Política

ALBA EM LUTO PELA PASSAGEM EX-DEPUTADO WILTON VALENÇA, CASSADO EM 64

Construída no novo modelo adotado pelo governo baiano, a escola possui dez salas de aula climatizadas, dois laboratórios, biblioteca, restaurante estudantil, teatro, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society
Tasso Franco , Salvador | 30/09/2024 às 18:24
Ex-deputado Wilton Valença
Foto: DIV
      MIUDINHAS GLOBAIS:

  1.  O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, decretou luto oficial na Casa pelo passamento, hoje (30.09), do ex-deputado estadual Wilton Valença da Silva, eleito pelo Partido Socialista Brasileiro(PSB) para a legislatura 1963-1967, mas cassado pela Ditadura Militar através do AI-2, de 19 de outubro de 1966.

  2. “A ALBA está em luto por três dias em memória de Wilton. Meu abraço solidário à viúva Arlenita Garcez e aos filhos Wilton Junior e Maria Adelina, a todos os demais familiares e amigos, além dos seus conterrâneos de Ilhéus e de São Sebastião do Passé, terra onde acabou criando laços familiares e sindicalistas em razão de sua atuação como líder dos trabalhadores da Petrobras”, externa o chefe do Legislativo estadual em Moção de Pesar apresentada à Mesa Diretora da Casa.

  3. Wilton Valença nasceu a 22 de outubro de 1933, em Ilhéus/BA. Técnico da Petrobras, foi secretário da Liga Baiana Contra o Analfabetismo; presidente da Associação Profissional dos Trabalhadores da Indústria do Petróleo; coordenador da Comissão Permanente das Organizações Sindicais do Estado da Bahia e do Comitê Estadual de Defesa do Monopólio Estadual do Petróleo. 

  4. Participou ativamente de várias instituições, a exemplo do Centro Popular de Cultura (CPC), Comissão Estadual dos Anistiados da Petrobras, Movimento em Defesa da Economia Nacional, Ação pela Cidadania Contra a Miséria e pela Vida, Sindicato Único dos Petroleiros e Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Petrobras.

  5. Na Assembléia Legislativa, foi secretário da Mesa Diretora (1963-1965) e 2º suplente da Mesa Diretora (1966); titular da Comissão de Finanças e Serviços Públicos (1966); suplente da Comissão de Orçamento e Fiscalização Financeira (1966). Demitido da Petrobras e destituído da presidência do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Extração de Petróleo - STIEP, por ato da ditadura militar, foi anistiado e retornou a empresa em 1985.

  6. Ocorreu, no último dia 28, em Feira de Santana, o V Encontro Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia. O coordenador-geral de Veículos do DETRAN/BA, Fabrício Araújo, participou do evento. O ato foi realizado pelo Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia (CRDD-BA) e coordenado pelo presidente da instituição, Gilberto Alvim.

  7. “O DETRAN/BA tem utilizado novas tecnologias que beneficiam o despachante e o cidadão, com maior segurança e rapidez nos processos de documentos de veículos. O DETRAN/BA apoia também as iniciativas da categoria e é parceiro dos despachantes documentalistas regulamentados. Esta categoria tem um papel fundamental, muitas vezes, na legalização dos veículos, através do encaminhamento de documentos”, disse Fabrício Araújo.

  8. Durante o evento, de acordo o CRDD-BA, foi anunciada uma parceria que permitirá a implantação da mesa de análise de processos de registros de veículos, a partir do dia 1º de novembro.

  9. Atualmente os despachantes contam com aplicativo para smartphones que vêm a agilizar o trabalho dos profissionais que atuam no encaminhamento de documentos junto aos órgãos de trânsito. "Nos atualizamos na área tecnológica para oferecer uma assistência cada vez mais resolutiva", afirmou Alvim.

  10. A Lei 14.282/2021 estabelece a regulamentação da profissão de despachante. E exige que o profissional seja graduado em nível tecnológico como despachante documentalista e tenha inscrição nos respectivos conselhos regionais, dentre outras condições.

  11. A cidade de Antônio Cardoso, situada no território Portal do Sertão, o governador Jerônimo Rodrigues foi até o município nesta segunda-feira (30) e entregou um colégio de tempo integral para alunos do campo, além de um ônibus escolar rural. A 63ª unidade entregue pela atual gestão estadual contou com o investimento de R$ 15,7 milhões, divididos entre obras, equipamentos e mobiliário, tudo para oferecer um espaço adequado para os 305 estudantes matriculados.
 
  12. “Mais uma escola de tempo integral, completo hoje 63 unidades. Dei ordem de serviço para que a frente da escola seja pavimentada. Agora vamos poder ver essa turma fechar o ano letivo, continuar melhorando o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], porque isso aqui ajuda a gente, reduz a evasão”, afirmou o governador.
 
  13. A inauguração do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Genivaldo de Almeida Brandão foi marcada pela apresentação do cantor, escritor e repentista Bule-Bule e de uma apresentação cultural local. A mais nova escola da rede homenageia Seu Genivaldo, que foi estudante, primeiro presidente do grêmio estudantil e porteiro durante muitos anos.
 
  14. “Uma experiência inesquecível. Gosto muito de estudar aqui no Colégio Genivaldo. É outra estrutura, um novo lar”, refletiu a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Beatriz Oliveira.
 
  15. Outro que gostou da estrutura foi Milton de Jesus, que já estudou na rede estadual e agora trabalha na unidade de ensino no setor administrativo. “Estar aqui é gratificante, é maravilhoso porque é um espaço de qualidade. É uma escola bem equipada e é ótimo estar aqui trabalhando”, pontuou o funcionário.
 
  16. Construída no novo modelo adotado pelo governo baiano, a escola possui dez salas de aula climatizadas, dois laboratórios, biblioteca, restaurante estudantil, teatro, pátio coberto, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo. O projeto conta ainda com sala de Atendimento Educacional Especializado e pátio coberto. Também foram entregues mais de 100 kits de livros, que vão atender escolas da região.
                                                                   ***
  17. A presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann, estará na Bahia, nesta terça-feira (1°) e quarta-feira (02), para participar dos atos de campanha dos candidatos petistas a prefeito Waldenor Pereira, em Vitória da Conquista; Zé Neto, em Feira de Santana; Caetano, em Camaçari; e de Rosalvo, em Lauro de Freitas. A presença de Gleisi é considerada fundamental para fortalecer as candidaturas do partido no estado.

  18. Na terça, às 11 horas, Gleisi participará do Encontro das Mulheres com Waldenor, em Vitória da Conquista, na sede do PT municipal. Em Feira, vai atender a imprensa, às 15 horas, e também vai participar da Plenária de Mulheres com Zé Neto, no auditório da CDL, às 16 horas, seguida de uma panfletagem na Feiraguai, 16h30. 

  19. Na quarta, a presidente do PT nacional, que será acompanhada pelo líder do PT baiano, Éden Valadares, em todas as agendas no estado, marca presença na Plenária da Juventude com Caetano, às 10 horas, no Comitê Majoritária, e na caminhada de Rosalvo, às 16 horas, no bairro de Itinga.

  20. Para o dirigente do PT Bahia, a vinda de Gleisi dá mais força ainda às candidaturas do partido e demonstra o reconhecimento do PT nacional sobre a importância da eleição no estado para o Brasil.