Política

LIDERES POLITICOS MUNICIPALISTAS DESTACAM LEGADO DE LOMANTO JR A BAHIA

Governador do estado lamenta mortes de baianos com as chuvas
Tasso Franco , Salvador | 29/11/2024 às 19:02
Encontro na UPB
Foto: DIV
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. As celebrações pelo centenário do ex-governador da Bahia, Lomanto Junior, mobilizaram personalidades políticas, familiares e admiradores em eventos realizados na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na União dos Municípios da Bahia (UPB) e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).  

  2. Em cada espaço, o legado de Lomanto Junior foi enaltecido em discursos marcados por lembranças históricas. Os eventos atraíram políticos e autoridades de diversas correntes e personalidades influentes na Bahia. Lomanto Júnior foi prefeito de Jequié por três mandatos, governador da Bahia, senador, além de deputado estadual e federal.

  3. Hoje (29/11), em sessão na UPB, instituição fundada por Lomanto Júnior em 1964, ele foi exaltado como um símbolo do municipalismo e um exemplo de ética e dedicação à política. Seu neto, o deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil), destacou que, até o fim de sua vida, Lomanto Júnior manteve o compromisso com a causa do fortalecimento dos municípios. 

  4. “Essa homenagem é especialmente significativa, pois reflete a essência de sua trajetória política, que foi integralmente dedicada aos municípios. Ele buscou recursos internacionais, promoveu o desenvolvimento local e sempre acreditou que ‘Município forte, Brasil forte’", ressaltou Leur.

  5. O presidente da UPB, prefeito Quinho, ressaltou a importância de celebrar a trajetória do fundador da entidade, destacando como Lomanto Júnior, com suas ações em prol dos municípios, construiu um legado duradouro e se consolidou como uma figura histórica do municipalismo brasileiro.

  6. A homenagem também contou com a participação emocionada do prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), que chegou às lágrimas ao relembrar a história de Lomanto que encantou a Bahia e os seus pais que frequentemente cantavam o famoso jingle da campanha de Lomanto para o governo. 

  7. José Ronaldo também ressaltou a humildade de Lomanto Júnior, que, após ocupar os cargos de deputado estadual, deputado federal, governador e senador, decidiu retornar para ser prefeito de Jequié. “Nem todo mundo que chega a governador tem a grandeza de dizer: ‘Vou voltar para minha terra e ser prefeito’. Isso só faz quem tem coração; quem não tem, não faz”, declarou.

  8. O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), destacou o orgulho de Lomanto Júnior ser um jequieense, ressaltando as peculiaridades de sua personalidade carismática e o impacto marcante de seu trabalho na história da cidade.

  9. Na Assembleia, a homenagem que teve como proponente o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) contou com a presença do líder político ACM Neto, do ex-governador Paulo Souto, dos deputados federais Claudio Cajado (PP), Adolfo Viana(PSDB), Lídice da Mata (PSB), Paulo Magalhães(PSD), José Rocha (União), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcos Presídio, o conselheiro, Antonio Honorato, o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, o ex-deputado federal Leur Lomanto, filho do homenageado, o presidente da Assembleia, deputado estadual Adolfo Menezes e outros parlamentares. 

   10. O líder político ACM Neto destacou a importância de relembrar de alguém que contribuiu com a história da Bahia e do Brasil e do espírito conciliador e democrático de Lomanto Júnior, especialmente em um momento em que a política nacional enfrenta o radicalismo. 

  11. "Mais do que nunca, em um momento em que a política nacional enfrenta o radicalismo, a polarização e a falta de diálogo, lembrar de Lomanto é lembrar de alguém que era aberto ao consenso, ao diálogo, sensível e capaz de construir pontes. Hoje, o trabalho dele continua na figura do deputado federal Leur Lomanto Jr., que herdou muitas virtudes de seu avô e, para nossa alegria, representa o nosso partido e a nossa bancada na Câmara Federal”, afirmou.

   12. O ex-governador Paulo Souto destacou a personalidade cativante de Lomanto Júnior, lembrando sua postura sempre positiva e bem-humorada. “O que mais marcava era o jeito dele: um espírito de generosidade e amizade que conquistava a todos ao seu redor”, afirmou Souto.
                                                                    ****
   13. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) solicitou, ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), que o secretário Bruno Monteiro, titular da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) seja investigado por improbidade administrativa. A denúncia foi feita oito meses após o corte de R$700 mil nos repasses ao instituto. A verba corresponde a 85% do orçamento do equipamento. O MP-BA vai investigar se houve conduta inadequada. 

  14. Na documento enviado ao Ministério Público, o presidente do IGHB, Joaci Goés, solicita a instauração de um inquérito civil público, intimação dos membros da Comissão de Seleção da Secult-BA, responsabilização de agentes públicos supostamente envolvidos, além da suspensão do corte de verba e a tutela de urgência. A denúncia foi enviada no dia 18 deste mês. 

  15. Após a confirmação, nesta sexta-feira (29), das mortes dos jovens Amanda Teles e Paulo Andrade, vítimas de ocorrências decorrentes das últimas chuvas, em Dias D’Ávila e Salvador, respectivamente, o governador Jerônimo Rodrigues se manifestou nas redes sociais. “Recebi com muita tristeza a confirmação das mortes. Presto minha solidariedade aos amigos e familiares neste momento de profunda dor”, lamentou.
 
  16. O governador afirmou que a parceria com as prefeituras municipais tem sido fundamental neste momento, e revelou ter mantido contato com os prefeitos de Salvador, Bruno Reis, e de Dias D’Ávila, Alberto Castro, “para garantirmos que todos os esforços sejam empregados no amparo àqueles que mais precisam”.
 
  17. Ainda na publicação, Jerônimo destacou a atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) nas buscas pelas vítimas. “Agradeço todo esforço e empenho ininterruptos dos Bombeiros, nos últimos dias, não só nestas duas ocorrências, como em todas as cidades - impactadas pelas fortes chuvas - onde tem sido necessária a sua atuação”, e completou: “ressalto também o apoio da comunidade e o trabalho decisivo da Defesa Civil estadual e da Secretaria de Saúde do Estado para garantir o suporte necessário aos baianos e baianas de alguma forma afetados pelas chuvas”.

  18. Salvador sediará o 11º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial & Conferência Internacional de Turismo Criativo. A abertura oficial será nesta segunda-feira (2), às 14h, no Cine Glauber Rocha, no Centro, e contará com a presença de autoridades, como o prefeito Bruno Reis e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

   19. A programação se entende até o dia 5 com a realização de palestras, debates e painéis, na Casa das Histórias, no Comércio. Promovido pela Prefeitura de Salvador, pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) e pela Creative Tourism Network, o evento tem o tema central: "Turismo Criativo, Patrimônio Vivo: Inovação e Parcerias para Revitalizar Cidades Históricas e Patrimônio Mundial".  

   20. Em sintonia com os desafios da comunicação contemporânea, o evento também terá um olhar atento para a comunicação em sítios de patrimônio. Serão debatidas estratégias para melhorar a sinalização e a criação de centros de interpretação eficazes, facilitando assim a compreensão e apreciação do público pelo patrimônio.

   21. Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio cultural através da Integração entre Turismo Criativo e Patrimônio Mundial, o encontro reunirá gestores públicos e privados, pesquisadores, especialistas e profissionais de diversas áreas para trocar experiências e debater soluções criativas para os desafios atuais.

   22. Para o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Gegê Magalhães, o evento será um marco para a cidade de Salvador e para o Brasil, incentivando um turismo mais criativo, inclusivo e alinhado com os objetivos globais de sustentabilidade. “Serão quatro dias de debates sobre a integração entre o turismo e economia criativa, aprimoramento da comunicação nos patrimônios, compartilhamento de cases de sucesso e oficinas técnicas interativas”, frisa.

   23. A abertura também terá a presença de Hermano Queiroz, superintendente do Iphan na Bahia; de Cleber Rodrigues, gerente de Marketing da Infraero; além de representantes do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Unesco, Embratur, Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Creative Tourism Network Organização dos Estados Ibero-americanos no Brasil (OEI) e Sebrae.

   24. O evento traz debates sobre “Títulos Globais, Impactos Locais: Estratégias Para Preservar Patrimônio, Promover Turismo e Fomentar a Economia Criativa”, “Patrimônio Cultural como Propulsor da Economia Criativa e de Destinos Criativos”, “Protegendo o Patrimônio - Mudanças Climáticas e Mitigação dos Impactos” e “Tecnologia, Inclusão e Acessibilidade em Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial”. As inscrições e informações sobre a programação estão disponíveis no site https://cidadeshistoricas.cnm.org.br