Política

GERALDO JR DIZ QUE SUA DERROTA EM SSA É DO GRUPO POLITICO COMO UM TODO

Jaques Wagner vai fazer cirurgia e se afasta da liderança
Tasso Franco , da redação em Salvador | 15/10/2024 às 18:20
Geraldo Jr é o vice-governador e integra o MDB
Foto: Feijão Almeida
     MIUDINMHAS GLOBAIS:
   
  1. O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), declarou, nesta terça-feira (15), que o seu fracasso eleitoral é uma derrota de todo o grupo político liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

  2. "Essa derrota em Salvador é de Geraldinho, do MDB? Não. É de Geraldinho, do MDB, mas é de uma aliança de partidos, porque senão vai ter dois pesos e duas medidas. Nós lançamos um candidato a prefeito de Juazeiro, que poucas pessoas acreditavam. Eu fui ao pré-lançamento (...). Ninguém acreditava em Andrei da Caixa. Andrei resistiu a tudo e a todos. Teve o apoio do partido e do grupo político. A vitória em Juazeiro é do MDB ou da aliança? A derrota (em Salvador) é do MDB, de Geraldinho ou da aliança política? É da aliança política como a vitória em Juazeiro é da aliança política", declarou Geraldo Júnior.

  3. Na primeira entrevista após a derrota eleitoral, concedida à rádio Metrópole, o vice-governador ressaltou que não fará patrulhamento sobre quem o ajudou ou não na campanha ao Palácio Thomé de Souza. "A cada cabeça cabe sua consciência e sua responsabilidade. Eu fui para as ruas. Dei o melhor de mim", afirmou.

  4. "A derrota é para nós aprendermos e não repetirmos os erros. A derrota é para o aprendizado. Não é para ficar chorando. É para fazer uma avaliação e as futuras decisões sejam tomadas com equilíbrio. Nós perdemos. Eu perdi a eleição, o meu grupo político perdeu a eleição. Quando o time ganha, só tem aplausos e reconhecimento. Quando perde, só críticas. E aquele velho ditado: a vitória tem muitos pais, o fracasso é órfão", acrescentou.

  5. Citando o senador Jaques Wagner (PT), Geraldo Júnior sugeriu que tem o "direito" de ser candidato a vice-governador em 2026.
                                                                    ***
  6. Líder do governo Jerônimo Rodrigues (PT) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Rosemberg (PT) afirmou a A Tarde, nesta terça-feira, 15, que a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Camaçari, na quinta, 17, deve ter "impacto significativo" na campanha de Luiz Caetano, candidato petista que disputa o segundo turno na cidade.

  7. Rosemberg também admitiu o cenário polarizado na cidade. No primeiro turno, Caetano e Flávio Matos (União Brasil) obtiveram 49,52% e 49,17%, respectivamente.

  8. "O cenário está muito apertado, é real, e eu estive em Camaçari ontem junto com outros deputados e deputadas, numa demonstração de apoio à candidatura de Luiz Caetano, mas o que a gente percebe é uma movimentação no sentido de aderência à candidatura de Luiz Caetano", afirmou Rosemberg, que continuou.

  9. "A vinda do Lula, eu acho que isso tem um papel significativo, uma vez que todas as pesquisas apresentam ele como um nome de transferência eleitoral e de grande aceitação pela população, principalmente a população que tem uma vinculação com os movimentos sociais, com os programas sociais, e nós temos uma cidade como Camaçari, e 94% da população ativa ganha entre um e dois salários mínimos, que é um público muito antenado com o presidente Lula. Eu acho que a vinda dele, a fala dele em Camaçari na quinta-feira, isso é preponderante e acho que isso pode validar o processo eleitoral de Luiz Caetano", pontuou o deputado.

  10. Já o deputado estadual Robinson Almeida (PT) falou da visita de Lula a Bahia na quinta-feira, 17, mas só citou que o presidente virá a Salvador para relançar um programa de ajuda aos estudantes do ensino fundamental. Não citou a possível ida de Lula a Camaçari.

  11. Já a Secom do governo do estado diz o seguinte sobre a visita de Lula a Bahia: - Na quinta-feira (17), às 10h, em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Jerônimo Rodrigues, anuncia a expansão do Programa Pé de Meia para a Bahia, em cerimônia realizada no Parque de Exposições (acesso Avenida Paralela). O programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, visa promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público.

  12. Não fala da ida de Lula a Camaçari.

  13. O líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), anunciou nesta terça (15) que fará uma cirurgia na próxima semana e vai precisar se afastar do cargo. Por causa do procedimento no tornozelo, o senador ficará impedido de colocar o pé no chão por um mês.

  14. Em conversa com jornalistas, Jaques explicou que a cirurgia será para corrigir o que é conhecido como pé chato, uma diminuição na curva do pé, responsável por distribuir o peso do corpo e absorver os impactos.

  15. Os novos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, adquiridos pelo Governo da Bahia do estado de Mato Grosso, começaram a ser transportados, nesta terça-feira (15), para a sede da CAF, empresa fabricante do equipamento, localizada em Hortolândia (SP). No local, os trens passarão por procedimentos de restabelecimento técnico e operacional. A previsão é de que os 40 trens começarão a ser enviados para Salvador no segundo semestre de 2025. 

  16. O VLT abrangerá três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã. No total, o percurso será de 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento total das obras, somando os três lotes, ultrapassa R$ 5 bilhões. Por onde passar, o modal oferecerá transporte rápido, seguro, confortável e será um vetor de desenvolvimento econômico.

  17. Em setembro, chegaram ao canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, os primeiros carregamentos de trilhos para a implantação do VLT. Além dos trilhos, vindos também do estado de Mato Grosso, um conjunto de equipamentos, que inclui o sistema de rede aérea, subestações, aparelhos de mudança de via (AMV) e de telecomunicações. O cronograma de transporte desses equipamentos segue o planejamento, com as entregas sendo realizadas em etapas até março de 2025.

  18. Para a presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento, há, em diversas esferas do Governo do Estado, esforços para a concretização do projeto. "Nós na CTB, assim como em todo o governo estadual, seguimos trabalhando firme, com muito empenho, para entregar esta importante intervenção, que vai muito além de uma obra de transporte. O VLT será uma verdadeira revolução urbana em Salvador e Região Metropolitana, levando melhores condições de mobilidade e contribuindo para qualidade de vida de milhares de baianos e baianas".

  19. Considerado uma marca histórica para a mobilidade de Salvador e da Região Metropolitana (RMS), o VLT teve autorização para o início das obras em junho de 2024. Em julho, foi oficializada a compra de equipamentos elétricos e de 40 trens em parceria com o Governo de Mato Grosso. A previsão é que os primeiros testes com o modal comecem em 2026. Além disso, estão sendo realizados estudos para a ampliação da obra, estendendo o trajeto da Calçada até o Comércio e da Calçada até Itapagipe.

  20. Os desdobramentos da licitação das Obras Civis, Energia e da aquisição do material rodante, provenientes do estado de Mato Grosso, resultaram em uma economia de R$ 846.113.675,17 em relação ao valor global do empreendimento, representando uma redução de 15,6% no custo total. Essa economia reflete o compromisso do Governo do Estado com a gestão eficiente dos recursos e com a entrega de um serviço de qualidade à população.