Solenidade acontece na quarta-feira, 18, às 18h, na Câmara Vereadores de Salvador
Da Redação , Salvador |
17/09/2024 às 18:05
Marcelo Gentil
Foto: DIV
*A Câmara de Vereadores de Salvador* concede a *Medalha Zumbi dos Palmares* ao *Presidente do Olodum, Marcelo Gentil*, por sua destacada atuação na luta contra o racismo e preservação, valorização e difusão da cultura afro-brasileira, *na noite de quarta-feira (18), às 18 horas, no Plenário Cosme de Farias. *A homenagem é uma iniciativa do vereador Randerson Leal - PDT, que presidirá a sessão*.
A comenda é dedicada à pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate à discriminação ou preconceito racial, bem como na defesa dos princípios fundamentais do cidadão e na defesa da vida.
Marcelo Gentil é historiador, especialista em gerência social, compositor, músico e atual presidente institucional do Olodum. Proveniente dos movimentos estudantis secundaristas, quando ainda era universitário se aproximou do PCdoB e, mais tarde, como professor, se integrou a Associação dos Professores Licenciados do Estado da Bahia (APLB) para contribuir com a luta pela valorização da classe dos trabalhadores docentes e não docentes da educação e por uma educação pública e gratuita de qualidade.
Fez parte dos primórdios da UNEGRO, foi colaborador do jornalzinho do Grupo Os Negões e contribuiu com outros grupos em defesa dos direitos dos afrodescendentes. Foi Diretor de Estudos, Projetos e Pesquisas, Presidente-substituto da Fundação Cultural Palmares/Minc e, no início dos anos 2000, foi coordenador executivo do Projeto Parque Memorial Zumbi dos Palmares, desenvolvido pela Fundação Sônia Ivar, na Serra da Barriga, em Alagoas. Autor e/ou coautor de canções como Resplendido Zumbi, Dom da Raça, Bravuras Malgaxis (Ranavalona), Negra Luta e muitas outras, para blocos e bandas afro de Salvador, tais como Ilê Ayê, Araketu e Olodum, além de compor MPBs, samba, bossa e choro, entre outros ritmos.
Marcelo é um reconhecido consultor para elaboração e gestão de projetos socioculturais, voltados principalmente para as populações afrodescendentes. Tem atuação em todo o Brasil, inclusive ministrando cursos de Elaboração, Gestão Monitoramento e Avaliação de Projetos e Cursos de Técnica de Negociação e Captação de Recursos. Intelectual, ativista pelos direitos humanos, escritor e poeta, há 37 anos faz parte do Olodum, iniciou na instituição como compositor, trilhando diversos caminhos como assessor do Departamento de Cultura, diretor de cultura, diretor institucional, vice-presente e atualmente presidente institucional, sempre colaborando para o desenvolvimento da instituição e, principalmente, atuando como mediador comunitário, interlocutor político e orientador pedagógico das ações da Escola Olodum.
Gentil costuma dizer que "ele é um exemplo vivo, pronto e acabado do que ele mesmo atribui ao Olodum, que é a capacidade de reter talentos. Afinal, é uma pessoa que chegou à instituição como compositor e passou por diversos processos na construção e consolidação da instituição até chegar a sua presidência.”
Horário: 18 horas
Local: Câmara de Vereadores de Salvador - Plenário Cosme de Farias