"Mais do que legislar, queremos humanizar ainda mais esta Casa, tornando-a um espaço acessível e próximo da população", afirmou a presidente. .
Tasso Franco , Salvador |
11/02/2025 às 19:12
Ao lembrar dos pais, Ivana chorou
Foto: Vaner Casaes
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Em razão do afastamento do presidente Adolfo Menezes, determinado em caráter liminar pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada Ivana Bastos (PSD), 1ª vice-presidente eleita no último dia 3 de fevereiro, tomou posse, na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. Em lágrimas ao lembrar dos pais, Fernando e Marília, falecidos em dezembro último, a deputada Ivana Bastos divulgou a seguinte NOTA OFICIAL:
2. “Em razão da decisão judicial que determinou o afastamento do presidente Adolfo Menezes, assumo a Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia com responsabilidade e compromisso. Quero ressaltar que esse afastamento está sub judice e, portanto, vamos aguardar com tranquilidade o rito processual.
3. No comando da ALBA, garanto que o nosso trabalho será pautado pelo respeito às instituições, à Constituição Estadual e aos interesses do povo baiano.
4. Reafirmo meu compromisso com a transparência, o diálogo democrático e a continuidade dos trabalhos legislativos com serenidade e dedicação. Durante este período, trabalharei em parceria com os meus pares para garantir a estabilidade institucional da ALBA, assegurando que as atividades parlamentares sigam com total eficiência.
5. A gestão do presidente Adolfo sempre foi marcada pela excelência, pelo compromisso com o progresso do estado e pelo respeito às instituições democráticas, e buscarei dar continuidade a esse legado.
6. Aguardaremos também a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorrerá entre 21 e 28 de fevereiro, respeitando o devido processo legal e os princípios democráticos que regem a nossa Constituição.
7. A Assembleia Legislativa da Bahia continuará desempenhando seu papel essencial na construção de políticas públicas que beneficiem toda a população, com diálogo, transparência e compromisso coletivo com o desenvolvimento do nosso estado. O trabalho desta Casa se dá de forma conjunta, com a dedicação de cada deputado e deputada, fundamentais na formulação e aprovação de iniciativas que impactam positivamente a vida dos baianos e baianas.
8. Atuarei com independência, mas em harmonia com o Executivo, Judiciário e Ministério Público, de forma a convergir os interesses maiores da Bahia, simbolizados nas pessoas dos chefes desses poderes: o governador Jerônimo Rodrigues; a desembargadora Cynthia Resende; e o procurador Pedro Maia.
9. Com muita satisfação, entro para a história como a primeira mulher, em 190 anos, a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia, um feito inédito na política estadual. Minha trajetória política reflete anos de luta e dedicação em favor do povo baiano. Este momento representa não apenas uma conquista pessoal, mas um avanço para todas as mulheres que batalham diariamente por mais espaço e voz na política.
10. Essa conquista não é só minha, mas de todas que enfrentam desafios e quebram barreiras para transformar o Parlamento em um espaço mais plural e representativo.
11. Quero que a nossa história sirva de inspiração para outras mulheres, para que acreditem que podem chegar onde quiserem. Sei que minha presença neste cargo reforça a importância da participação feminina na política e abre caminhos para que mais mulheres ocupem posições de liderança.
12. Mais do que legislar, queremos humanizar ainda mais esta Casa, tornando-a um espaço acessível e próximo da população. Conto com a colaboração de todos os parlamentares, servidores e sociedade civil para que possamos, juntos, fortalecer um Parlamento participativo e representativo, garantindo que as pautas essenciais da sociedade sejam debatidas com profundidade e compromisso.
13. Com fé em Deus, conto com o apoio de todas e de todos; de minha família, dos meus pares, deputados e deputadas; da nossa Mesa Diretora; do meu partido, o PSD; para cumprir esta importante missão, que é presidir, com honra e altivez, o Legislativo da Bahia”.
*****
14. A Secretaria da Administração (Saeb) contratou um sistema de Inteligência Artificial (IA) para conceder mais agilidade às licitações do Estado. A ferramenta de IA permitirá dar mais celeridade na confecção de documentos como o Estudo Técnico Preliminar (ETP), Matriz de Riscos, Termo de Referência (TDR), Editais, Contratos e Atas de Registro de Preços. O Gerador de Documentos Licitatórios (GDL) promete realizar, em poucos minutos, tarefas que os humanos levariam dias para executar.
15. A assinatura do contrato para a Secretaria da Administração utilizar o GDL ocorreu na manhã desta terça-feira (11), na sede da Saeb, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Participaram da formalização do acordo, o titular da pasta, o secretário Edelvino Góes, além de Frederico Welington Silveira Soares, diretor executivo da empresa Exponencial Consultoria e Tecnologia da Informação, responsável pelo desenvolvimento do sistema.
16. Documentos como o Termo de Referência, o Estudo Técnico Preliminar e a Matriz de Riscos, que fazem parte da fase interna dos processos licitatórios, podem ser elaborados em até 5 minutos cada. Dependendo da complexidade da licitação, a confecção da mesma documentação poderia levar 45 dias, ou mais, quando realizada por um ser humano.
17. A demanda por uma ferramenta para auxiliar os setores de licitações e contratos da Saeb surgiu da necessidade de atender aos requisitos da nova legislação sobre o segmento, a exemplo da Lei Estadual 14.634/2023. Para cumprir as novas exigências legais, a Saeb identificou, no mercado, o Gerador de Documentos Licitatórios (GDL), um sistema desenvolvido de forma pioneira por uma empresa baiana.
18. O GDL possui uma tecnologia que funciona como um assistente automatizado, que tem função de agilizar a elaboração da documentação dos processos, já em conformidade com as exigências legais. O sistema conta com uma ferramenta robótica que busca informações em um banco de dados próprio, parametrizado com dados e a legislação do Estado, para confeccionar os documentos licitatórios ou de contratação.
19. Caso não encontre parâmetros na base de dados própria, o sistema buscará informações na internet, em outros bancos de dados, sempre com fontes oficiais (outros órgãos públicos ou demais entes federativos). O GDL tem a capacidade de analisar, em curto espaço de tempo, grandes volumes de dados para identificar padrões, exigências e tendências relevantes aos processos licitatórios e de contratação, tudo em conformidade com a legislação vigente.
20. O secretário da Administração destacou a relevância da utilização da tecnologia para a modernização da gestão pública. “A Saeb vem investindo fortemente na agenda de transformação digital do Estado. A contratação do GDL é mais um passo nessa direção.
21. O sistema vai permitir o uso da Inteligência Artificial para que consigamos reduzir o tempo de elaboração dos processos. A solução possibilita que os principais documentos sejam gerados de forma mais célere, reduzindo o tempo, além de trazer benefícios como a diminuição de erros e a padronização de procedimentos. As instituições que não fizerem uso da Inteligência Artificial ficarão para trás”, analisou Góes.
22. Nesta semana, os moradores de Salvador poderão trocar resíduos sólidos por descontos na conta de energia, por meio do Vale Luz, projeto de eficiência energética da Neoenergia Coelba, regulado pela ANEEL, que incentiva o ciclo da sustentabilidade. De segunda (10) a sábado (15), os consumidores poderão aproveitar a ação itinerante em pelo menos dois bairros em cada dia da semana, seguindo a ordem de Campo Grande, Imbuí, Cajazeiras VIII e Plataforma.
23. Os endereços exatos dos pontos itinerantes e dos pontos fixos do projeto, podem ser acompanhados por meio do cronograma de atendimento do Vale Luz, disponível no site da concessionária, ou no documento anexado. Nos pontos de troca é possível entregar latas de alumínio ou garrafas PET e receber "Merrecas", moeda criada pela Neoenergia Coelba, que pode ser trocada por lâmpadas de LED, que consomem menos energia, ou revertida em desconto na conta de energia (cada Merreca equivale a 12 centavos).
24. O projeto Vale Luz também beneficia os clientes inscritos na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou moradores de comunidades populares com a substituição de lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e com vida útil estimada superior a 10 anos.