Política

IVANA DESTACA IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DOS TRÊS PODERES NA BAHIA

Pela primeira vez, a Bahia sedia o maior encontro do Judiciário estadual brasileiro, com foco em sustentabilidade, inovação e fortalecimento institucional
Tasso Franco ,  Salvador | 06/10/2025 às 19:22
Governador ladeado pelas presidentes do TJ e da Assembleia
Foto: Vaner Casaes
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, participou, nesta segunda-feira (6), da solenidade de abertura do XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizada no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

  2. O evento, que ocorre entre os dias 6 e 8 de outubro, é sediado pela primeira vez na Bahia e tem como tema “Fortalecimento do Judiciário e Sustentabilidade (ODS)”, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

  3. A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e vice-presidente de Cultura do Consepre, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, além de diversas autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

  4. Durante a abertura, o ministro Luís Roberto Barroso foi homenageado e ministrou a conferência magna “O Futuro do Judiciário Brasileiro”, abordando desafios e perspectivas do sistema de Justiça diante das transformações sociais e tecnológicas.

  5. Representando o Parlamento baiano, Ivana Bastos destacou o compromisso da Assembleia com o diálogo institucional e o fortalecimento democrático.

  6. “É uma honra representar o Legislativo baiano em um encontro de tamanha importância. O fortalecimento do Judiciário passa também pela cooperação entre os Poderes e pela busca de soluções conjuntas que tornem a Justiça mais acessível e eficiente para todos os brasileiros”, afirmou.

  7. O XVII Consepre segue com uma programação extensa no Hotel Wish, incluindo painéis e mesas-redondas sobre governança, inteligência artificial, inclusão, sustentabilidade e transformação digital no Poder Judiciário. O evento será encerrado na quarta-feira (8), com a leitura pública da Carta XVII Consepre Salvador e o anúncio da próxima edição, que será realizada em Minas Gerais.
                                                                   *****

  8. No dia 31 de outubro, em Salvador na Bahia, o principal encontro binacional do setor mineral vai reunir especialistas brasileiros e alemães para debater os principais desafios e oportunidades para o setor de mineração!

  9. A 10ª edição do encontro é realizada pela primeira vez na cidade baiana, servindo como um ambiente de contato, aprendizado e networking para as maiores empresas do setor da mineração.

  10. O credenciamento já começou, responda esse e-mail com o nome do responsável pela cobertura para garantir sua presença e entrevistas exclusivas pré-evento com porta-vozes, palestrantes e painelistas!

  11. Operação integrada do Governo do Estado contra bebidas adulteradas recolhe primeiras amostras para análise

  12. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), em parceria com a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) deu início, nesta segunda-feira (6), em Salvador, às fiscalizações da Operação “Bebidas Etílicas”, que tem o objetivo de coibir a comercialização irregular de bebidas alcoólicas adulteradas ou falsificadas na capital baiana.

  13. O primeiro ponto inspecionado foi um estabelecimento que fabrica e envasa bebidas alcoólicas, localizado no bairro de Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Foram coletadas amostras de produtos e vasilhames para análises e o local foi autuado pelo Procon por conter produto com prazo de validade vencido e por manter em estoque produtos fabricados em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação.

  14. Em Periperi, no bairro de Nova Constituinte, um segundo alvo foi identificado após levantamento da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC). Com autorização do morador, as equipes localizaram 24 garrafas de uísque supostamente falsificadas, além de lacres, tampas, plásticos e rótulos utilizados na adulteração das bebidas. O homem foi conduzido para esclarecimentos à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), e o material apreendido encaminhado ao DPT para perícia de autenticidade.

  15. A ação integrada teve como foco identificar produtos que apresentem risco à saúde do consumidor, especialmente aqueles contaminados com metanol, substância altamente tóxica que pode causar danos graves à saúde, desde a cegueira até a morte. “O comércio de mercadorias impróprias para o consumo é crime. Já é uma missão da polícia, fiscalizar, investigar esse tipo de conduta. É uma missão permanente, sobretudo da Delegacia de Defesa do Consumidor. E nós vamos continuar esse trabalho”, destacou o titular da Delegacia do Consumidor (Decon), Thiago Costa.

  16. O trabalho conjunto desta segunda-feira permitiu a coleta de amostras para análise técnica e reforçou o alerta sobre a importância de comprar apenas produtos de procedência conhecida. “O DPT tem equipes envolvidas nesse processo para dar as respostas que a sociedade precisa e na velocidade que o caso requer”, explicou o diretor do Laboratório Central do DPT, Jacob Cabus. O órgão também esclareceu que não são recebidos materiais para análise, por terceiros. Os produtos objetos de perícia são encaminhados via guia policial.

  17. O grupo de trabalho é formado pelo Procon-BA, que é ligado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Secretaria da Segurança Pública, através da Polícia Civil (PC), do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Delegacia do Consumidor (Decon), e da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC); Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (DIVISA). Também faz parte o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

  18. Equipes da Policia Civil também realizaram ações na Feira de São Joaquim, com apoio da Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Civil Municipal e Semop. Na sexta-feira (3), foram apreendidas nove garrafas de bebidas destiladas e um galão com amostras do material irregular e no sábado (4), uma nova diligência resultou na apreensão de 11 garrafas e um galão contendo substância não identificada, também enviados ao DPT para perícia.