Éden Valadares chega ao cargo com uma trajetória de experiências bem-sucedidas na coordenação de campanhas majoritárias, como as dos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa.
Tasso Franco , Salvador |
23/08/2025 às 15:26
Éden Valadares e o presidente Lula
Foto: ASCOM PT
Brasília, 23 de agosto de 2025 – O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, em reunião realizada neste sábado (23), em Brasília, a nova composição de sua Executiva Nacional. O baiano Éden Valadares, ex-presidente do PT Bahia, foi eleito o novo secretário nacional de Comunicação. A nomeação consolida a estratégia de renovação e inovação implementada pelo presidente nacional do partido, Edinho Silva, e conta com o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Éden Valadares chega ao cargo com uma trajetória de experiências bem-sucedidas na coordenação de campanhas majoritárias, como as dos ex-governadores Jaques Wagner e Rui Costa. À frente do PT Bahia, ficou conhecido por sua identificação com um projeto de renovação da sigla.
Em sua primeira declaração no novo cargo, Valadares reconheceu os avanços recentes da comunicação do partido, mas defendeu a necessidade de ir além. “Evoluímos muito no quesito comunicação, mas não podemos acomodar. É preciso ter ousadia para inovar e nos aproximar da nossa base, dos nossos eleitores e das novas gerações”, afirmou.
Ao comentar os desafios da nova gestão, o secretário destacou que a orientação do presidente Edinho Silva é clara: “O foco está na reeleição de Lula e em derrotar esse projeto fascista, seja ele apoiado de forma implícita ou explícita”. Valadares também enfatizou o caráter inovador de Edinho, citando a criação da pioneira Secretaria Nacional de Nucleação. “Como Edinho é um inovador na organização partidária, ele aponta que os núcleos de base devem ser instâncias raízes do PT, ele também quer inovação na área da comunicação”, completou.
Executiva Nacional tem reforço baiano
Além da nomeação de Éden Valadares, a Executiva Nacional do PT terá outro destaque baiano. Vera Lúcia Barbosa, a Lucinha do MST, foi reeleita para comandar a Secretaria Nacional de Movimentos Populares. Sua permanência garante a continuidade do trabalho de diálogo e fortalecimento da relação do partido com os movimentos sociais de todo o país.
A composição da nova executiva reflete o compromisso do PT com a renovação, a base militante e a estratégia unificada para vencer os desafios políticos futuros.
###