Política

PREFEITURA INAUGURA PRACINHA NO BAIRRO NOVA CONSTITUINTE EM SSA

O local, que conta com 1.651,74 metros quadrados, recebeu nove conjuntos de mesa para jogos, poltronas, mesas infantis, além de elementos de paisagismo e decoração.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/09/2025 às 08:52
Ping-pong
Foto: Valter Pontes


Moradores do bairro de Nova Constituinte ganharam um novo espaço de convivência, lazer e prática de exercícios físicos: a Praça Maria São Pedro Souza, localizada na Rua Beira Rio de Cima. O local, que foi equipado para atender a pessoas de diferentes faixas etárias, foi entregue nesta segunda-feira (1º) em solenidade com a presença do prefeito Bruno Reis.

Ele ressaltou que o equipamento público é um importante espaço de lazer para a comunidade, algo que antes não existia no local. Ele aproveitou também para anunciar a autorização imediata para a construção de três quiosques na praça com a finalidade de gerar oportunidades de trabalho.

“Esse era um desejo antigo dos moradores e hoje se tornou realidade. Quando a gente entrega um equipamento como esse, a gente sabe que não é só uma praça: é mais segurança, mais qualidade de vida e mais oportunidades para a população. É assim que seguimos construindo uma Salvador melhor para todos. E com os quiosques que vamos implantar, além do lazer, vamos garantir também oportunidades de trabalho e renda para a comunidade”, comentou o prefeito.

O local, que conta com 1.651,74 metros quadrados, recebeu nove conjuntos de mesa para jogos, poltronas, mesas infantis, além de elementos de paisagismo e decoração. Para os pequenos, foi construído um parque infantil com balanços, escorregadeiras, amarelinha, gangorras e brinquedos em fibra e madeira, todos cercados para garantir segurança às crianças.

Para estimular hábitos saudáveis, a praça dispõe de uma academia de saúde, com equipamentos de remada e cavalgada simples, além de uma academia de ginástica com barras paralelas, de apoio e abdominal. Há também o Espaço Game, que oferece espaços para futmesa e pingue-pongue, ampliando as opções de lazer.

Para dar mais segurança, a iluminação foi totalmente renovada, com a implantação de 15 luminárias e oito projetores de LED, além de dez postes de fibra e obras de infraestrutura elétrica que garantem mais segurança para quem frequenta o espaço também à noite.

Antes das intervenções da Prefeitura de Salvador, a paisagem do local era marcada pela lama, pela falta de infraestrutura e pelas dificuldades enfrentadas no dia a dia, como lembra a moradora Raimunda Alves da Silva, de 65 anos. “Aqui não tinha nada. Quando chovia, a gente sofria para sair de casa. Hoje a gente olha e vê outra realidade, que dá até orgulho de morar aqui”, contou.

A filha de Raimunda, Vanusa Alves da Silva, 44 anos, diz que falta infraestrutura e as dificuldades que marcaram a vida dos antigos moradores. Ela, que nasceu e foi criada no bairro, comemorou a entrega do equipamento público. “Eu cresci vendo essa área tomada por lama e abandono. Hoje, poder trazer meu filho para brincar numa praça arrumada, com iluminação e segurança, mostra como a vida da comunidade mudou para melhor”, disse. 

Durante a cerimônia, Bruno Reis lembrou também da requalificação da Rua Arnaldo Anselmo, ligação viária para pedestres e motoristas que se deslocam entre Periperi e Nova Constituinte entregue em 2023. A via faz cruzamento entre as ruas das Pedrinhas e Beira Rio de Cima. 

“Antes, o acesso à Nova Constituinte era muito difícil, praticamente apenas pela Rua do Sol, na Praça Cidade do Sol. Hoje, graças à via, chegar e sair do bairro ficou muito mais fácil.  Vocês sabem: estamos apenas no início do segundo mandato. E, olhando para o Brasil inteiro, não há prefeitura que entregue tantas obras, diariamente, como estamos fazendo aqui. Essa tem sido a nossa rotina: inaugurar, entregar, iniciar novos programas e projetos. E tudo isso com um objetivo: realizar os sonhos de vocês”, concluiu.