Política

PL DO ABONO A PROFESSORES E PRECATÓRIOS NÃO FORAM VOTADOS NESTA TERÇA

Governador vai a ALBA falar do projeto da ponte Salvador a Itaparica e do PL Seponte
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/09/2025 às 18:26
Faltou quórum
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O projeto de lei que garante o pagamento da quarta parcela dos precatórios e abono extraordinário aos professores da rede estadual que deveria ser apreciado pelo plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 16, dia de votação, nada aconteceu. A sessão durou 1 hora e as discussões foram sobre a direita e a esquerda no Brasikl, Lula x Bolsonaro. A presidente da Casa, Ivana Bastos, se encontra em Belo Horizonte.

  2. É provável que na quarta-feira, 17, as discussões sejam iniciadas e se houver acordo pode até ser votado nesta semana. Caso contrário, frica para dia 23.

  3. Têm direito aos precatórios 87.289 profissionais do magistério da Educação Básica, incluindo os que já se desligaram do Estado e herdeiros de servidores falecidos. O pagamento é feito como forma de complemento às verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) não repassadas entre 1998 e 2006.

  4. Não é preciso aprovação do plenário da Assembleia para o repasse dos precatórios, porém, o rito legislativo é necessário para o abono que será destinado à categoria. O valor referente aos precatórios foi depositado pela União na conta do Governo do Estado no dia 26 de agosto. Esse penduricalho do abono, ainda não analisado pelos deputados, exige debates e votação. O PL tramita em regime de urgência e não passará pelas comissões, salvo a CCJ.
                                                                  **** 

   5. A Prefeitura de Salvador vai inaugurar nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, uma nova ligação viária entre o viaduto da avenida Barros Reis e o acesso à avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). A cerimônia de entrega, que terá a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, vai ocorrer na Rótula do Abacaxi, no sentido AV. Bonocô.

   6. Com investimento de R$10 milhões, a nova ligação tem um trecho em viaduto seguido de rampa que se conecta ao início da Av. Bonocô, no sentido Comércio. A intervenção permitirá o acesso direto do fluxo da Av. Barros Reis ao acesso da Mário Leal Ferreira, o que vai reduzir o volume de tráfego na Rótula do Abacaxi. 

   7. O juiz de direito Paulo Sérgio Barbosa de Oliveira mandou soltar Cleydson Cardoso Costa Filho, que estava preso por atropelamento do atleta Emerson Pinheiro. A decisão do magistrado foi publicada na tarde desta terça-feira (16).

   8. Embora tenha concedido liberdade ao filho da vereadora Débora Santana (PDT), o juiz expediu uma série de restrições, dentre elas o uso de tornozeleira eletrônica. Ele foi preso em flagrante no dia 16 de agosto após atropelar o maratonista na orla da Pituba em estado de embriaguez, conforme informou a polícia à época. O corredor profissional Emerson Pinheiro teve uma perna amputada.

  9. Na decisão que concedeu liberdade a Cleydson Filho, o magistrado menciona a gravidade do crime praticado, mas afirma que não consta, nos autos do processo, indicativo de periculosidade do acusado.

  10. Além disso, o juiz informou que, em consulta ao sistema do Judiciário, verificou que Cleydson “possui bons antecedentes criminais, inexistindo registro de outros delitos praticados”. Nesse cenário, entendeu o magistrado em sua análise, a prisão seria medida extrema e, portanto, “desnecessária”. 

   11. O Governo do Estado da Bahia apresenta, nesta quarta-feira (17), às 9h, o Projeto de Construção da Ponte Salvador-Itaparica, na Sala das Comissões Deputados Luís Cabral e Herculano Menezes (S1), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

  12. A atividade contará com a presença do secretário da Casa Civil, Afonso Florence, do diretor de planejamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Mateus Dias, e de representantes do consórcio responsável pela obra. O projeto prevê início das obras em junho de 2026, com 12,4 km de extensão, integrando Salvador ao interior do estado e beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas.

  13. Ao final do evento, haverá uma coletiva de imprensa com atendimento aos jornalistas.

  14. O deputado federal Alex Santana (Republicanos) esteve presente no último sábado (13) no município de Teolândia, no Baixo Sul, onde participou do evento “Canta Teolândia – Semana do Evangélico”, uma das maiores celebrações de fé da região.

  15. A iniciativa contou com apoio de emendas destinadas pelo parlamentar, que viabilizaram a realização da festa. Entre as atrações, o público se emocionou com a série de atrações, dentre elas a apresentação da cantora gospel Aline Barros, que reuniu milhares de fiéis em um momento de adoração e música.

  16. Durante o evento, Alex Santana esteve acompanhado da prefeita Rosa Baitinga e do ex-prefeito de Gandu, Léo de Neco, ambos do Avante, dentre outras autoridades, reforçando a parceria com lideranças políticas locais.

   17. Para o congressista, apoiar iniciativas que unem fé e cultura é uma forma de valorizar os municípios baianos e que deve receber mais investimentos do poder público. “É sempre uma alegria estar em eventos que fortalecem a fé e a comunhão entre as famílias. Espero que o ‘Canta Teolândia’ se torne parte da tradição da cidade e, com certeza, continue sendo esse espaço de celebração e aproximação com Deus”, destacou.

   18. A organização da Maratona Salvador fará uma grande ação para minimizar o impacto ambiental do evento, que acontecerá nos próximos sábado (20) e domingo (21) na capital baiana. A estimativa é que sejam recolhidas mais de 7,5 toneladas de resíduos recicláveis, incluindo plásticos, papelão e material orgânico.

  19. Serão distribuídos mais de 250 mil sachês de água, 12 mil unidades de gel de carboidrato, além de frutas, aos mais de 12 mil atletas que participarão das provas, nos dois dias de competição. “Há uma preocupação em garantir que não haja qualquer poluição ao longo do percurso, com uma ação de coleta e reciclagem deste material”, informou Douglas Cerqueira, diretor da MP3 Marketing – organizadora da competição.

  20. A empresa Compostar será responsável pela execução da coleta seletiva para os resíduos recicláveis secos e orgânicos. “Estamos organizando todos os detalhes com o objetivo de minimizar o impacto do evento. Teremos 28 agentes ambientais atuando no sábado e 42 agentes no domingo”, informou a diretora Joana Kalid, que também é corredora.

  21. A ação, segundo Joana Kalid, contará com a parceria da cooperativa Cooperguary, que fará a coleta seletiva de resíduos secos, valorizando os catadores e a economia circular. Os resíduos orgânicos serão compostados pela Compostar. No percurso terão zonas de descarte, que estarão posicionadas após os pontos de hidratação, além de lixeiras de coleta seletiva dispostas na arena de partida e chegada.

  22. Haverá ainda um stand da Compostar, em parceria da Petrobahia, com atividades educativas, incluindo oficina de compostagem e reciclagem, leitura de livros infantis ligados ao meio ambiente, brinquedos feitos com material de reuso, exposição de fotos de impacto ambiental e o ecoponto.

.