Política

CNB LANÇA JONAS PAULO PRESIDENTE DO PT PARA BRECAR DOMINIO DE WAGNER

O senador Jaques Wagner vinha costurando alianças dom Eden e agora Rui e Jerônimo lançam nome antigo, mas que é forte (Com Ascom CNB)
Tasso Franco ,  Salvador | 12/05/2025 às 11:55
Jonas vai enfrentar Tássio se não houver consenso
Foto: DIV
  Na tarde desta sexta-feira, 09, o ex-presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, formalizou sua candidatura à presidência do PT baiano, representando a Corrente Nacional “Construindo um Novo Brasil” (CNB). A decisão foi resultado de  consenso entre os membros da corrente, que encontram em Jonas a possibilidade de unir e fortalecer o partido neste importante momento político. No fundo é para evitar que Jaques Wager se torne hegemônico com a possivel eleição de Tássio Brito. 

Em sua fala durante a inscrição, Jonas destacou a importância da união e da responsabilidade coletiva: resgatar o protagonismo político do PT. “Neste momento, a prioridade é resgatar o protagonismo político, afirmar a liderança do PT na coalizão, entusiasmar a militância para enfrentar os desafios de derrotar a direita e a extrema-direita na Bahia e no Brasil.”

Quem é Jonas Paulo?

Jonas Paulo, militante histórico da esquerda, carrega uma trajetória de resistência e engajamento social que o posiciona como um dos principais líderes do PT na Bahia. É o único presidente da história do PT da Bahia que foi eleito, reeleito e que elegeu seu sucessor. Desde sua juventude, Jonas se destacou no movimento cristão pelo socialismo e na luta pela liberdade durante a ditadura, além de ter participado da Reforma Agrária em Portugal e da luta pela independência em Angola. De volta ao Brasil, em Ibotirama, desde 1980, ele se dedicou ao movimento sindical e à fundação da CUT e do PT.

Com um legado marcante, Jonas Paulo é reconhecido por sua habilidade de diálogo e construção de unidade entre diversas tendências do partido. Sob sua liderança anterior, o PT cresceu significativamente: a bancada federal aumentou de 5 para 10 deputados e a estadual de 7 para 14, além de um expressivo incremento no número de prefeituras administradas. Sua atuação promoveu a organização partidária em 416 municípios, com um aumento considerável no número de vereadores.

Para os apoiadores, diante de desafios políticos e sociais, a candidatura de Jonas Paulo se torna essencial para mobilizar as forças do PT e enfrentar, contemporaneamente, as adversidades. “Guerreiro, a gente precisa de você. É com você que nós vamos, porque a Bahia precisa de quem abrace a política como um todo e não como uma parte. E você sabe fazer essa política”, declarou a vice-presidenta da Alba, Fátima Nunes.

Everaldo Anunciação, vice-presidente do PT nacional, destacou a dedicação e determinação de Jonas, elogiou seu comprometimento e enfatizou a importância de um debate fraterno dentro do PT, promovendo união entre os militantes. “No PT, não tem alguém que tenha mais dedicação, mais determinação para entregar-se ao dia a dia do PT. Eu acho que fui um bom presidente, eu acho que sou um bom militante, mas não sou melhor do que ele de jeito nenhum. Não sou! Não sou!” reconheceu Everaldo, durante o seu discurso.