Política

JACOBINA: LEMBRAM DO PREFEITO DO BOI; PERDEU A REELEIÇÃO PARA VALDICE

Tiago tomou posse montado num boi em 2020 e vestido de vaqueiro, mas sua administração foi um fiasco
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/10/2024 às 11:35
Tiago tomou posse montado num boi em 2020 e vestido de vaqueiro
Foto: AU
  No últimoe domingo, 06, Valdice Castro (PMB) venceu a eleição com 21.952 votos, o que representa 46,86% dos votos válidos. Mariana Oliveira (PSB) obteve 15.444 votos (32,96%), Tiago Dias (PCdoB) obteve 9.000 votos (19,21%) e Valéssio Brito (Psol) obteve 454 votos (0,97%).

Valdice já havia governado Jacobina em um mandato anterior, e sua experiência política foi um dos principais fatores apontados para sua reeleição. A nova prefeita assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025, com o desafio de dar continuidade ao trabalho anteriormente, desenvolvido além implementar novas de medidas para impulsionar o crescimento econômico local e melhorar a saúde pública.

Entre suas promessas de campanha, destacam-se a ampliação dos serviços de saúde e investimentos em educação. Ela também se comprometeu a trabalhar pela modernização da gestão pública e pela transparência nas contas do município.

FOLCLORE EM 2020

Após ir para a posse montado em um boi e vestido de vaqueiro para homenagear sua origem no campo, o novo prefeito de Jacobina (BA), Tiago Dias (PC do B), tomou uma decisão surpreendente logo no primeiro dia de mandato: cortar o próprio salário.

O decreto reduziu em 93% seus vencimentos, equiparando ao salário mínimo. “Não adianta falar que vou governar com o povo se não viver como ele vive”, afirma Dias, pai de três meninas e filho de um lavrador rural e uma merendeira. 

Fez uma administração no decorrer dos anos considerada desastrosa e ficou em terceiro lugar.