Política

MARCHA FURTA-COR NA BARRA CHAMA ATENÇÃO PARA SAUDE MENTAL DAS MULHERES

Reuniu mães, pais e crianças no Farol da Barra, com cartazes e faixas para sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental materna.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/05/2025 às 19:12
Mulheres fazem manifestação na Barra
Foto: ASCOM SPM
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Neste domingo (25), o cartão postal de Salvador foi o ponto de encontro para a conscientização e acolhimento. A Marcha Furta-Cor, um dos pontos altos da programação do mês de maio da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM-BA), reuniu mães, pais e crianças no Farol da Barra, com cartazes e faixas para sensibilizar a população sobre a importância da saúde mental materna. 

  2. A manhã começou com uma prática de yoga, promovendo bem-estar e conexão entre os participantes. Em seguida, o grupo caminhou em direção ao Cristo, levando a mensagem de cuidado e atenção integral à saúde das mulheres, especialmente no ciclo da maternidade. A marcha foi animada pelos tambores da Banda Tambores e Cores, acompanhada de um mini trio e puxada pela cantora Carmen Petrucci.

   3. A secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, participou da marcha e destacou a importância da mobilização, especialmente após a sanção da Lei Estadual nº 14.887, de 15 de abril de 2025. 

   4. "É muito importante falarmos sobre a saúde integral das mulheres, reconhecendo a importância fundamental do bem-estar mental durante a maternidade. A Marcha Furta-Cor é uma forma de dar visibilidade a essa causa, de unir vozes e de celebrar a vida e a força das mulheres", afirmou. A nova legislação prevê a realização de debates, palestras, cursos, capacitações, oficinas e seminários para sensibilizar e engajar a sociedade sobre a saúde mental materna.

   5. A psicóloga Bruna Taubert, mãe de três filhos e participante da marcha pela segunda vez, reforçou a necessidade de olhar com mais atenção para as mães. "O Maio Furta-Cor é extremamente importante, porque falar de saúde mental materna é falar sobre a gente ter um mundo mais saudável. As mães estão adoecendo porque estão sendo invisibilizadas. 

   6. O Maio Furta-Cor traz justamente essa sutileza, olhar para todas as maternidades, suas diversidades, enxergar as mães, suas vulnerabilidades, suas dores, e cuidar delas. Cuidar de quem cuida é essencial para a gente mudar o mundo", destacou.

   7. A instrutora de yoga Caroline Amorim, mãe de Maya, também ressaltou o caráter acolhedor da iniciativa. “Ao acolher mães, fortalecemos a vida. É muito importante ter esse momento de prática de atividade física, de cuidado com as mulheres, com a saúde e com o espírito. Esse espaço integrativo é fundamental e eu fico muito feliz em participar e contribuir para esse movimento tão necessário", afirmou.

   8. Idealizadora do movimento em Salvador, a psicóloga Ana Brandino celebrou a realização do quarto ano da marcha na capital baiana. “Conseguimos mobilizar bastante gente, muitas crianças que são o nosso futuro. Vieram vários homens, pais, conseguimos sair dessa bolha de falar sobre mães só para mães. A gente quer falar para toda a sociedade e conseguimos, trouxemos pais, avós, todo mundo”, comemorou.

  9. Além da secretária Neusa Cadore, estiveram presentes a presidente da Funarte, Maria Marighella — autora da lei municipal que institui o Maio Furta-Cor em Salvador —, a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mota, e diversos simpatizantes da causa.

  10. O Maio Furta-Cor é uma campanha aberta, que visa sensibilizar a população para a importância da saúde mental materna, com ações de conscientização realizadas ao longo de todo o mês de maio, quando se celebra, nacionalmente, o Mês das Mães.
                                                                    *****
   11. A partir da próxima semana, os usuários das linhas 1034 – Parque São Cristóvão/Barroquinha e 0125 – Parque São Cristóvão/Terminal da França contarão com mais conforto nas viagens. Quatro novos ônibus equipados com ar-condicionado e acessibilidade passarão a integrar a frota destas linhas, como parte do calendário de renovação da frota de Salvador que é realizado pelas concessionárias de transporte da cidade.

   12. Para marcar a entrega dos novos veículos, o secretário de Mobilidade de Salvador, Pablo Souza, realizará um ato simbólico na segunda-feira (26), às 8h, no final de linha do Parque São Cristóvão. Os novos veículos começam a circular nestes trajetos a partir de quarta-feira (28).

   13. Até o final de 2025, a capital baiana deve receber 590 novos ônibus climatizados. Além dos novos veículos que serão adquiridos pelos operadores, haverá também investimento viabilizado por meio de financiamentos que são adquiridos pela Prefeitura de Salvador junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Banco Mundial.

   14. O domingo (25) foi de novidades e conquistas para os moradores de Firmino Alves. O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado das secretárias da Educação (SEC), Rowenna Brito, da Saúde (Sesab), Roberta Santana, e do secretário da Agricultura (Seagri), Pablo Barrozo, além de outras autoridades, esteve no município para uma série de entregas e anúncios importantes nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e agricultura familiar.

  15. Para garantir uma escola moderna com estrutura completa para estudantes e professores, o governador assinou ordem de serviço para a construção da nova sede do Centro Educacional Monteiro Lobato, que vai funcionar em tempo integral. O investimento de aproximadamente R$ 22,3 milhões por meio Secretaria da Educação (SEC) contará com a realização das obras por meio da Conder. 

   16. A unidade contará com seis salas de aula, bloco administrativo, laboratórios, sala de leitura, sala multifuncional, restaurante estudantil, teatro, campo de Futebol Society com pista de atletismo, vestiário e a reforma do ginásio coberto existente.

  17. “Projeto de transformação da vida das pessoas. Essa escola foi a primeira a entrar na política de educação em tempo integral no estado da Bahia. Essa escola é mais uma das 417 que o governador está construindo na Bahia, seguindo esse padrão de qualidade que já entregamos. 

  18. E o mais importante, estamos entregando escolas não só em grandes municípios, mas também em pequenos, em aldeias, em assentamentos. E quando não requalificamos uma unidade existente, construímos uma nova – como é o caso daqui”, acrescentou Rowenna Brito. 

  19. A saúde do município também ganhou reforço. A população comemorou as entregas de uma ambulância; um veículo para Tratamento Fora do Domicílio (TFD); um carro administrativo; e kits para Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

  20. Já na área da agricultura familiar, produtores da região do Ingrunado, em Ibicuí, receberam dois tanques de resfriamento de leite, com capacidade de dois mil litros cada, entregues pela Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri).