Salvador perdeu o protagonismo nacional como centro de cultura e nem a música mais se destaca
Tasso Franco , da redação em Salvador |
27/10/2025 às 18:06
Bruno Reis fala dos investimentos na cultura
Foto: Betto Jr
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. SAlvador é palco nesta semana do Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura, evento que começou nesta segunda-feira (27) e segue até esta terça (28) com uma programação voltada à cooperação federativa, inovação e governança no setor cultural. O evento é realizado na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio, e recebe dirigentes de diversas cidades brasileiras, representantes do Ministério da Cultura e instituições parceiras.
2. O prefeito Bruno Reis participou da abertura do encontro e ressaltou as conquistas de Salvador no setor cultural ao longo dos últimos anos, seja com a implantação de novos equipamentos, como a própria Casa das Histórias, ou com o fomento e valorização da produção cultural por toda a cidade com iniciativas como o programa Boca de Brasa. Além disso, ele destacou a importância do setor cultural para Salvador do ponto de vista econômico, fomentando a geração de emprego e renda.
3. “É uma alegria Salvador estar recebendo secretários de cultura de diversas cidades do Brasil, ainda mais nesse momento que vive a cultura da nossa cidade. Nos últimos anos, nunca se investiu tanto na área cultural como o que nós fizemos, entre equipamentos que foram recuperados, restaurados e colocados para funcionar e novos equipamentos”, afirmou o prefeito.
3. Ele lembrou que, ali próximo à Casa das Histórias, outros dois equipamentos estão em construção nesse momento: a Sala de Espetáculos e a Escola de Música Letieres Leite. Além disso, o prefeito ressaltou todos os investimentos feitos pela prefeitura para a recuperação do Centro Histórico, com recursos que ultrapassam a casa dos R$1 bilhão, e de equipamentos importantes como o Teatro Vila Velha e a sede do Ilê Aiyê, que estão em andamento.
4. “Vamos restaurar também o Cine Excelsior. Então, são tantos equipamentos. Temos diversos editais estimulando essa produção cultural. É um setor importante da nossa cidade, pela potência que nós somos na criatividade, no jeito de ser do baiano. A gente sabe que os principais movimentos culturais do Brasil foram liderados por baianos mundo afora”, celebrou o prefeito.
5. A abertura oficial teve a presença, além de Bruno Reis, da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, de Eliane Parreiras, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura (FNC) e secretária de Cultura de Belo Horizonte, e de Maria Marighella, que ocupa a presidência da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Também participam Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos, Luciana Campos, da Fundação Itaú, e representantes do Ministério da Cultura, dentre outras autoridades.
6. Transformação – Ana Paula Matos pontou a transformação da cultura de Salvador nos últimos anos e exaltou o grande ativo da capital baiana que é o seu povo. “Eu poderia falar da questão antropológica da cultura, eu poderia falar aqui da questão urbanística da cultura, dessa cidade com o museu a céu aberto, mas eu prefiro reforçar esse povo, que é um povo amoroso, acolhedor, musical, sorridente, que é o que faz a Bahia ser o que ela é”, declarou.
7. A vice-prefeita e secretária da Secult ainda apresentou o Programa “Salvador Criativa”, uma das iniciativas estruturantes da atual gestão para fortalecer a economia criativa e valorizar o patrimônio cultural da cidade. O programa é baseado em três eixos – Fomento à Cultura, Celebração e Ações de Mercado – e tem foco na geração de oportunidades, sustentabilidade e fortalecimento das cadeias produtivas da cultura.
8. “É uma reunião de trabalho intensa onde vários pontos serão discutidos pelo Ministério com a gente. Quero aproveitar para dizer que, além do trabalho, a gente espera que vocês aproveitem a cidade, saiam mais inspirados, levem para as suas capitais, suas cidades, essa força da cultura de Salvador, a cidade que acolhe, que se reconhece como fruto da sua própria cultura e da sua própria ancestralidade”, acrescentou Ana Paula Matos.
9. Eliane Parreiras afirmou que o encontro é uma oportunidade para trocas de experiências, cooperação e diálogo entre as diferentes esferas. “Salvador fez esse convite e foi plenamente acolhido por todo mundo. Primeiro por representar realmente um município que tem uma política cultural muito estruturada, de muito tempo, e que tem colocado mesmo a cultura como um ativo importante para fortalecer o desenvolvimento sustentável”, declarou.
10. Ela salientou que a cultura tem um papel extraordinário para o desenvolvimento regional e local. “Primeiro, você tem a dimensão humanística, a dimensão da nossa identidade, da nossa ideia de ativo do ponto de vista que a gente mostra e reconhece o território local. Tem uma outra dimensão que é super importante também, que está relacionada a emprego e renda. E, ao mesmo tempo, há uma dimensão social muito forte também, a cultura tem um potencial de inclusão social, de acessibilidade e de fortalecimento dos territórios, do desenvolvimento das periferias”, disse.
11. Ao longo do dia, o evento conta ainda com o Encontro com o Ministério da Cultura, promovendo escuta ativa e construção de agendas conjuntas entre o governo federal e os municípios. À noite, uma programação cultural seguida de jantar celebrará as expressões artísticas locais e a diversidade da capital baiana.
12. A programação segue até terça-feira (28), quando serão realizados o Painel sobre Indicadores e Cultura, o Painel da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco e a Assembleia Geral do Fórum Nacional de Secretários de Cultura.
***
13.. De acordo com o relatório South America Confectionery Market, elaborado pela Mordor Intelligence, o mercado de confeitaria da América do Sul deve movimentar cerca de USD 18 bilhões até 2030. No Brasil, é o principal consumidor de confeitaria da América do Sul com participação equivalente a 60% do mercado, o aumento da preferência do consumidor por lanches indulgentes convenientes é identificado como o principal impulsionador do mercado na região.
14. Atenta a este cenário, a Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, aposta nas opções clássicas da confeitaria e oferece no cardápio itens que unem sabor, tradição e o aconchego de doces caseiros que remetem à casa de vó. Confira:
15. A Intermarine - líder em embarcações de luxo no Brasil – reforça a sua presença no mercado náutico da Bahia com a chegada de quatro novas embarcações à Bahia Marina neste ano. A empresa celebra este marco de expansão com uma participação de destaque na edição 2025 do Salvador Boat Show, que acontece no fim de semana de 30 de outubro a 02 de novembro, onde exibirá os modelos Intermarine 45, 60 e 70, demonstrando a versatilidade e o poder de personalização que definem a marca.
16. A chegada das novas Intermarine à Bahia Marina é um reflexo do crescente interesse do público baiano por embarcações personalizadas, que combinam design sofisticado, performance e a capacidade de se adaptar perfeitamente ao estilo de vida de cada proprietário. Este movimento consolida a posição do estaleiro como a marca preferida na região, oferecendo aos clientes acesso direto ao que há de mais moderno e exclusivo no mercado náutico mundial.
17. A Intermarine mantém presença na Bahia há mais de 30 anos, com loja na Bahia Marina desde sua inauguração em 2003, e através de representantes comerciais construindo uma relação sólida e duradoura com o mercado local.
18. A TV Aratu, afiliada do SBT, prepara-se para agitar o início das noites baianas com a estreia do programa 'Fala, Dani', que chega à tela nesta segunda-feira, dia 27. Apresentada pela jornalista Daniela Mazzei, a nova atração promete revolucionar o horário das 18h30 com muita informação e o tempero único de sua comandante.
19. O 'Fala, Dani' será o ponto de encontro perfeito para quem deseja revisitar os melhores momentos do jornalístico 'Alô Juca'. De segunda a sexta-feira, o público poderá ficar por dentro do que perdeu ou relembrar os fatos mais marcantes com a versatilidade e o carisma já conhecidos de Daniela Mazzei.
20. A jornalista, que já é figura popular na tela da Aratu como repórter do 'Alô Juca' e nas redes sociais, unirá o melhor dos dois mundos. O programa terá a missão de trazer a essência da informação com uma abordagem mais leve e, segundo a própria Mazzei, até mais humorada.
21. O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos-BA) reagiu com indignação à recente fala do presidente Lula (PT), que, durante coletiva de imprensa na Indonésia afirmou que traficantes de drogas são vítimas dos usuários.
22. Em vídeo publicado nas redes sociais na última sexta-feira (24), o parlamentar readaptou a famosa frase do ex-governador baiano Octávio Mangabeira, como forma de sintetizar o episódio: “Pense no absurdo, no Brasil tem precedentes”.
23. Para Samuel, a fala do presidente é perigosa e representa uma afronta ao sistema de segurança pública nacional, já colapsado, e às famílias que sofrem com as consequências do tráfico. Em tom crítico, o deputado ironizou o raciocínio de Lula.
24. “Daqui a pouco ele vai dizer que a culpa não é dos agressores de mulheres, mas das vítimas; que a culpa não é dos ladrões, mas das pessoas que deixam ser roubadas. Este é o presidente da República nos fazendo passar vexame na comunidade internacional”, finalizou.
25. O domingo (26) foi de protesto no Farol da Barra, com dezenas de manifestantes, representando diversos movimentos, denunciando o desrespeito do prefeito Bruno Reis com a cidade, com os movimentos sociais e com a oposição na Câmara, representada no ato pelos vereadores Aladilce Souza (PCdoB), líder da bancada, Eliete Paraguassu e Hamilton Assis, ambos do PSOL, e Sílvio Humberto (PSB). Presente, também, o vereador licenciado e secretário estadual do Trabalho e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos.
26. Além de não abrir a discussão sobre projetos complexos, sobretudo os PLs 424 e 175 (já aprovados e sancionados), classificados como "verdadeiro golpe no PDDU", o prefeito tem debochado, reiteradamente, da oposição, chegando ao cúmulo de mandar "olhar pro rabo" em entrevista à imprensa. E acusar os vereadores de espalharem fake news.
27. O ato foi convocado com a seguinte pauta: defender Salvador contra os efeitos dos PLs 424 e 175 (já aprovados); da desafetação e venda de áreas verdes; da privatização do patrimônio público; do desmatamento de reservas da Mata Atlântica, restingas e manguezais; e do sombreamento das praias. Além disso, pela revisão democrática do PDDU, em vez do “fatiamento” do Plano Diretor, prática adotada pela gestão municipal, que ignorou recomendações contrárias do Ministério Público em relação aos projetos 424 e 175. Grupos de proteção animal denunciaram o descaso da prefeitura com a causa, sobretudo a falta de políticas públicas voltadas aos animais em situação de rua.