O que dirá a Oposição agora com essa derrapada apoiando um nome do governador ?
Tasso Franco , Salvador |
11/02/2025 às 12:42
O que dirá a Oposição agora?
Foto: DIV
Em outubro do ano passado a bancada da Oposição na Assembleia Legislativa fechou apoio ao candidato a presidência da Casa, Adolfo Menezes (PSD), mesmo sabendo que uma reeleição em 3º mandato seria irregular e que Adolfo era o candidato de Jerônimo Rodrigues, o governador, e de Otto Alencar, senador do PSD>
Na época, o lider da Oposição, deputado Alan Sanches (UB) declarou ao BN: “Estamos incondicionalmente com Adolfo Menezes, mas seguindo a resolução do PSD, estamos seguindo a mesma resolução, que apoiamos a mudança. Antes da votação da mesa, estamos esperando para ter muito mais tranquilidade, votar a alteração do regimento da Casa, informando que qualquer tipo de impedimento, a qualquer época, com qualquer presidente da Assembleia, as eleições devem ser convocadas pelo vice imediatamente. Em 24 horas. É isso apenas que queremos”.
Agora, veja declarações do mesmo lider ao Politica Livre: “A gente fez um amadurecimento através de uma conversa que a gente já vinha falando, primeiro virtualmente nos grupos, hoje a gente fez uma reunião de manhã e outra agora tarde, e nós nos reunimos, estavam presentes fisicamente 14 deputados e mais cinco a gente conseguiu o contato telefônico, e dessa forma a gente amadureceu que o melhor caminho neste momento é estar caminhando sem disputa com o Adolfo Menezes […] Não acredito que é um consenso com 62 deputados, acho que serão 62 deputados apoiando o Adolfo Menezes, e talvez apenas o Psol que lance como sempre a candidatura isolada”, afirmou.
Pelo menos uma coisa o lider acertou: o deputado Hilton Coelho (PSOL) foi o único que se insurgiu ao que chamou de "ilegalidade", "afronta à democracia" e se candidatou a presidência obtendo em 3 de fevreiro último apenas 1 voto, o seu.
Mas, imediatamente, entrou com um mandado de segurança no TJ BA arguindo a "ilegalidade" do pleito a Presidência e perdeu de nvovo. Recorreu, então, ao STF, e o ministro Gilmar Mendes determinou o "afastamento imediado" de Adolfo. Uma vitória estupenda de Hilton uma vez que lutou, sozinho, contra 61 deputados, incluindo a Oposição.
Como a Oposição entrou numa barca furada dessas se sabia que Adolfo era o candidato do governador Jerônio e de Otto Alencar declarações foram dadas nessas direção e fotos enviadas à imprensa e 'supostamente' também sabia que se tratava de uma eleição irregular?
Não existe justificativa plausível. Se a Oposição - com se diz - se opõe a Jerônimo e não a Assembleia isso não se sustenta na medida em que Jerônimo apoiava Adolfo e, como se verificou no decorrer do processo eleitoral, foram elas (governador e Otto) que "queimaram" a pretensão de Angelo Coronel Filho em ser presidente.
O que se denota aos olhos da opinião pública é que a Oposição na Assembleia derreteu. Não existe mais como força politica una, o deputado Luciano Araujo (Solidariedade), governista, já amealhou para o seu bloco os deputados do PL, e não sabe como ela (o que restou da Oposição) vai explicar ao eleitorado apoiar uma candidatura que era irregular. Adolfo, ontem, inclusive disse o seguinte: "Todo mundo já sabia que isso ia acontecer". Isto é, a sua destituição.
Só falta agora enterrar a Oposição porque as pás de cal já foram lançadas. Resta somente Hilton Coelho. (TF)