No aniversário de 192 anos de Feira de Santana, Missão Brasília 2025 entrega carta ao presidente Lula e reforça pautas estratégicas
Notre Comunicação , FSA |
19/09/2025 às 11:04
Delegação do Missão Brasília sob comando do deputado José Neto (PT)
Foto: Robinson Barreirinha
Feira de Santana celebrou seus 192 anos nesta quinta-feira (18) reafirmando sua força e protagonismo. O encerramento da Missão Brasília 2025 foi marcado por encontros no centro do poder, quando o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Juscelino Brito, e o deputado federal Zé Neto, entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a carta com as demandas prioritárias da cidade, durante a cerimônia de anúncio dos resultados do Novo PAC, no Palácio do Planalto.
Antes, a comitiva feirense esteve reunida com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que recebeu as propostas apresentadas e reforçou a importância de transformar boas ideias em projetos viáveis. “Uma boa ideia é o início, mas é o projeto que torna realidade”, afirmou.
O presidente Lula também destacou o simbolismo da data e sua ligação com a cidade: “Me passaram a informação que Feira de Santana completa 192 anos hoje. Parabéns a Feira de Santana. A primeira vez que passei em Feira de Santana eu tinha sete anos, quando saí de Garanhuns para São Paulo de pau de arara”.
A comitiva, formada por cerca de 300 empresários, parlamentares e lideranças políticas e sociais representando Feira de Santana teve a missão de, ao longo de três dias em Brasília, levar diretamente ao Governo Federal uma pauta estruturante, que inclui obras como o Hospital Baiano de Oncologia, a criação da Universidade Federal em Feira de Santana, a implantação do Rodoanel, a ampliação do aeroporto, a melhoria do esgotamento sanitário da Bacia do Pojuca e outras ações estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Outras agendas
Na véspera, dia 17, os representantes de Feira de Santana participaram de uma série de reuniões no Congresso Nacional, nos ministérios e em órgãos estratégicos do Governo Federal. Entre os destaques: Sessão Solene em homenagem aos 192 anos de Feira de Santana, realizada no Plenário Ulysses Guimarães; reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Feira de Santana também na Câmara dos Deputados; e encontro com o Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinha.
A pauta girou em torno de dois temas cruciais para o ambiente de negócios brasileiro: o Manifesto do Simples Nacional e os impactos do Projeto de Lei Complementar nº 182/2025, que eleva em 10% os percentuais de presunção do regime do Lucro Presumido. O documento entregue apresentou propostas de modernização das regras, maior justiça tributária e dados técnicos que comprovam os prejuízos que a medida pode gerar para empresas de comércio e serviços.
Participaram da reunião, além do deputado José Neto, que articulou o encontro, os empresários e especialistas Luís Mercês, Glício Oliveira, Érica Guedes, Genivaldo Oliveira, Pablo Cardoso, Mauro Freitas e Bruno Camargos. O Secretário reconheceu a relevância das contribuições e sinalizou abertura para o diálogo.
Um movimento de união
A Missão Brasília 2025, organizada pela CDL-Feira em parceria com o deputado federal José Neto, e apoiada por diversas entidades do setor produtivo, Governo do Estado, Prefeitura de Feira e Câmara Municipal, mostrou a união em torno de objetivos comuns. O presidente da CDL, Juscelino Brito, destacou a força do movimento: “Parabenizamos Feira de Santana pelos 192 anos e pelo olhar no futuro. Esta Missão Brasília, com mais de 300 participantes, grandes pautas e grandes conquistas, é um marco para todos nós”.
O deputado federal José Neto ressaltou que a Missão já se tornou referência. “Uma missão de sucesso crescente já se tornou uma marca em Brasília. Essa união de forças já garantiu conquistas importantes no passado e seguirá trazendo resultados concretos para Feira”, frisou.
Também presente na comitiva, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, ressaltou a importância da iniciativa: “Estamos construindo pautas positivas que melhoram a qualidade de vida do nosso povo. Essa união de propósitos é fundamental para o futuro da cidade”.
Feira de Santana no centro das decisões
Com forte representatividade e organização, a Missão Brasília mais uma vez demonstrou que Feira de Santana não apenas reivindica, mas se posiciona como parceira estratégica do Brasil. Como sintetiza a carta entregue ao presidente Lula, o movimento reafirma o papel da cidade como o maior entroncamento rodoviário do interior do Nordeste, protagonista no desenvolvimento regional e nacional.
Para Juscelino Brito, ao encerrar a agenda oficial justamente no aniversário de 192 anos de Feira de Santana, a Missão Brasília 2025 reforça o compromisso coletivo de transformar o potencial da cidade em conquistas concretas, preparando o caminho para os 200 anos com mais força, união e esperança.