A valorização da carreira do magistério público vem sendo, ao longo dos últimos anos, umas das prioridades do Governo da Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador |
12/10/2024 às 19:01
Equipes da PMS comandadas por Ana Paula e da FIFA
Foto: Luvas Moura
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A capital baiana apresentou o seu potencial para ser uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina 2027. Na reunião, realizada na Arena Fonte Nova entre gestores municipais e representantes da Fifa, foram apresentados aspectos relativos à infraestrutura da cidade para o evento esportivo. A vice-prefeita Ana Paula Matos destacou a importância de recepcionar a comitiva da entidade, uma vez que Salvador é candidata a ser uma das cidades-sede da competição.
2. “Como cidadã de Salvador, vice-prefeita, especialmente enquanto mulher, me orgulho muito de estar recebendo essa comitiva. Nós estamos prontos para criar todas as condições de logística, de infraestrutura, mas sobretudo de afetividade, acolhimento para ser uma das sedes. A gente sabe a importância do esporte para que as pessoas criem vínculo com a família, com a comunidade, de inserção social. E mais ainda: o desenvolvimento econômico e social que é receber uma Copa do Mundo”, disse a gestora.
3. “Nosso povo é acolhedor, amável, de pessoas que se orgulham muito de serem conhecidas e vistas pelo mundo e, sobretudo, somos apaixonados pelo futebol. Então, Fifa, seja muito bem-vinda. Nós temos muito orgulho da nossa história e vocês podem ter certeza que, assim como na Copa de Mundo 2014 que recebemos, essa também será marcada como uma das melhores sedes”, complementou a vice-prefeita.
4. O encontro também contou com as presenças do chefe da Casa Civil, Luiz Carrera, e dos secretários de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães; de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller; de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo; além de gestores da pasta de Cultura e Turismo (Secult).
5. Durante a reunião, o município demonstrou o quanto a cidade está desenvolvida e pronta para acolher não só as equipes técnicas como também os expectadores. Foram destacados ainda pontos como a rede hoteleira, mobilidade urbana e aeroportuária, assim como os atrativos turísticos e culturais, apresentando a capacidade da cidade para acolher um evento de grande porte como a Copa do Mundo Feminina.
6. Representantes do Governo do Estado, Federação Bahiana de Futebol (FBF) e Arena Fonte Nova também tiveram a oportunidade de mostrar suas expertises para recepcionar a competição.
7. “Ficou constatado que sediar partidas de um evento dessa importância é uma oportunidade extraordinária para nossa cidade. Além de fortalecer o esporte, a realização de um evento dessa magnitude promove a inclusão social e impulsiona o desenvolvimento econômico local. Ficou claro que, caso sejamos escolhidos, Salvador está plenamente preparada para fazer história.
8. A gestão municipal reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero no esporte, incentivando o futebol feminino e inspirando jovens atletas a perseguirem seus sonhos”, destacou Junior Magalhães, secretário da Sempre.
****
9. A Festa Literária Internacional de Cachoeira - FLICA 2024 acaba de divulgar, neste sábado (12), o resultado do Chamamento Simplificado para de seleção de 20 autores e 10 suplentes para a realização de sessões de autógrafos, de lançamentos literários e exposições de artesãos durante o evento, que será realizado de 17 a 20 de outubro de 2024 na Cidade de Cachoeira- Bahia.
10. O lançamento das obras contempladas acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro no Espaço Casa dos Autores Brasileiro, tendo cada autor o tempo de 1 hora para realizar a sua atividade. Os selecionados deverão comparecer ao evento na data e horário informados por e-mail. A falta de confirmação de cada selecionado até a próxima segunda-feira (14) implica em substituição por outro autor constante da lista de reserva. Cada autor selecionado presente receberá um certificado de participação na FLICA.
11. Como a FLICA preza pelo diálogo com todos os públicos, o edital assegurou o direito ao pleito das vagas a qualquer participante que preencha as exigências estabelecidas no Edital, havendo reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, 10% para negros(as) e 5% para indígenas. O resultado pode ser acessado neste link: https://bit.ly/resultadoedital24
12. “Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos”. Foi dessa maneira mansa que o X de Elon Musk se manifestou após o desbloqueio da plataforma no Brasil.
13. Como já se imaginava, o empresário enfiou o rabinho entre as pernas e resolveu respeitar as leis do país.
14. Até poucos dias atrás, o homem mais rico do mundo dedicava-se a usar seu poder para atacar o judiciário e o governo brasileiro. O tom legalista da nota da empresa contrasta com a virulência dos ataques ao judiciário e ao governo brasileiro feitos pelo seu dono até poucos dias atrás.
15. "O tirano Alexandre é o ditador do Brasil e Lula, seu cãozinho", chegou a afirmar em postagem no X. Em outro momento, alimentado pelas mentiras bolsonaristas, disse que o ministro Alexandre de Moraes é "um falso juiz" que interferiu diretamente na eleição do presidente Lula.
16. De repente, toda essa valentia murchou. A vibrante luta pela liberdade de expressão absoluta não existe mais. Nesses 40 dias de suspensão, ficou claro que o X precisa do Brasil, mas o Brasil não precisa do X. Ao contrário do que Musk imaginou, uma grande comoção pública para pressionar o STF não aconteceu.
17. O país sobreviveu à ausência da plataforma com tranquilidade. Já os investidores do X não aguentaram ficar tanto tempo sem um dos seus maiores mercados no mundo e pressionaram Musk para que ele respeitasse as decisões da justiça brasileira.
18. Investidores da Starlink, outra empresa de Musk impactada pelas consequências das suas loucuras, também pressionaram.
19. Humilhado no embate político que ele mesmo criou, Musk então pagou as multas, cumpriu todas as decisões judiciais e se curvou ao Estado brasileiro.
20. A valorização da carreira do magistério público vem sendo, ao longo dos últimos anos, umas das prioridades do Governo da Bahia. Por meio da Secretaria da Educação do Estado (SEC), são realizadas diferentes ações, que vão desde a ampliação do quadro de pessoal e progressões funcionais por avanço vertical na carreira, até a oferta de serviços de atendimento especializado viabilizados pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor e o SAC Educação.
21. Em relação ao provimento de pessoal, através do concurso SAEB 03/2022, foram convocados, em três etapas, 4.005 profissionais para a carreira do magistério, sendo 3.105 professores para a Educação Básica, 866 coordenadores pedagógicos e 34 coordenadores pedagógicos para as escolas indígenas.
22. A terceira convocação, realizada no mês de setembro deste ano, inclui 1.101 professores efetivos, 560 coordenadores pedagógicos e 16 coordenadores pedagógicos indígenas, que atuarão nas escolas distribuídas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
23. O pagamento do piso salarial do magistério também tem sido cumprido anualmente. Para se ter uma ideia, em 2023 o percentual concedido foi de 14,82% e, este ano, o Governo do Estado apresentou um projeto de lei de reajuste de 5,69% ao todo, tendo como referência os padrões iniciais da carreira, que é o professor Padrão P, grau III. Esta proposta supera o percentual apresentado pelo Governo Federal, que foi de 3,62%.
24. Além disso, no biênio 2023/2024, foram concedidos diversos benefícios aos profissionais da Educação, a exemplo de gratificações, licenças, reajustes e Abono Extraordinário do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
25. Um dos avanços obtidos, este ano, foi a publicação da Lei n° 14.688/2024, que reestruturou a carreira de professor indígena do quadro do magistério público do Estado da Bahia. A medida atende à reivindicação dos professores indígenas, possibilitando a equiparação salarial da categoria; o direito às gratificações; a progressão de níveis; e a reestruturação de subsídio para remuneração.
26. Através de uma parceria entre a SEC e a Secretaria de Administração do Estado (Saeb), os professores e servidores da SEC podem usufruir de 120 serviços voltados à vida funcional, disponibilizados pelas unidades do SAC Educação localizadas em Salvador e Feira de Santana. Neste ano, está prevista a implantação de duas novas unidades: uma no Shopping da Bahia e outra no novo Terminal Rodoviário de Águas Claras.
27. Na unidade do Shopping Barra, em Salvador, foi instalada uma nova modalidade de serviço com um espaço digital de vídeo-atendimento. Até o mês de setembro deste ano, já foram realizados 52.405 atendimentos presenciais. Além disso, são feitos atendimentos on-line pelo e-mail sudepe.atendimento@enova.educacao.ba.gov.br.
28. Através do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que tem como meta levar ações e serviços de prevenção e de promoção da saúde aos professores, uma equipe multidisciplinar - formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas - realiza atendimentos individuais e nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Também são realizadas campanhas e atividades voltadas à promoção da saúde, do bem-estar e da conscientização dos servidores vinculados à rede estadual de Educação, como Dia Mundial da Voz, Março Mulher e Setembro Amarelo, entre outras.