Política

DEPUTADO ADOLFO MENEZES OUTORGA TITULO DE CIDADANIA A DELEGADO DA PF

ANDREI PASSOS, DELEGADO-CHEFE DA PF; E LEANDRO ALMADA, QUE FOI SUPERIENTENDENTE DA CORPORAÇÃO NA BAHIA, FORAM OS HOMENAGEADOS
NMJ , Salvador | 01/11/2025 às 08:19
Solenidade na ALBA
Foto: Vaner Casaes
  Deputado Adolfo Menezes entrega títulos de cidadania baiana a delegados da Polícia Federal*

ANDREI PASSOS, DELEGADO-CHEFE DA PF; E LEANDRO ALMADA, QUE FOI SUPERIENTENDENTE DA CORPORAÇÃO NA BAHIA, FORAM OS HOMENAGEADOS

O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) foi o autor da proposição que concedeu, hoje (31.10), os títulos de Cidadão Baiano, aos delegados da Polícia Federal, Andrei Passos – delegado-chefe; e Leandro Almada, ex-superintendente da PF na Bahia, em sessão realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Adolfo disse que o título de Cidadão Baiano estava sendo entregue a “duas pessoas de espírito forte, entusiasmados pelo que fazem, mas que sabem também se utilizar da moderação, do bom-senso, e, sobretudo, da justiça”.

“Foi uma enorme coincidência que a homenagem ao chefe da PF, Andrei Passos; e ao delegado Leandro Almada, tenha caído na mesma semana da operação policial no Rio de Janeiro, que matou mais de 120 pessoas. Temos leis, temos a Constituição, e elas devem ser cumpridas. Caso contrário, instala-se a barbárie. Os dois novos cidadãos baianos têm essa qualidade: de respeitar a legalidade e de planejar, porque segurança pública não pode ser bravata, mas ação com resultados concretos”, destacou Adolfo Menezes.

O atual diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, foi nomeado pelo presidente Lula a partir de uma indicação do então ministro da Justiça, Flávio Dino – hoje, ministro do Supremo. Natural de Pelotas/RS é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas e mestre em Alta Gestão em Segurança Internacional pelo Centro Universitário de La Guardia e pela Universidade Carlos III de Madrid, ambos na Espanha. Já conta 20 anos de carreira na Polícia Federal, com atuação no Amazonas, Rio Grande do Sul, Brasília e Rio de Janeiro. Foi secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, responsável pela Copa do Mundo de Futebol – FIFA 2014, no Brasil; e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.

Leandro Almada da Costa é natural do Rio, onde se graduou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi delegado de Polícia Civil do Estado de Minas Gerai. Em 2008, ingressou na Polícia Federal, atuando no Amazonas e, depois, como superintendente regional da Polícia Federal no Estado da Bahia, de 2022 a 2023. Em seguida, tornous-se superintendente regional da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, quando se tornou célebre por liderar a investigação sobre a atuação da Polícia Civil no caso Marielle Franco. Atualmente, é diretor de Inteligência Policial da Polícia Federal, nomeado em dezembro de 2024, responsável por conduzir investigações, por exemplo, como as das joias sauditas, da tentativa de golpe de Estado, das milícias digitais e do atentado ao Supremo Tribunal Federal.