Parceria de R$ 54 milhões amplia ações do Programa Corra pro Abraço, garante cidadania e fortalece políticas para pessoas em situação de vulnerabilidade na Bahia_
Da Redação , Salvador |
23/09/2025 às 13:18
Solenidade no SAC
Foto: Vaner Casaes
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos, participou, nesta segunda-feira (22), no Auditório Zezéu Ribeiro, da cerimônia em que o governador Jerônimo Rodrigues formalizou parcerias no valor de R$ 54 milhões para a ampliação de políticas de cuidado e inclusão social voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
Com os novos termos de colaboração, o Programa Corra pro Abraço, que já é referência internacional em políticas de redução de riscos e danos, terá sua atuação ampliada em Salvador e chegará também a Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié e Camaçari.
Na mesma cerimônia, o governador sancionou a lei que amplia as condições de gratuidade na emissão do novo RG, garantindo acesso gratuito ao documento para pessoas de baixa renda, em situação de rua ou acima de 60 anos. Também foi realizada a posse dos membros do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua (CIAMP).
Durante o evento, a presidente Ivana Bastos destacou a relevância das ações. “O Corra pro Abraço é uma política pública humanizada, que coloca as pessoas em primeiro lugar. A sua expansão vai garantir que milhares de baianos tenham acesso a dignidade, cuidado e cidadania. Do mesmo modo, a lei do RG gratuito representa um avanço fundamental, porque a identidade é mais que um documento: é a chave para o exercício pleno da cidadania”, ressaltou.
Ivana Bastos também parabenizou os parlamentares pela aprovação da lei e reafirmou o compromisso da ALBA com o fortalecimento das políticas sociais.
“A Assembleia Legislativa seguirá aprovando iniciativas que ampliem direitos e promovam justiça social. Investir em inclusão é investir em segurança e no futuro da Bahia. Quando o Estado estende a mão, a Bahia inteira ganha em paz e justiça social”, concluiu.