no comércio e no empreendedorismo aos desafios da pecuária e, posteriormente, à vida pública, sempre movido pelo desejo de transformar a realidade das pessoas. “Aprendi que o trabalho exige persistência, que o campo exige paciência e que o município exige amor à nossa gente.”, disse Wilson Cardoso.
Ele destacou o orgulho de estar em seu quarto mandato como prefeito de Andaraí, e se emocionou ao agradecer à família, incluindo a esposa Adaize, os filhos, os irmãos, a neta Bia e a lembrança carinhosa do filho Alberto, já falecido. Wilson Cardoso também dedicou parte importante do discurso aos prefeitos e prefeitas da Bahia, reconhecendo o gesto de união de gestores de todas as regiões e posicionamentos políticos que compareceram à cerimônia. “Acima das diferenças partidárias, existe uma união verdadeira: a de servir com lealdade e lutar por uma Bahia mais justa e equilibrada.”, disse
O homenageado reafirmou o compromisso com três frentes fundamentais para o desenvolvimento dos municípios: educação, destacando o esforço coletivo para elevar os índices educacionais e o apoio do Governo do Estado e de instituições parceiras; segurança Pública, ressaltando a importância de valorizar e apoiar as forças policiais; e saúde, reconhecendo os avanços das policlínicas, hospitais regionais e ações de atenção básica. “Recebo esta comenda não como um ponto de chegada, mas como um chamado para novos desafios. Quero seguir lado a lado com cada um de vocês para que a Bahia seja um lugar ainda melhor para viver, crescer e produzir”, disse Wilson Cardoso
Em seu discurso, o deputado Emerson Penalva destacou as qualidades pessoais e profissionais do homenageado, classificando Wilson como “um líder político reconhecido, um empresário bem-sucedido e, principalmente, um homem extraordinário”. Penalva afirmou que Wilson Cardoso representa o espírito de superação, trabalho e visão que movem homens e mulheres que constroem a Bahia diariamente. “Wilson Cardoso é exemplo de dedicação, talento e coragem. Ele personifica valores de compromisso com o desenvolvimento do nosso estado. Portanto, é mais que justo que esta Casa conceda a Comenda 2 de Julho a um baiano de alma e coração que honra a terra em que nasceu”, disse Penalva. O parlamentar ressaltou ainda o papel de Wilson Cardoso à frente da UPB, conduzindo o municipalismo baiano em um novo tempo, com foco na união, descentralização e eficiência administrativa.
Trajetória evidenciada
A biografia de Wilson, relembrada ao longo da cerimônia, demonstra sua longa contribuição para o desenvolvimento da Bahia. Dos tempos como office-boy em Salvador ao destaque como empresário e líder político, Wilson construiu uma história de superação, visão e compromisso social.
Sua atuação inclui a liderança no setor empresarial em Feira de Santana; a contribuição decisiva para o fortalecimento da pecuária na Chapada Diamantina; a presidência da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD); a fundação e consolidação do Consórcio Chapada Forte; presidência da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA); e, atualmente, a presidência da UPB, com grande aprovação entre os gestores. Wilson afirmou que a Comenda 2 de Julho representa mais do que um reconhecimento: é um compromisso renovado com a Bahia.