Política

CAPITAL BA FUNDADA PELOS LUSOS VIRA SALVADOR CAPITAL AFRO EM FESTIVAL

A Defensoria Pública da União (DPU) – por meio do projeto itinerante DPU nas Comunidades – retorna a Santo Antônio de Jesus para realizar atendimento jurídico gratuito à população entre os dias 6 e 8 de novembro.
Tasso Franco ,  Salvador | 05/11/2024 às 19:34
A África é aqui
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.  O Festival Salvador Capital Afro inicia sua terceira edição nesta quarta-feira (6), às 8h30, com uma cerimônia de abertura no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro Histórico de Salvador.

   2.  Celebrando a economia criativa e o empreendedorismo negro, o evento, que acontece até a próxima sexta-feira (8), reúne artistas, empreendedores e profissionais da cultura com uma programação que inclui painéis, oficinas e showcases.

    3. A abertura contará com as presenças da vice-prefeita Ana Paula Matos; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho; da secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento; do subsecretário de Cultura e Turismo e coordenador do Programa Salvador Capital Afro, Walter Pinto; da diretora de cultura de Salvador e coordenadora do Festival, Maylla Pita; do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Romário Almeida; do presidente do Conselho de Comunidades Negras, Evilásio Rebouças; e de Nilzete Santos, membro do Comitê de Afrofuturismo.  

   4. Primeiro negro medalhista olímpico da natação brasileira, Edvaldo Valério palestra para alunos da rede municipal

   5. "Para alcançar a vitória e ser um medalhista olímpico, devo muito aos meus pais, meu treinador, Sérgio Silva, e ao Gustavo Borges. Pessoas que fizeram parte desse processo e participaram efetivamente dessas conquistas. Para quem vive de esporte em Salvador, saindo do bairro de Itapuã, preto e pobre, chegar a uma Olimpíada era algo considerado impossível, mas eu fui lá e fiz".

   6. O relato de Edvaldo Valério, medalhista olímpico em Sidney 2000, atualmente diretor de Esportes da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), serviu de inspiração para diversos alunos que participaram da palestra "Trajetória de Esportista Campeão", nesta terça-feira (5), no auditório da Organização do Auxílio Fraterno (OAF), no bairro da Liberdade.

  7. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) - em parceria com a Sempre e a OAF -, o evento, que será realizado novamente na quinta (7), tem por objetivos possibilitar aos estudantes do Ensino Fundamental - anos finais da rede pública de ensino -, motivação e desenvolvimento de prática esportiva, além de levar a história de um dos esportistas baianos mais consagrados no cenário olímpico mundial.

   8. Filho de nadador, Valério iniciou sua trajetória no esporte aos três anos, que culminou em sua meteórica aparição na final do revezamento 4/100 nas Olimpíadas de Sidney, garantindo o bronze para o time brasileiro naquela edição dos Jogos. 

   9. "Para mim, sempre foi importante, ainda mais nesse papel que hoje eu exerço, ser uma referência. Era uma coisa que eu sentia bastante na época que eu era atleta: a falta de referência, em quem me espelhar, em quem me identificar. E eu trago, por exemplo, nesse momento aqui, a minha experiência de vida e minha experiência esportiva, que refletem, imagino eu, a vivência de todos esses jovens, de famílias carentes, famílias pobres, humildes.

   10.  E mostrar que, ainda assim, diante dessas adversidades, eu consegui chegar onde pouca gente acreditava, que era um sucesso: no pódio, me tornando, então, uma grande referência no âmbito esportivo", ressaltou o campeão. 

  11. A Faculdade de Ciências da Saúde - IGESP (FASIG), instituição de ensino superior especializada em saúde, anunciou o patrocínio do III Congresso Internacional de Enfermagem Forense (CIEF), que será realizado de 6 a 8 de novembro, na Universidade Federal de Brasília (UnB), no Distrito Federal. O evento, promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (SOBEF), é um dos maiores congressos científicos da área no Brasil.

  12. Com o tema “Conectando profissionais, fortalecendo a prática e ampliando horizontes”, o III CIEF reunirá especialistas de todo o mundo para dialogar sobre os avanços e desafios da Enfermagem Forense - área que tem crescido significativamente no país, principalmente em contextos legais e judiciais, e ganhado reconhecimento como uma especialidade. 

  13. O congresso contará com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos, proporcionando aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimento e trocar experiências com figuras de destaque na área. 

  14. Para o professor Donato Medeiros, coordenador da pós-graduação em Urgência e Emergência da FASIG, que aborda a Enfermagem Forense, a participação da instituição no III CIEF será importante para reforçar o comprometimento da universidade com a formação de profissionais capacitados.  

  15. "A Enfermagem Forense é uma área em ascensão e a FASIG está se estabelecendo como uma referência neste contexto. Eventos como o Congresso Internacional de Enfermagem Forense são fundamentais para promover o debate e o aprimoramento técnico-científico dos profissionais que atuam nesse campo. 

   16. A instituição, comprometida com a qualidade de ensino e a formação de profissionais capacitados, tem muito a contribuir para o desenvolvimento e a consolidação da especialidade no país", destaca o professor, que já foi presidente da SOBEF e articulou a participação da FASIG no evento.

  17. Já Patricia D'Alessandro, diretora de marketing da FASIG, ressalta o impacto da contribuição da instituição em eventos que promovem o ensino, a pesquisa e a atualização profissional. "O patrocínio reafirma o nosso compromisso com a excelência acadêmica e a promoção do conhecimento científico. Estamos orgulhosos de apoiar um evento de tamanha relevância. Isso demonstra a importância que atribuímos a um mercado atualizado com as melhores práticas", destaca.

                                                         *****
  18. Como parte das ações do Festival Salvador Capital Afro 2024, evento articulado para desenvolver o afroturismo, posicionando a cidade como destino destaque no segmento, o escritor do Benin Tèju Baba realizará o lançamento do livro "Os 50 Pioneiros Africanos". O evento acontece nesta quarta-feira (7), às 14h30, na Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, no bairro do São Gonçalo do Retiro.

   19.  A atividade ocorrerá através de uma apresentação especial para crianças e jovens da rede municipal de ensino de Salvador, bem como assistidos pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

   20. A apresentação tem caráter interativo e lúdico, totalmente voltado ao público infantojuvenil, e reforça o compromisso da Prefeitura em dialogar com as comunidades locais, celebrando as contribuições africanas. Também visa promover o incentivo ao aprendizado de outro idioma, ampliando o acesso cultural para jovens e crianças soteropolitanas.

   21. Ao final, será aberta uma sessão de perguntas com o autor, permitindo que as crianças conheçam mais sobre as histórias dos pioneiros africanos, seguidos de uma sessão de autógrafos e distribuição de exemplares do livro, tornando a experiência um marco de aprendizado e inspiração cultural.
  
  22.  O artigo que mostra o esforço da Embasa para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa, com a implantação do serviço de esgotamento sanitário em áreas de ocupação informal em Salvador, utilizando o sistema condominial de esgoto, aparece como referência e de maior relevância no assunto na Enciclopédia para a Saúde Pública Mundial (Research Encyclopedia of Global Public Health), da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

   23. O assessor da Diretoria de Operações da Região Metropolitana, Júlio Mota, um dos autores do artigo, explica que, na modalidade condominial, os materiais utilizados são os mesmos, mas, as soluções técnicas são simplificadas, como a profundidade de assentamento das tubulações. 

   24. “Além disso, o sistema condominial permite que as tubulações da rede coletora sejam implantadas mesmo em locais onde não existe arruamento, o que inviabilizaria a adoção da técnica convencional”, explica Júlio.

  25. O Shopping Barra inaugura, no próximo dia 07 de novembro (quinta-feira), às 18h, sua programação natalina com a tão aguardada chegada do Papai Noel e um grande espetáculo de músicas, luzes, muita dança e experiências sensoriais inesquecíveis. O show acontece na entrada principal do Shopping (Barra Gourmet - embarque/desembarque). 

  26. O ápice da celebração vai ocorrer na Praça Central Euvaldo Luz, às 19h, quando o Papai Noel acende as luzes do cenário interativo, oficializando a abertura do Natal do Shopping Barra. Durante a noite mágica, as crianças vão poder ainda fazer fotos, entregar suas cartinhas com pedidos especiais e conversarem com o Papai Noel em seu trono, localizado no L4 - Leste.

  27. A festa continua durante quatro dias, até o fim de semana, com o Festival Natalino, sempre às 18h.  Na sexta (08), tem espetáculo especial da Cia On Brodway e apresentações surpresas. No sábado (10) e domingo (11), os shows, com produção assinada por Flávia Godeiro, seguem contagiando adultos e crianças, com participação de personagens encantados, no Natal mais brilhante de todos, como: o Grand Maestro, a Bailarina Harmonia, Madame Melodia, Senhora Hit, Sr. Hip, Tom, Meio Tom, Semi Tom, Madame Serenata e Noeletes Notas Musicais. Os espetáculos vibrantes prometem inspirar o público com uma história emocionante sobre amor, harmonia e tradição natalina.
   
   28. "A experiência da Embasa em esgotamento sanitário de áreas de baixa renda serve de exemplo para ser replicada em outros países da América Latina, África e Ásia, que já visitaram a empresa para conhecer o modelo. Isso credencia a Embasa como centro de treinamento mundial desta tecnologia, que ajudará a sanear extensas áreas do mundo em desenvolvimento", ressalta Júlio.

   29. Da década de 1990 até hoje, a Embasa ampliou a cobertura domiciliar dos serviços de coleta e tratamento de 26% para cerca de 90%, um dos maiores índices de cobertura de esgotamento dentre as capitais do país.

  30. A Defensoria Pública da União (DPU) – por meio do projeto itinerante DPU nas Comunidades – retorna a Santo Antônio de Jesus para realizar atendimento jurídico gratuito à população entre os dias 6 e 8 de novembro. A ação acontecerá na sede 6ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia, na rua Ulysses Guimarães, 01, São Cristovão.

  31. Podem procurar pelo serviço cidadãos que estejam com problemas na concessão do Bolsa Família ou que tiveram os pedidos de aposentadorias, benefício de incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), pensão por morte, salário-maternidade, benefício de prestação continuada (BPC-LOAS), entre outros, negados ou suspensos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

  32. Os interessados devem comparecer ao local munidos dos documentos pessoais (carteira de identidade e CPF), comprovantes de endereço, carteira de trabalho, além dos documentos relativos ao caso específico (negativas do INSS, relatórios médicos, certidão de óbito etc.)

  33. O DPU nas Comunidades tem como objetivo oferecer assistência jurídica gratuita a pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade social, em locais onde não há unidades da instituição. A ação tem como público-alvo famílias com renda familiar de até 2 mil reais, em situação de vulnerabilidade social, impedidas de contratar um advogado sem prejudicar o próprio sustento.