Evento no auditório da Casa acontece em 3 de novembro
Tasso Franco , Salvador |
24/09/2025 às 08:16
Ivana Bastos com o Conegro
Foto: Vaner Casaes
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, recebeu nesta terça-feira (23.09) a diretoria do Coletivo Nacional de Organização Negra (Connegro). Os representantes da entidade pediram apoio para a realização do Simpósio Internacional sobre Justiça Climática e Racismo Ambiental, que será realizado no dia 3 de novembro de 2025, reunindo autoridades, representantes de organizações sociais, universidades e convidados internacionais, em um debate sobre os desafios climáticos e os impactos do racismo ambiental.
O presidente nacional da Connegro, Christiano Santos, destacou a relevância simbólica que terá a entrega da Carta de Salvador, durante a realização do simpósio, à primeira mulher presidente da ALBA: “gostaríamos de fazer a entrega desse documento a uma mulher que representa, nesse contexto, a diversidade que estamos tentando apresentar ao recolocar esse debate na agenda pública. O documento não traz estatísticas, mas sim nomes e identidades”.
Durante o encontro, o grupo apresentou três pedidos principais: apoio institucional da ALBA ao projeto, transmissão do evento pela TV Assembleia e utilização do auditório da Casa para a realização da sessão especial no dia 3 de novembro, dentro da programação da Semana Pré-COP de Salvador. Christiano também ressaltou que a Connegro se coloca como uma ponte entre sociedade e poder público, promovendo projetos de inclusão social e formação para a juventude em várias partes do mundo, como Brasil, Angola e, em breve, Paris.
“TRABALHO FANTÁSTICO”
“Estamos inteiramente à disposição de vocês. O trabalho de conscientização que realizam é magnífico e merece todo o apoio da Casa. Já deixamos reservado o auditório para o evento e todas as solicitações serão analisadas pelo nosso jurídico, para que possamos garantir o suporte dentro das possibilidades legais”, afirmou a presidente. Ela ainda destacou a importância do diálogo com a Connegro e a relevância das pautas: “recebo esse projeto com muito carinho e quero deixar claro que estamos abraçados com vocês. Este é um trabalho fantástico que merece todo o incentivo”.
Participaram da reunião o deputado Luciano Simões Filho (União); André Maracajá, gestor municipal e de relações institucionais da entidade; Haysa Santos, jornalista e relações internacionais; Washington Lopes, presidente do Conselho Deliberativo; Beatriz Alves, representante da Associação Comercial da Bahia; Cynthia Tavares, da Defesa Civil Estadual; Larissa Suzart, da Prefeitura Bairro Cabula; além de representantes do coletivo Alex Souza da Silva, Marcela Dias e Hanna Santana.
UTILIDADE PÚBLICA
Na sessão deliberativa desta terça-feira foram aprovados cinco projetos de lei reconhecendo como de Utilidade Pública entidades que atuam em apoio aos Poderes Públicos. Por decisão da presidente Ivana Bastos, só foram apreciados projetos de deputados e deputadas presentes na sessão. Foram duas utilidades públicas do deputado Luciano Araújo (Solidariedade), duas do deputado Bobô (PCdoB) e uma do deputado Samuel Júnior (União). “A promessa de votar semanalmente projetos de parlamentares continua a ser cumprida”, assinalou Ivana.