Política

ENCONTRO DE LIDERES DEU EM NADA; GUERRA DA UCRÂNIA SEGUE COM ATAQUES

Macron e Zelensky fizeram questão de divulgar a foto
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/04/2025 às 11:14
Trump com Zelenski, Macron e Keir no Vaticano
Foto: Elysée
   Líderes mundiais se reuniram em Roma, antes do funeral do papa Francisco. O Palácio do Eliseu publicou neste sábado (26.abr.2025) uma foto de uma conversa do presidente Emmanuel Macron (Renascimento, centro) com os chefes de Estaso Donald Trump (Partido Republicano), dos Estados Unidos, Volodymir Zelensky (Servo do Povo, centro), da Ucrânia e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer (Partido Trabalhista, centro-esquerda). 

Um assessor do Palácio do Eliseu confirmou à agência Lusa que houve uma conversa “positiva” entre os líderes. O primeiro encontro entre Trump e Zelensky, que durou cerca de 15 minutos, aconteceu dentro da Basílica de São Pedro, antes do início do funeral do papa.  

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve uma “discussão muito produtiva” com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, antes do funeral do papa Francisco na Cidade do Vaticano, neste sábado, disse uma autoridade da Casa Branca.

Steven Cheung, diretor de comunicações da Casa Branca, afirmou que os líderes “se encontraram em particular hoje e tiveram uma conversa muito produtiva”.

Zelensky já havia expressado disposição para se encontrar com Trump enquanto estivessem na Itália, embora o americano não tenha dito a repórteres se planejava ou não falar com o outro chefe de Estado em Roma.

Os líderes não se encontram pessoalmente desde o bate-boca no Salão Oval da Casa Branca em fevereiro, no qual o Trump repreendeu Zelensky por não demonstrar gratidão suficiente pelo apoio americano na luta contra a Rússia.

GUERRA SEGUE (LE MONDE)

Volodymyr Zelensky diz neste domoingo que as forças ucranianas estão "continuando suas operações" na região russa de Kursk. O presidente ucraniano garantiu no domingo que o exército ucraniano continua suas operações na região russa de Kursk, contradizendo assim o anúncio feito ontem por Moscou sobre a "libertação total" desta área de fronteira pelas tropas russas.

“Nossas forças continuam suas operações defensivas ativas nas áreas designadas das regiões [russas] de Kursk e Belgorod”, disse Volodymyr Zelensky no Telegram. Autoridades militares ucranianas também rejeitaram no sábado as alegações do chefe do exército russo.

Suspeito é preso sob acusação de "ato terrorista" após morte de general russo em Moscou

O homem suspeito de matar um general russo na sexta-feira em uma explosão de carro perto de Moscou, cuja prisão foi anunciada no sábado, foi indiciado, anunciou no domingo o Comitê Investigativo da Federação Russa, responsável pelas principais investigações da Rússia. "O Gabinete do Procurador-Geral da Rússia acusou Ignat Kouzine de (...) atos terroristas, tráfico ilegal e fabricação de explosivos e dispositivos explosivos", disse o comunicado. O suspeito pode pegar prisão perpétua, de acordo com o código penal russo.

Três mortos e quatro feridos em novo ataque na região de Donetsk, dizem autoridades locais

Na manhã de domingo, "os russos já lançaram três bombas aéreas guiadas" sobre Kostiantynivka, causando "três mortos" e "quatro feridos", anunciou Vadym Filachkine, chefe da administração militar regional de Donetsk.