Ato nacional reuniu movimentos socioambientais na Barra, em Salvador
MB , Salvador |
03/08/2025 às 12:30
Grupo na Barra
Foto: DIV
A bancada de oposição na Câmara de Salvador aderiu, na manhã deste sábado (2), na Barra, ao ato nacional convocado pelas entidades e movimentos que integram a Rede Converge Brasil, pelo veto total ao PL da Devastação (nº 2159/2021), que flexibiliza toda a legislação ambiental do país, sobretudo as regras de licenciamento. Além da líder Aladilce Souza (PCdoB), compareceram os vereadores Hamilton Assis e Eliete Paraguassu, ambos do PSOL, reforçando o apelo ao presidente Lula. A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) também marcou presença.
“Estamos aqui repudiando o PL da devastação, clamando ao presidente Lula para vetar todo p PL da Devastação. Veta tudo, Lula!”, declarou Aladilce. Segundo Hamilton, a luta precisa ser coletiva: “O povo brasileiro precisa fazer esse movimento para que o presidente Lula possa ter a segurança e a força para vetar esse projeto”. Eliete também convocou a sociedade civil a se somar aos movimentos socioambientais, “para barrar esse retrocesso na nossa legislação”.
*Tarifaço e escala 6 x 1*
Entre os movimentos que compareceram ao ato nacional estava o SOS Áreas Verdes, o Fórum a Cidade Também é Nossa, o Coletivo Stella Maris, SOS Buracão, Instituto Búzios, Gambá, Movimento Amabarra e SOS Mata Atlântica São Rafael. O ator Demian Reis fez a performance do Homem Floresta.
O ato fez parte da programação da Semana Nacional de Mobilização contra a Lei da Devastação, que segue até o dia 8 deste mês. O PL 2159 acaba com o licenciamento ambiental no Brasil, ao permitir o auto-licenciamento.
Entendido também como um ataque à soberania nacional, o PL foi uma das pautas de outra manifestação nacional, na sexta-feira (1º). Em Salvador o ato contou com caminhada do Campo Grande à Praça Castro Alves, também com a participação de vereadores da Bancada da Oposição, que protestaram contra o Tarifaço de Trump e a escala 6 x 1.