Política

PESQUISA QUAEST: LULA 32%; MARÇAL 18%, TARCISIO 15%; MORRE OLIVETTO,7

Trump ganha fôlego contra Kamala nos EUA
Tasso Franco ,  Salvador | 13/10/2024 às 19:23
Washington Olivetto
Foto: REP
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Aos 73 anos morreu no Rio de Janeiro, Washington Olivetto, o maior e mais premiado publicitário brasileiro.
Olivetto morreu em decorrência de complicações em uma cirurgia de pulmão feita em São Paulo. Logo depois da operação viajou para o Rio e o quadro pós-cirurgia se agravou. Ele estava internado há quatro meses no Hospital Copa Star.

  2. Vencedor de mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, Olivetto foi o criador das campanhas da Bombril, com o "garoto Bombril", do "primeiro sutiã" da Valisère e de centenas de peças. Nos anos 1980, fundou sua própria agência, a WBrasil. Nos últimos três anos, passou a escrever também uma coluna em O GLOBO.

  3. Washington Olivetto foi o principal rosto e o ego principal de gerações de profissionais que tornaram nas últimas décadas a publicidade brasileira uma das mais criativas e premiadas do mundo. Hiperbólico, era uma dessas pessoas inesquecíveis. Bastava estar com ele poucos minutos para, fosse qual fosse o tema, ser bombardeado por frases ferinas, comentários espirituosos, histórias variadas. Se o tema fosse Corinthians, então, a conversa podia beirar o interminável. Inesquecível, como muitas das campanhas que criou, como “O primeiro sutiã (ninguém esquece)”, para a Valisère. Olivetto foi um dos 100 maiores publicitários de todos os tempos, conforme escolha da revista Advertising Age.

  4. O publicitário ficou quase cinco meses internado no hospital Copa Star, no Rio. “O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo, 13, e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, divulgou o Copa Star, em nota.

  5. Bastaria um rápido resumo de 20 anos de sua carreira a partir de 1974, retirado de seu site oficial, para se ter a dimensão que Olivetto alcançou. É de tirar o fôlego. 1974, ganha o primeiro Leão de Ouro do Festival Publicitário de Cannes para o Brasil. 1978, cria com Petit o garoto Bombril. 1981, torna-se vice-presidente do Corinthians e ajuda a colocar de pé a Democracia Corintiana, nos estertores da ditadura militar. 

  6. 1986, sai da DPZ e logo depois abre a W/, que seria eternizada no mega hit de Jorge Benjor “W/Brasil”. Em 1987 cria as campanhas “O primeiro sutiã”, da Valisère, e “Hitler”, para a Folha de S. Paulo, as duas únicas peças publicitárias brasileiras citadas no livro “100 maiores comerciais de todos os tempos”, de Bernice Kranner. Em 1994 faz a campanha do cachorrinho da Cofap, considerada uma das mais simpáticas da história.

  7. Quem viveu esse tempo não esquece destes clássicos, que se tornaram peças inesquecíveis não só da propaganda, mas da vida brasileira. Houve muitos outros. “Volkswagen – Pense bem, pense Volkswagen”, que se tornou uma das campanhas de maior sucesso da marca no Brasil. 

  8. E principalmente uma parceria de Olivetto com Francesc Petit, o Bombril das 1001 utilidades, com o ator Carlos Moreno. Que acabou entrando para o Guinness como o garoto-propaganda de maior tempo de permanência no ar. A parceria com a Bombril durou mais de 30 anos.

  9. Para um criador de tantos e memoráveis sucessos, as considerações exageradamente otimistas de qualquer nova campanha, mesmo as que não alcançaram tanto sucesso, sempre soaram normais. Anormal, para seus pares, foi quando em julho de 1996, ao promover uma enorme festa em homenagem aos 10 anos da W/, ter resolvido homenagear um colega publicitário, Ricardo Freire, ex-diretor de criação da agência, que saíra para montar sua própria casa. “O mercado publicitário não vive só de disputas e vaidades”, escrevia Cesar Giobbi em sua coluna Persona no Estadão.

  10. Tinha 50 anos quando foi vítima de um sequestro, no final de 2001, que durou quase 2 meses. No dia 11 de dezembro daquele ano, uma terça-feira, o carro que no início da noite o levava para casa, em Higienópolis, foi parado numa falsa blitz da Polícia Federal. Era um grupo formado por ex-guerrilheiros chilenos e argentinos. O motorista foi agredido e OIivetto transferido para outro carro e levado para um imóvel no Brooklin, na zona sul paulistana. Ali ele ficou por 53 dias, num cômodo de 1 metro de largura por 2,5 metros de comprimento, sem janela, construído na casa para o cativeiro. Passou todo o tempo no quartinho com a luz acesa e música alta.

   11. Olivetto deixa boa parte de sua vida contada em livros. Como “Corinthians: é preto no branco” e “Só os patetas jantam mal na Disney”. “Direto de Washington – W. Olivetto por ele mesmo”, de 2018, é o que melhor conta sua vida e obra. Uma sinopse do livro feita, pela Livraria Florence, dá a dimensão do livro, que é o de sua vida e obra.

  12.  “Neste livro ele conta algumas histórias que ajudam a compreender como o grande publicitário criou o seu melhor personagem: ele próprio. Washington Olivetto é o publicitário que não quis ser apenas um grande publicitário. Resolveu ser um homem de negócios que se transformou num pop star. Ganhou o primeiro Leão de Ouro do Brasil em Cannes, conquistou todos os prêmios da publicidade mundial, entrou para o Guinness Book of Records, inspirou personagem de novela, virou letra de músicas de sucesso, nome de pratos em restaurantes famosos, selo do correio do seu país, vice-presidente do seu time de futebol, cidadão carioca sendo paulista, commendatore italiano sendo brasileiro. Washington Olivetto está no Lifetime Achievement do Clio e foi o primeiro não anglo-saxão a entrar para o Hall of Fame do One Club de Nova York.”

                                                               ****
  13. Pesquisa Quaest aponta que se as eleições fossem hoje, Lula teria 32%; Marçal 18% e Tarcisio 15%. Veja, pois, o trabalho que Marçal dará em 2026. A direita está dividida e fortíssimas. Juntando votos de Marçal e Tarcisio são 33% à frente de Lula. O presidente está preocupando e reclamando de sua equipe quer mais empenho no trabalho.

  14. Aos poucos a população dos Estados Unidos vai entendendo que essa Kamala não tá com nada e Trump volta a ter chances de ser o novo presidente. Ele está falando mais para o norte-americano do que ela.

  15. A campanha em Camaçari pega fogo. Flávio mostra fôlego para o segundo turno.

  16. As inscrições para o Cine 73 foram encerradas na última sexta-feira, dia 11, com um total de 93 curtas-metragens recebidos de 21 estados brasileiros. A seleção dos filmes para as mostras de Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Identidade Negra será divulgada no próximo dia 18 de outubro no instagram @festivalcine73.

  17. O evento, que é gratuito, está marcado para os dias 5, 6 e 7 de novembro, na Vila de Caraíva, na sede da Associação dos Nativos de Caraíva.

  18. Além das mostras, o festival incluirá uma Masterclass com o diretor, roteirista e pesquisador João Vitor Santos, responsável pelo premiado curta-metragem "Expresso Parador", e rodas de conversa com jovens cineastas, como a indígena Natália Tupi.

  19. O Cine73 foi criado em 2023 com o intuito de promover a diversidade cultural e as narrativas das comunidades regionais, oferecendo um espaço para cineastas exibirem seus trabalhos e compartilharem experiências com outros profissionais do setor.

  20. O festival é uma iniciativa do Caraíva Cineclube, numa parceria da Saruê Cultural e o Festival Caju de Leitores, contando com o patrocínio do Itaú, incentivo da Lei Rouanet e Ministério da Cultura.

  21. Os esforços da Bahia para cumprir as metas nacionais de redução de mortes e lesões no trânsito vão passar a contar com um reforço institucional. Trata-se do novo Comitê Gestor de Segurança Viária, instituído por meio do decreto no 23.116, publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (10.10). Iniciativa inédita entre as administrações do país, o novo Comitê irá funcionar como uma estrutura de gestão única para a implementação de políticas, estratégias e ações de intervenção na área de segurança viária.

  22. Um dos principais destaques do novo Comitê é o fato de reunir em sua composição secretários estaduais de nove diferentes pastas (Saúde, Segurança Pública, Educação, Infraestrutura, Comunicação Social, Administração, Planejamento, Relações Institucionais e Desenvolvimento Urbano), além das autoridades máximas de órgãos como Detran-BA,  União dos Municípios da Bahia (UPB), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado da Bahia (DNIT) e Polícia Rodoviária Federal no Estado da Bahia, entre outros.

  23. “A composição vai dar muito mais agilidade à execução das ações, o que é fundamental para ajudar a salvar vidas no trânsito”, comemora a presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Mag Gramacho. “Teremos um núcleo superior capaz não apenas de indicar as soluções para mitigar ou reduzir os riscos, mas com autoridade para tomar decisões e promover a articulação necessária para prevenir sinistros, qualificar os dados, aperfeiçoar o socorro às vítimas e realizar campanhas efetivas de educação para o trânsito”, ressalta Mag.

 24. A expectativa é de que a nova estrutura seja capaz de ajudar o Estado a fazer frente ao desafio de reduzir em pelo menos 50% o número de mortes e lesões no trânsito até 2030, de modo a atender às metas globais da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030, firmada pelas Organizações das Nações Unidas (ONU)

  25. O ineditismo da iniciativa é confirmado pelo fato de que outros Estados brasileiros contam apenas com núcleos coordenadores ou grupos de trabalho focados na execução de planos de ação. “Em 2021, a nossa decisão de criar um primeiro Comitê Gestor já havia sido saudada pelo Banco Mundial como um case de sucesso; agora, com esta nova composição, os avanços serão ainda maiores”, argumenta Mag.

  26. A nova estrutura é resultado de uma fusão entre o antigo Comitê Gestor de Segurança Viária da Bahia, criado pelo Cetran, em 2021, e o Comitê Gestor Estadual de Prevenção aos Acidentes de Trânsito envolvendo veículos automotores de duas ou três rodas, instituído em 2017, pelo Decreto nº 17.952, em resposta aos problemas de saúde pública provocados pela elevação do número de acidentes com moto registrados a partir dos anos 2000.