Política

COM 267 VOTOS NO COLÉGIO ELEITORAL TRUMP ESTÁ PRATICAMENTE ELEITO

Uma derrota acachapante do Partido Democrata
Tasso Franco , Salvador | 06/11/2024 às 07:28
Trump já discursa como presidente eleito
Foto:
  Antes mesmo que a imprensa ou institutos de pesquisa eleitoral pudessem oficializar a vitória de Donald Trump sobre Kamala Harris nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, líderes mundiais se manifestaram e parabenizaram o republicano antecipadamente pela vitória no pleito. 

Na madrugada desta quarta-feira, 6, as projeções apontavam a vitória de Trump em pelo menos 26 estados, contabilizando 267 delegados dos 270 necessários para confirmar a eleição. Harris, por sua vez, venceu em 17 estados e no Distrito de Columbia, totalizando 224 delegados. 

Trump, ainda, leva vantagem nos estados remanescentes: Michigan, Wisconsin, Nevada, Arizona e Alasca. Caso ele vença em mais algum Estado, sua eleição estará oficialmente confirmada.

Bolsonaro grava vídeo em apoio a Trump e diz que volta do republicano ‘é certeza de um mundo melhor’:

Play

Unmute
Anúncio 2 de 2 -
Duration 0:13

Vitória republicana no Congresso

Além da eventual vitória de Trump, o Partido Republicano conquistou a maioria no Senado e também está perto de confirmar a superioridade na Câmara, além de já ter a maioria dos governadores eleitos. 

Bolsonaro parabeniza Trump
Em postagem no X (antigo Twitter), Jair Bolsonaro (PL) parabenizou Donald Trump pela vitória, mesmo sem nenhum resultado oficial, e afirmou que o eventual triunfo do candidato republicano é o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro.

Antes de projeções confirmarem vitória, líderes mundiais reagem a reeleição de Trump
Após conquistar importantes vitórias em estados-chave nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump chegou a 267 dos 270 delegados necessários para assegurar a reeleição. Na madrugada desta quarta-feira, 6, Trump discursou como presidente eleito a apoiadores, na Flórida. 

Ainda que as projeções não oficializem, até o momento, a reeleição de Trump, líderes mundiais já repercutem o resultado das eleições nos EUA. 

O primeiro a se manifestar sobre a vitória de Donald Trump foi o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Em uma postagem na rede social X, o israelense afirmou que a reeleição de Trump é 'a maior volta da história. "É um poderoso recompromisso à grande aliança entre EUA e Israel", escreveu. 

O presidente francês Emmanuel Macron também parabenizou Donald Trump e afirmou estar pronto para 'trabalharem juntos' assim como fizeram por outros quatro anos.