Política

A TRAGÉDIA DA SERRA DOS CORREIAS, HELIÓPOLIS: VITIMAS SÃO SEPULTADAS

Equipe do MEC que atua com situação dessa natureza deveria ir a Heliopolis
Tasso Franco , Salvador | 19/10/2024 às 19:53
Adrielle, Jonathan e Fernanda
Foto: REP
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Foram sepultados em Heliópolis os corpos dos jovens mortos na Escola Municipal Dom Pedro I. A população da cidade está perplexa, as autoridades civis e policiais, todos em busca de alguma explicação para o que aconteceu. O jovem que atirou nos colegas e depois de matou não tinha antecedentes de violência, nada que pudssse levantar alguma suspeita. Houve um ato impensado, imprevisível, em sala de aula com a presença de 9 pessoas inclusive uma professora. Somente a psicologia funcional pode dar uma pista ou ao menos uma explicação. São ações cerebrais que ninguém consegue controlar.

  2. Uma equipe da SEC/BA formada por sete profissionais das áreas de psicologia e serviço Social atua junto às famílias e comunidade. O trabalho conta, ainda, com o apoio de servidores da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), por orientação do governador Jerônimo Rodrigues. O atendimento no município vai permanecer até que seja necessário. 

  3. A SEC também contribui através da experiência que resulta do trabalho desenvolvido nas escolas da rede estadual, como parte do currículo, voltadas à prevenção ao bullying e ao combate a todo tipo de violência, preconceito e discriminação, bem como ao fomento à cultura de paz.

  4. O adolescente, de 14 anos, que causou a morte de três colegas, além dele mesmo, em uma escola de Heliópolis, no Nordeste baiano, não tinha registro de casos de violência. A informação foi divulgada neste sábado (19) pelo delegado titular do município, Thiago Alves Cunha.

  5. “Não há nenhum registro, nem em Conselho Tutelar, nem Cras nem Creas, sobre a vida pregressa desse adolescente”, disse o delegado. Segundo ele, três pessoas já foram ouvidas, incluindo o pai do jovem, que disse não saber como o filho conseguiu a arma e cometeu o crime.

  6. A arma usada no ataque já foi apreendida, e uma perícia vai identificar o proprietário dela. Ainda segundo o delegado, no momento do ataque havia nove estudantes na sala, além de uma professora.

  7. O fato ocorreu na tarde de sexta-feira (18) na localidade de Serra dos Correias, zona rural de Heliópolis. Um dos alunos entrou em uma sala e atirou contra colegas.

  8. Foram a óbito os adolescentes Adrielle Vitória Silva Ferreira, Fernanda Souza Gama e Jonathan Gama Santos, todos com 15 anos, além do atirador, de 14.
  
  9. O prefeito reeleito de Heliópolis, Mendonça (MDB), se pronunciou nas redes sociais sobre o massacre no Colégio Municipal Dom Pedro I, localizado no povoado de Serra dos Correias, zona rural da cidade, na tarde de sexta-feira, 18. A tragédia vitimou quatro adolescentes, entre 14 e 15 anos.

  10. "Venho a público expressar meu mais profundo pesar pela tragédia que abalou nosso município. Hoje, perdemos de forma prematura e trágica quatro jovens alunos da Escola Dom Pedro I, cujas vidas foram interrompidas de maneira irreparável", inicia a nota publicada nas redes sociais do político, neste sábado, 19.

  11. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está em articulação com o Ministério da Educação (MEC) e a Prefeitura de Heliópolis para atender a comunidade escolar e famílias atingidas pela tragédia. O MEC já disponibilizou uma equipe especializada em desastres, para lidar com situações traumáticas e violentas em espaços escolares.

  12. Os profissionais também são  especializados em reconstituição de laços com a comunidade e a escola.  Em paralelo a essas medidas, a SEC continua dando todo apoio ao município, por meio, principalmente do Núcleo Territorial de Educação 14.
                                                                            ****