Política

A VIOLÊNCIA NA BAHIA: ACM NETO DIZ QUE JERÔNIMO É NEGACIONISTA

Em pronunciamento nas redes sociais ACM Neto diz que Jerônimo e seu partido são os responsáveis pela violência na Bahia, pois, governam o estado há 18 anos
Tasso Franco ,  Salvador | 21/10/2024 às 18:05
ACM NETO
Foto:
     MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, chamou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), de “negacionista” da violência no estado. A acusação se deu após o petista falar que o problema na segurança pública “é nacional”.

   2. Neto comparou a postura de Jerônimo à de negacionistas da pandemia, afirmando que o governador ignora a gravidade da crise de violência. “Basta o senhor ler os comentários em qualquer publicação sobre esse tema nas redes sociais. As pessoas estão assustadas, alarmadas”, afirmou o ex-prefeito de Salvador. Ele também destacou que a fala do governador foi feita após “uma das semanas mais violentas dos últimos anos no estado”.

  3. O ex-prefeito de Salvador acusou Jerônimo de responsabilizar opositores e críticos pela situação, em vez de admitir as falhas de sua gestão. Para ACM Neto, a crise na segurança pública é resultado da “incompetência” do governo do PT, que há 18 anos administra a Bahia. “Os policiais hoje também são vítimas dessa gestão. A responsabilidade não é deles, é do senhor e do seu partido”, frisou.

  4. Neto desafiou Jerônimo ao dizer que, apesar dos problemas de segurança pública serem uma questão nacional, “nenhum estado vive uma situação tão grave quanto a Bahia”. Ele relembrou ainda a recente oferta de ajuda feita pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como um exemplo de que Jerônimo deveria “ter humildade para reconhecer o problema”.
                                                                                 ****
   

   5.   Nas próximas duas semanas, os moradores da região do Uruguai que precisarem solicitar serviços da Embasa poderão contar com o atendimento itinerante da empresa no Shopping Outlet, conhecido ponto comercial situado na rua do Uruguay, 753. O serviço funcionará das 9h às 16h e vai até o dia 1º de novembro. Neste sábado (26), a ação acontecerá em evento na praça da Revolução, em Periperi. 

  6. A ação, realizada periodicamente nos bairros de Salvador e região metropolitana, já é um sucesso e disponibiliza serviços como segunda via de conta, ligação ou religação de água, revisão de fatura, cadastro na tarifa social e negociação de débitos, dentre outros. Para ser atendido, o titular da conta deve levar documento oficial com foto e comprovante de ligação com o imóvel, como conta de água ou luz. 
Com o atendimento itinerante, que é presencial, os moradores têm mais uma oportunidade de acessar os serviços da 
  
  7. Embasa com praticidade e rapidez. No local, além dos serviços oferecidos, os clientes contam também com orientações da equipe social da Embasa sobre o uso econômico da água tratada, a importância da caixa d’água e informações sobre os serviços de água e esgotamento sanitário.
   
  8.  a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária (Visa), realiza nesta terça (22) e quarta-feira (23) as atividades de educação em saúde para baianas de acarajé e mingau, pipoqueiros e barraqueiros e demais atividades de comida de rua, das 8h às 16h, na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS).

   9. O treinamento para manipulação de alimentos em festas populares e Natal Luz abordará os cuidados sanitários que devem ser adotados para a comercialização de alimentos, desde o transporte até o local de venda e o acondicionamento dos produtos em vias públicas.

   10. A Visa vai orientar ainda sobre a temperatura adequada para conservação; cuidados com o preparo de bebidas e gelo; monitoramento e controle de segurança dos alimentos, com o intuito de reduzir os riscos de contaminação por bactérias, vírus, parasitas e produtos químicos prejudiciais à saúde da população.

   11. A iniciativa abordará também os cuidados pessoais de higiene e saúde do trabalhador, bem como a aparência e o acolhimento aos clientes.

   12. A diretora da Vigilância à Saúde (DVIS), Andréa Salvador, explica que os presentes serão treinados e certificados para reforçar a necessidade de aprimoramento profissional. “Assistir esses profissionais e levar o conhecimento é uma forma de estimular a profissionalização desses trabalhadores. Dessa forma, garantimos que cada um possa levar os seus produtos com mais rigor sanitário e beneficiar a saúde de milhares de pessoas que vão consumir.

  13.  Essa ação acontece todos os anos e, com a alta procura da nossa cidade durante o calendário de festas, vamos antecipar essas atividades de educação em saúde, no intuito de qualificar nossos profissionais nos serviços de alimentação e bebidas. Educar para prevenir é o lema da saúde, dessa forma, teremos trabalhadores bem mais preparados e sensíveis com a qualidade dos serviços que serão oferecidos”, pontua a diretora.

  14. A concessão de vistos americanos para brasileiros aumentou 4,6% em agosto de 2024, totalizando 110.995 autorizações. Este é o terceiro maior número do ano e o quarto maior da história. Além disso, é a primeira vez que o volume de emissões ultrapassa cem mil em quatro meses dentro de um mesmo ano.

  15. Os dados fazem parte de um levantamento da consultoria Viva América, que monitora mensalmente os sistemas de processamento de vistos do Departamento de Estado dos EUA ao redor do mundo. No acumulado do ano, já são 802.787 emissões, alta de 3% sobre o mesmo período de 2023.

  16. “Historicamente, no segundo semestre registra-se uma quantidade menor de emissões, pois as pessoas se planejam com antecedência quando planejam vir para os Estados Unidos e já começam a se programar no começo do ano”, explica Rodrigo Costa, CEO da Viva América. “Contudo, o que temos observado, do ano passado para cá, quando a Embaixada passou a acelerar o processo de emissão e disponibilizar mais horários de atendimento para o público, é que o segundo semestre ficou levemente mais aquecido.”

  17. Por isso, o especialista, que vive em Orlando há dez anos e já ajudou imigrantes de 32 países a obter vistos de trabalho, turismo e residência permanente para a América do Norte, acredita ser "muito provável" que, em 2024, a Embaixada e os consulados dos EUA no Brasil superem o recorde de 1,15 milhão de vistos para brasileiros, alcançado em 2023.

  18. Em agosto, o visto mais concedido para brasileiros foi o B1/B2, nome oficial do visto de turismo e negócios. Foram 105.55 emissões – ou 95% do total.

  19. A lista é completada pelo J-1 (798), de intercâmbio; o L-2 (591), para dependentes de L-1; o F-1 (546), de estudante; e o L-1 (431), voltado para executivos transferidos do Brasil e empresários que vão empreender na terra do Tio Sam. 

  20. “O L-1, em especial, tem crescido muito nos últimos anos, indicando um maior intercâmbio empresarial entre os dois países, inclusive por meio da internacionalização de negócios para os EUA”, comenta Costa. 

  21. O Atleta Serginho, também conhecido como Escadinha, continua inspirando diversas gerações de brasileiros com sua jornada no esporte. E nesta terça-feira, 22, ele é o convidado da Inspira Rede de Educadores, junto com o CEO do grupo, André Aguiar, para um encontro com as famílias dos estudantes das escolas sob sua administração: Colégio São Paulo, Anchieta e Portinari. O evento será realizado às 19h no Hotel Fiesta, no Itaigara. 

  22. Eleito o melhor líbero da história do vôlei e o único jogador, em sua marca, a ser reconhecido como MVP (Jogador Mais Valioso) da Liga Mundial de 2009 e a disputar quatro finais olímpicas consecutivas entre 2004 e 2016. No evento, o atleta vai inspirar as famílias contando parte de sua biografia, também registrada em livro escrito por Daniel Bortoletto e lançado em 2017: Degrau por degrau – a trajetória de Serginho, de Pirituba ao Olimpo. 

    23. Além da palestra de Serginho, o evento recebe André Aguiar, CEO da Inspira Rede de Educadores, que apresentará um panorama com as últimas tendências educacionais no Brasil. Aguiar administra uma rede de escolas com quase 40 marcas em 104 escolas espalhadas por 18 estados do Brasil