Política

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DEBATE AVANÇOS SUAS SSA

SEC alterou o cronograma de aplicações das provas do concurso Redação Nota 1000. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), a prova de agosto (Tema 2) vai acontecer no dia 28; a de setembro
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/08/2025 às 18:33
Acontece na segunda-feira, 11
Foto: Otávio Santos
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), vai debater avanços e desafios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Salvador durante a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece desta segunda-feira (11) até a próxima quarta (13).  

   2. Na tarde da segunda-feira (11), no Hotel Fiesta, a conferência será aberta pelo Diretor de Departamento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social, Edgilson Tavares, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

   3. Nos dias seguintes, haverá amplo diálogo, conforme explica o titular da Sempre, Júnior Magalhães, sobre a universalização do SUAS; o acesso integral com equidade e respeito às diversidades; aperfeiçoamento contínuo do SUAS; inovação, gestão descentralizada e valorização. 

   4. “Bem como integração de benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a proteção Social, a gestão democrática, informação e comunicação transparente, ainda a sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS. Esse é o nosso objetivo com a realização dessa 15ª Conferência Municipal de Assistência Social”, frisou Magalhães. 

   5. Na plenária final, de acordo com ele, haverá leitura, discussão e votação das deliberações construídas pelos grupos de trabalho, leituras e votações de moções e eleição dos delegados para participação da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social.

  6. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio de 107 escolas públicas de tempo parcial têm até terça (12) para garantir uma vaga no “Terceirão Pré-ENEM UPT Bahia”. As inscrições para o projeto-piloto, que oferece reforço gratuito em Português e Matemática, devem ser feitas no site upt.educacao.ba.gov.br/terceirao.

   7. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Programa Universidade para Todos (UPT), vai beneficiar, neste primeiro momento, mais de 12 mil estudantes de escolas prioritárias em 70 municípios baianos. As aulas terão início na segunda (11) e acontecerão duas ou três vezes por semana, no contraturno, com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e no ingresso no Ensino Superior.

  8. O projeto está sendo implantado nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) do Sisal, Litoral Sul, Bacia do Rio Grande, Litoral Norte e Agreste Baiano, Portal do Sertão, Recôncavo Baiano, Médio Rio de Contas e Região Metropolitana de Salvador. No NTE 4 (Sisal), por exemplo, 2.512 estudantes de 21 escolas serão atendidos. Já no NTE 21 (Recôncavo), serão 1.487 alunos em 20 escolas.

  9. As aulas serão dadas por monitores que são estudantes das universidades estaduais da Bahia (UNEB), de Santa Cruz (UESC), de Feira de Santana (UEFS) e do Sudoeste da Bahia (UESB). O projeto reforça o compromisso do Governo da Bahia com o acesso à universidade e amplia as chances de aprovação dos estudantes da rede estadual no Ensino Superio

  10. A União dos Municípios da Bahia (UPB) sediou a reunião do Comitê Estadual do Programa Bahia Alfabetizada. O encontro serviu para definir estratégias para mobilizar as prefeituras a aderirem à iniciativa. Instituído pela Lei nº 25.668/2025, o programa estabelece uma política permanente de alfabetização, fortalecendo o regime de colaboração entre o Estado e os 417 municípios baianos, visando garantir a alfabetização das crianças na idade adequada e combater o analfabetismo.

  11. O encontro promoveu o alinhamento institucional, a socialização das ações em curso e estabeleceu encaminhamentos para a implementação do programa, que prevê recursos, material didático, formação continuada e ações integradas para melhorar a aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental e recompor conteúdos nas séries seguintes.

  12. A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Souza, destacou que a reunião fortaleceu o diálogo para garantir a alfabetização na idade certa. “Esta foi a primeira reunião do Comitê de Monitoramento e Acompanhamento da Lei do Bahia Alfabetizado, sancionada esta semana pelo governador. Agora, os diferentes entes se reúnem para a efetivação desta política tão importante para a vida dos baianos”.

  12. Participaram da reunião representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT); das universidades estaduais da Bahia (UNEB), de Feira de Santana (UEFS) e de Santa Cruz (UESC); da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), da Defensoria Pública, da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia; e da UPB, além de órgãos e entidades parceiras que atuarão de forma articulada na execução do programa.

   13. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) alterou o cronograma de aplicações das provas do concurso Redação Nota 1000. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), a prova de agosto (Tema 2) vai acontecer no dia 28; a de setembro (Tema 3), no dia 30 do mês; a de outubro (Tema 4), no dia 30; e a de novembro (Tema 5), no dia 27.

  14. A Redação Nota 1000 é um concurso que visa selecionar e premiar as melhores produções textuais de estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou equivalente matriculados nas escolas estaduais. O certame também tem como foco o estímulo à leitura e à escrita como ferramentas de formação crítica e cidadã, além de contribuir com a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

  14. A iniciativa contempla estudantes regularmente matriculados nas unidades públicas jurisdicionadas aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), incluindo os que integram as modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Comunidades Tradicionais do Campo e Quilombolas, Escolas Famílias Agrícolas, Educação Escolar Indígena e Educação Profissional e Tecnológica.

  15. A competição será dividida em cinco ciclos, com temas diferentes a cada mês, de julho a novembro. As redações deverão ser feitas em sala de aula, em horário definido pela unidade escolar e sob supervisão de professor indicado. Os textos devem ser manuscritos, com letra legível, em formulário padrão disponibilizado pela SEC. 

  16. Cada produção deve ter entre 20 e 30 linhas, ser individual, inédita e original; obedecer ao gênero dissertativo-argumentativo; e abordar o tema correspondente ao ciclo.

  17. As correções das redações serão liberadas ao final de cada etapa, com critérios unificados e adaptações para as modalidades específicas. Cada redação poderá alcançar até 1.000 pontos. Serão premiados os três melhores textos de cada ciclo. Os estudantes classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão um notebook e um certificado de reconhecimento emitido pela Secretaria da Educação. Cada participante poderá ser premiado em apenas um ciclo. Caso tenha mais de uma redação selecionada, será considerada a que obtiver a maior nota.

  18. No Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar vinculado ao Governo do Estado e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), o cuidado com os bebês prematuros ganhou novos aliados: “os polvinhos de crochê”. Inspirada em estudos que comprovam os benefícios dessa prática, a equipe de fisioterapia implementou a iniciativa com o objetivo de oferecer ainda mais conforto e acolhimento nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos.

   19. A iniciativa chegou ao HRJ por meio do projeto "Migas Polvinhos", de São Paulo (SP), idealizado por Ana Bellucci. O projeto reúne um grupo de mulheres artesãs que, voluntariamente, produzem os polvos em crochê seguindo padrões internacionais de segurança, todos feitos com linha 100% algodão, esterilizados e destinados exclusivamente a hospitais que cuidam de crianças que nascem prematuras. Após a inscrição no projeto, o Hospital Regional de Juazeiro foi contemplado com a primeira remessa, que totaliza 20 polvinhos.

  20. O fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI/Neonatal), Salvador Junior, explicou que apesar de ser uma proposta simples, ela possui grande significado, pois os tentáculos do polvo, quando oferecidos aos recém-nascidos, lembram o cordão umbilical e o ambiente intrauterino. 

  21. “Essa semelhança traz aconchego, favorecendo a organização neuromotora, reduzindo o estresse e promovendo uma sensação de segurança essencial nesse início tão delicado. Embora não substitua nenhum tipo de tratamento, o polvo terapêutico funciona como um recurso complementar importante dentro da estratégia de cuidado humanizado que já é praticada na unidade”, explicou.

  22. Salvador Júnior destacou ainda que a chegada dos polvinhos representa um reforço importante no cuidado humanizado prestado aos bebês prematuros. “Ter esse projeto na nossa unidade é muito especial, pois, além de ser fácil de aplicar, ele soma ao cuidado que a gente já realiza. O polvo vai além de um objeto, ele representa carinho, acolhimento e atenção ao detalhe”, afirmou o profissional.

   23. No dia 13 de agosto, a Mega Leilões promove leilão noturno com imóveis pertencentes à Santa Casa de São Paulo. As propriedades incluem casas, apartamentos, imóveis comerciais, terrenos e vagas de garagem localizadas na capital. O evento será realizado exclusivamente pela internet, com lances já abertos no site www.megaleiloes.com.br.

  24. Os destaques vão de um apartamento de 27 m² na Liberdade, com lance mínimo de R$ 120 mil, a um imóvel comercial no Centro com área de 1.515 m², avaliado a partir de R$ 4,34 milhões.

  25. Os interessados devem se cadastrar no site da Mega Leilões (www.megaleiloes.com.br) para participar. Os editais, fotos e informações jurídicas de cada imóvel estão disponíveis online. Os recursos arrecadados serão destinados à Santa Casa de São Paulo, que utilizará os valores para reforçar sua atuação filantrópica na área da saúde.