ACM NETO lamenta morte de Tom
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/11/2025 às 10:22
Everton Almeida, 84 anos de idade, morava em Jeremoabo
Foto: DIV
Faleceu na noite de quinta-feira (13), quando estava sendo conduzido para uma unidade de saúde de Juazeiro, vitimado por uma parada cardíaca, o ex-deputado estadual e ex-vereador em Jequié, Ewerton Souza Almeida, popularmente “Ton Legal”, figura de ampla ereconhecida militância política e social na Bahia, em especial no município de Jequié. O odontólogo Ewerton Almeida, era casado com a Sra Regina Lúcia Andrade Almeida, com duas filhas Elisa Augusta e Thaís e, residia nos últimos anos na cidade de Jeremoabo.
Ton que era natural de Ipiaú exerceu diversas funções na política estudantil e esportiva, foi presidente do Jequié Tenis Clube-JTC, gerente do Centro Social Urbano (CSU), da Liga Desportiva de Jequié-LDJ, sócio-fundador e ex-presidente da Associação Desportiva Jequié-ADJ, conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Jequié-ACIJ, diretor do Ginásio Municipal Anisio Teixeira e Cely de Freitas, presidente do Sindicato Rural de Jequié-SRJ e presidente do Conselho de Administração do Conselho Nacional dos Produtores de Cacau-CNPC, com sede em ilhéus. Dentre outras atividades, no meio político foi presidente de partidos políticos e candidato a prefeito de Jequié.
O corpo de Ewerton Almeida está sendo trazido para Jequié, será velado na Câmara de Vereadores para ser sepultado ás 11h de sábado (15), no Cemitério São João Batista.
ACM NETO LAMENTA
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto lamentou a morte do ex-deputado estadual e ex-vereador de Jequié, Everton Almeida, conhecido como Tom Legal. Em nota, Neto ressaltou a trajetória pública do aliado e o impacto de sua atuação na região.
“Recebi com muita tristeza a notícia da partida de Everton Almeida, o nosso Tom Legal. Ex-deputado estadual, ex-vereador em Jequié e um cara do bem, que honrou cada cargo que ocupou com trabalho e seriedade, parceiro de tantas caminhadas e grande defensor do nosso grupo em toda a região. Que Deus conforte sua família. Meu abraço especial aos amigos Alisson e Thaís Pinheiro.”
Neto também fez questão de lembrar a proximidade histórica de Everton com o legado político de Antônio Carlos Magalhães. Destacou que, assim como ele próprio, Tom Legal foi grande amigo de ACM e defensor firme dos agricultores baianos, em especial dos produtores de cacau do Sul e Sudoeste do estado.
Everton mantinha relação direta com lideranças rurais, apoiando pautas ligadas à recuperação da lavoura cacaueira e ao fortalecimento da economia regional. Para ACM Neto, a perda representa um impacto político e emocional para Jequié e municípios vizinhos, onde o ex-deputado tinha forte atuação.
O velório e o sepultamento ocorrerão em Jequié, reunindo familiares, amigos e lideranças locais.