Política

DEPUTADO SAMUEL JR COBRA DO PT OS 48 MILHÕES DO ESCÂNDALO RESPIRADORES

Samuel Jr. critica incoerência da base petista e cita escândalo dos respiradores e fraude do INSS
.
Tasso Franco , Salvador | 15/10/2025 às 19:02
Samuel Jr e Rosemberg PInto no cara-a-cara na ALBA ontem
Foto:
  Samuel Jr. critica incoerência da base petista e cita escândalo dos respiradores e fraude do INSS

Em sessão ordinária da Assembleia Legislativa na última terça-feira (14), o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) aproveitou para expor a postura de aliados do ex-governador Rui Costa (PT), que buscam relativizar os erros da antiga gestão exaltando feitos e ignorando casos graves de corrupção, como o escândalo dos respiradores durante a pandemia.

No discurso, o parlamentar também citou o caso de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), envolvido na investigação sobre a fraude bilionária do INSS, para exemplificar o que considera uma incoerência por parte do grupo governista.

“Quando o presidente do União Brasil [Antonio Rueda] foi alvo de operação da Polícia Federal, essas mesmas pessoas foram os primeiros a cobrar explicações dos colegas da legenda. Mas agora, diante de um crime que atinge os mais necessitados, nenhuma retratação”, alfinetou.

Em paralelo a ambos os casos, principalmente sobre o atual ministro da Casa Civil, segundo o deputado, o clima que paira é que os fins justificam os meios, já que os congressistas buscam ‘apagar’ os problemas e crises causadas por ele enquanto estava à frente do Executivo baiano.

Por fim, o parlamentar destacou ainda que a Assembleia deve cumprir seu papel de fiscalização e independência em relação ao governo. “Essa casa não pode se transformar em um puxadinho. Nosso compromisso é olhar os pontos bons e ruins, cobrando quando for preciso”, concluiu.

ROSEMBERG E FÁTIMA DEFENDEM RUI COSTA

   Em resposta ao deputado Samuel Júnior, o lider do governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto, diz que foi o ex-governador Rui Costa que solicitou ao Ministério Público que apurasse o que aconteceu com a compra dos respiradores, portanto, não teme qualquer tipo de investigação por parte da PF, pois, não cometeu nenhum ilicito. Rosemberg idsse que prefere acreditar no projeto que está dando certo para a Bahia, comandado por Jaqques Wagner, Rui Costa, e agora Jerônimo Rodrigues.

  Já a deputada Fátima Nunes (PT), sem abordar a questão dos respiradores não entregues em sí, disse no plenário que Rui Costa foi um governador que "melhorou as condições de vida do nosso povo e deixou um enorme legado para a Bahia e os baianos, inclusive no sertão, em lugar que nunca teve água e agora tem".