Política

LAVAGEM DO BONFIM MINGUA COMO EVENTO RELIGIOSO E VIRA POLITICO-MOMESMO

Quem tem capilê sobrando já pode pagar o IPTU de Salvador cota única com 7% de descontos
Tasso Franco ,  Salvador | 17/01/2025 às 19:17
Críticas com bloco organizado ao governador Jserônimo durante a lavagem
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Como evento religioso a festa popular da Lavagem do Bonfim minguou, encerrou um ciclo, se extingiu. Virou um movimento politico e carnavalesco com pouquissima religiosidade e pessoas e familias que vão ao cortejo com essa finalidade, de orar, de participar de uma caminha penitencial e os participantes ou fazem politica ou dançam e cantam sambas, pagodes e músicas. Até a igreja católica já identificou isso e criou uma caminha penitencial a partir dos Mares, todos os anos.

   2. Há de se dizer que sempre foi essa pândega na época das carroças e cavaleiros e seus cocos, até nelas, grupos de banjos e bandolins tocavam e cantavam. Mas, tudo tem um limite a agora extrapolou com mini-trios elétrios e trios medios. Naquela época, de fato, havia cantos, mas, de forma moderada e não o carnaval que se vê agora como vimos ontem. 

  3. É raro vê-se uma familia andando e subindo a colina apenas para orar e louvar ao santo dos santos. Ainda há, como também vimos ontem, nas proximidades do adro, mas, pouquissimas.

  4. E esse pré-carnaval e momentos da politica, em grande parte, são bancados pelo governo e pela Prefeitura nos elogios de um local ao prefeito no adro da colina com palanque armado e balões ao alto, como até um bloco carnaval com banda do Muzenza da Secretaria de Turismo. Não revelaram quanto gastaram nisso. 

  5. A festa ainda atrai alguns visitantes do interior da Bahia, mas, se tornou eminentemente da população de Salvador e do povo com alguns classe média e poucos ricos. Turistas estrangeiros, confesso que não vi, um ou outro.

   6. Alguém sair do seu estado ou do seu país para ver e participar de um pré-carnaval desorganizado do jeito que foi ontem não sai. Salvo, evidente, se a pessoa já estiver na cidade na alta temporada do verão.  Os baianos do povo estes sim, adoram e cantam e dança porque é de graça ainda que existissem grupos com cordas. 

   7. A quantidade de ambulantes e catadores de latinhas é imensa, centenas, milhares e a Lavagem do Bonfim expõe esse lado da pobreza de Salvador que ninguém consegue reduzir. Só Lula, por decreto, o qual segundo Sindônio já retirou 25 milhões da pobreza absoluta. Mas, ninguém acredita.

   8. Não somos daqueles que defendem mudanças por decretos, mas, o evento merece um debate pelos agentes do turismo e da cultura da cidade e do estado que, infelizmente, não se falam. 

   5. Agora, do jeito que as coisa vão ampliar-se-ão os palanques politicos e se tornará um festão pré-carnavalesco total com trios e desfiles de blocos. Neste 2025, foram 96 grupos cadastrados só no cortejo sem contar o Bonfim Light na Marina Contorno e no Amado, os sambas no Clube da PM e em Água de Meninos e otros tantos privês. (TF)
                                                                                     *****
   6. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) recolheu 973 itens irregulares ao longo do trajeto da deste pré-Carnaval. Foram 953 garrafas de vidro, 11 carros-prancha, quatro fogareiros ou churrasqueiras, três mesas de madeira ou ferro, além de um carrinho de mercado e um sombreiro. O uso de garrafas de vidro em eventos populares é proibido pela legislação municipal, devido ao risco que esses recipientes representam, mas estava sendo vendido à mancheiia R$10,00 a long-neck.

   9.  Os proprietários têm até 60 dias para solicitar a devolução dos itens apreendidos. O procedimento inclui a apresentação do contra-lacre (documento emitido no momento da apreensão), um documento de identificação com foto, a emissão e pagamento do DAM (Documento de Arrecadação Municipal). A retirada deve ser realizada no Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal, na Avenida San Martin, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

                                                                            *****
   10. O desenvolvimento tecnológico dos municípios da Região Metropolitana de Salvador começa a ser discutido na próxima terça-feira (21), no Webinar das Cidades Digitais da região, às 10 horas, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).

    11. O encontro virtual abre o calendário de atividades da iniciativa pelo país, que fomenta a modernização das administrações municipais por meio do compartilhamento de informações e soluções disponíveis implantadas nas cidades.

  12. Participam o Secretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Salvador, Samuel Pereira Araújo, o Diretor de Inovações Tecnológicas da Prefeitura de Mata de São João (BA), Hélio Alves Junior, e o Diretor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Madre de Deus, Victor Menezes.

   13. O Secretário de Governança de Criciúma (SC), Tiago Pavan, é outro convidado especial do evento para falar sobre a importância da Governança como chave para o sucesso das novas administrações municipais. O município catarinense é destaque quando o assunto é inovação, transparência e gestão tecnológica.

  14. De acordo com Pavan, a governança é fundamental para uma gestão pública eficiente, já que traz diretrizes claras e métodos de controle que asseguram o uso responsável dos recursos públicos, além de garantir maior transparência e que os objetivos estratégicos de uma administração municipal sejam alcançados. 

   15. “Para instituir uma governança eficaz, os primeiros passos incluem definir um planejamento estratégico claro, estabelecer políticas de controle e criar canais de comunicação acessíveis à população. Isso demanda a criação de uma estrutura organizacional que contemple áreas como tecnologia da informação, gestão de projetos, ouvidoria e transparência pública, promovendo o engajamento e a integração de equipes”, orienta o Secretário-Geral de Governo de Criciúma. 

   16. Conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, o Webinar das Cidades Digitais é um espaço para troca de informações e soluções que possam contribuir com o planejamento municipal inteligente. “O objetivo é apresentar ideias e modelos de como se investir em tecnologia para melhorar os serviços públicos e a qualidade de vida das pessoas”, destacou o diretor.

  17. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo https://sympla.com.br/rcd

  18. Desde o início da pandemia, o WebinarRCD tem mostrado, de norte a sul do país, como as administrações municipais têm avançado na implementação de governos digitais com eficiência e eficácia. Mais de 2.500 prefeituras, em 25 Estados, já participaram do evento nos quatro anos da iniciativa. O acervo de soluções para cidades inteligentes está disponível na TVRCD.
  
  19. A Prefeitura de Salvador iniciou o envio dos boletos da cota única e da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025. A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) estima que mais de 553 mil imóveis serão notificados. As guias de pagamento começam a ser entregues nas residências dos contribuintes a partir desta segunda-feira (20).

  20. Os contribuintes que optarem por adiantar o pagamento já podem emitir o documento no site sefaz.salvador.ba.gov.br, na aba de ‘emissão da 2ª via do IPTU/TRSD', ou presencialmente em um dos postos de atendimento espalhados pela cidade. Assim como nos exercícios anteriores, quem quitar o IPTU em cota única, até a data de vencimento, será beneficiado com o desconto de 7% no valor total.

   21. Com intuito de facilitar o cumprimento das obrigações fiscais junto ao município, a Sefaz disponibilizou, mais uma vez, diversas modalidades de pagamento. O IPTU 2025 pode ser quitado por meio da ferramenta Pague Fácil, no próprio site da secretaria, como em terminais de autoatendimento, agências bancárias credenciadas, casas lotéricas e internet banking.